Todo empresário deseja ter melhores resultados nos seus negócios e hoje daremos dicas especiais para empresas de pequeno e médio porte. Todo início é marcado por aprendizado, tentativa e erro, até que se consiga chegar aos resultados esperados. Entretanto, uma forma inteligente de evitar cair em armadilhas é ouvir conselhos de quem já passou por isso e conhece o caminho das pedras.

A mentoria é uma ótima ferramenta para quem está começando ou já tem uma empresa consolidada, mas que deseja melhorar os resultados e otimizar a gestão. Um mentor tem uma visão mais ampla sobre um negócio, baseada em suas experiências e conhecimento adquirido ao longo do tempo, por isso pode agregar muito valor e atuar como um parceiro do empresário, guiando-o para o sucesso.

Um grande exemplo de mentor especializado em negócios de pequeno e médio porte é o Marcus Marques, que também é coach e Diretor Executivo do IBC – Instituto Brasileiro de Coaching. Seu papel foi fundamental para que a empresa crescesse e chegasse ao patamar em que está hoje. Então, ele decidiu utilizar toda a bagagem que adquiriu nesse período ajudando outros empresários a alcançarem resultados tão positivos quanto os nossos.

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O Surgimento do Conceito de Mentoria

A mentoria, ou mentoring, pode parecer algo recente, mas a verdade é que existe desde a época de Sócrates, que foi mentor de Platão. Na história existem diversos casos de pessoas com maior experiência que tinham uma relação de desenvolvimento com outras menos experientes. Essa passagem de conhecimento é extremamente valiosa, seja relacionada à vida pessoal, carreira ou negócios.

O mentor, além de ensinar coisas novas, atua como uma inspiração para o seu aprendiz, o que pode ser um grande agente para motivá-lo. Trata-se da junção de conhecimento e prática, o que leva à evolução. Vale ressaltar que um mentor não precisa, necessariamente, ter mais idade, já que o conceito de experiência tem mais a ver com o que se viveu do que com o tempo propriamente dito. Então, é comum que existam mentores mais jovens do que os seus pupilos.

Dicas do Mentor Marcus Marques Para Empresas de Pequeno e Médio Porte

PSC

Um dos projetos desenvolvidos pelo Marcus Marques é o Acelerador Empresarial, que é um plano prático que pode ser aplicado a negócios de todos os setores para acelerar os resultados. O principal objetivo do programa é contribuir para que as empresas cresçam em um curto espaço de tempo.

Confira, a seguir, algumas dicas do Marcus para acelerar os resultados das empresas.

Métodos Para Acelerar o Crescimento de uma Empresa

Para ter sucesso e resultados crescentes, um empresário deve se atentar a dois pontos principais, que são: Processos e Pessoas. É fundamental ter processos bem definidos e pessoas engajadas para obter bons resultados.

Processos Eficazes: Se não há processos claramente definidos, pode acontecer uma grande sucessão de erros nas empresas, que incluem: contratação de mais pessoas do que o necessário, retrabalhos com frequência e a ineficiência de uma forma geral. Para resolver essas questões é necessário ir até a raiz do problema e tratar as causas e não os sintomas. Somente assim é possível conseguir ter processos organizados para, então, seguir para o próximo passo, que são as pessoas.

Pessoas Engajadas: As pessoas são parte fundamental de uma empresa, pois ninguém consegue construir um império sozinho. É necessário que o cuidado comece já no recrutamento, a fim de identificar aqueles profissionais que realmente estejam dispostos a fazer da missão do negócio a sua. Lembre-se que aqueles colaboradores que vêm por dinheiro, também podem ir embora pelo mesmo motivo.

Resultados Crescentes: Os bons resultados serão obtidos ao investir em melhorias constantes relacionadas aos processos e às pessoas, para que se mantenham sempre em evolução.

A Importância da Cultura Empresarial

Podemos dizer que a cultura é o coração de uma empresa e quando ela é forte e bem estabelecida os colaboradores passam a ter atitude de dono, o que é altamente positivo. Ter missão, visão e valores é muito mais do que colocar frases feitas na parede, é preciso que eles façam parte do dia a dia da organização.

Missão: É importante que a missão contenha mais do que aquilo que a empresa faz, ela deve ter uma causa pela qual todos os colaboradores se sintam engajados.

Visão: É a visão que impulsiona as pessoas a atingirem níveis cada vez mais altos. Ela deve conter uma meta audaciosa que a empresa pretende atingir.

Valores: Os valores direcionam o comportamento das pessoas dentro de uma organização. Não deve ser uma lista de palavras soltas, mas sim de coisas que realmente façam sentido e que todos os membros acreditem e trabalhem sempre guiados por elas.

A cultura de uma empresa é o que irá guiá-la para explorar o mercado. Então, os empresários que desejam ser guiados de uma maneira positiva devem definir sua própria cultura, pois, quando isso não é feito, ela é criada de forma natural e pode trazer resultados bastante negativos. Uma organização que não conta com uma cultura bem definida pode se tornar cenário para descomprometimento, fofoca e improdutividade.

As 4 Fases da Empresa

Dentro do programa Acelerador Empresarial, criado pelo Coach e Mentor Marcus Marques, as empresas são divididas em quatro fases. Cada uma delas se refere a uma etapa pela qual um negócio passa até atingir a chamada Maestria Empresarial, que é quando se chega a um novo patamar. Veja quais são essas fases.

1 – Sobrevivência e Confirmação: Este é o início da empresa, quando o empresário precisa colocar a mão na massa para pagar as contas. Nesse momento será possível confirmar a aceitação do negócio no mercado.

2 – Talentos: Depois de um tempo, a demanda começa a aumentar e é hora de começar a buscar novos talentos para se juntarem à equipe. A cultura da empresa, ou seja, a missão, visão e os valores, deve ser o principal guia do recrutamento, para que sejam selecionados perfis compatíveis e dispostos a vivê-la na prática.

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3 – Processos: Após recrutar novos talentos, é hora de rever os processos e verificar pontos que precisam ser melhorados. Eles possuem papel fundamental para se atingir os resultados esperados e, ao contrário do que muitos acreditam, não engessa a empresa. A principal função dos processos é manter tudo funcionando de maneira organizada e eficiente.

4 – Excelência: A quarta e última fase é aquela em que as prioridades das fases anteriores foram alcançadas e tudo está funcionando de forma coordenada, como em uma orquestra. O empresário deve ser como um maestro, que não sabe tocar todos os instrumentos, mas sabe reger as pessoas para que elas deem o seu melhor.

Essas são algumas das inúmeras dicas que o Marcus Marques compartilha em seus cursos, palestras, mentorias e, também, em seu blog e suas redes sociais. Para saber mais e acompanhar o trabalho dele é só acessar e conferir.

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