Cada vez mais comum, o treinamento on the job pode ser definido como um treinamento que acontece no próprio ambiente de trabalho. O objetivo de realizar esse tipo de ação é observar como os colaboradores se portam diante dos desafios cotidianos da empresa, bem como alinhá-los com o método de trabalho da organização. A experiência adquirida nesse período não poderia ser obtida em outros tipos de treinamentos, pois o mesmo é muito diferenciado.

Treinamento On The Job – O Que é na Prática?

Esse método é um dos mais utilizados nos programas de trainees e também por empresas que desejam formar colaboradores com espírito de liderança. O indivíduo recebe o seu treinamento participando da rotina de trabalho do seu departamento, tendo, assim, a responsabilidade de um funcionário que está há mais tempo na companhia.

O colaborador que está passando pelo treinamento on the job realiza tarefas, assimila e cumpre ordens, toma decisões e passa por avaliações de um gestor. Na prática isso proporciona grandes aprendizados, capacitação e muito crescimento.

Quais as Vantagens do Método?

O treinamento realizado na prática torna mais fácil que haja padronização nos métodos de trabalho, assim como propicia desenvolvimento de confiança entre aquele funcionário que está chegando e os funcionários que estão há mais tempo na empresa. Por ser uma técnica de treinamento relativamente nova, está de acordo com as mudanças ocorridas no ambiente corporativo ao longo dos anos.

Os profissionais que passam por esse treinamento tendem a desenvolver o seu espírito de liderança e a desenvolver maior conexão com a empresa.

Potencialize suas habilidades e conquiste o auge de seu potencial!
Quer saber como? Baixe meu ebook “O Poder do Autoconhecimento”!

Como o Treinamento On The Job Pode Ser Aplicado?

PSC

O principal objetivo do treinamento on the job é oferecer aos novos profissionais as ferramentas necessárias para que possam se tornar líderes em seus setores no futuro. Lembre-se que a avaliação constante é essencial para orientar corretamente os pontos de ajuste dos profissionais que estão em formação.

Delegue Tarefas

O profissional que está passando por este tipo de instrução deve compreender que já está desenvolvendo atividades profissionais dentro da empresa. Dessa forma, deve ter tarefas delegadas a ele e que devem ser cumpridas de acordo com alguns critérios de avaliação. O profissional deve sempre se lembrar de que está sendo avaliado e ser instruído corretamente sobre o que deve fazer.

Participação Ativa no Setor

Outro ponto é que o funcionário deve ser integrado à rotina do setor em que irá atuar. Ele deverá participar das reuniões, dar opiniões, feedbacks de melhoria e trabalhar em sugestões para desenvolver novos projetos. Quando o treinamento acontece no próprio trabalho não há espaço para profissionais que ficam apenas anotando.

Avaliações

Desenvolva um método claro de avaliação, isto é, o profissional que está fazendo este tipo de desenvolvimento na empresa deve saber quais são os pontos que serão pontuados, avaliados ou revistos. Mas, fique atento que não se trata de uma prova de escola e sim de uma oportunidade de aprimorar os talentos reconhecidos no currículo e na atuação desse indivíduo e ajudá-lo a crescer.

Tipos de Treinamento On The Job

Dois tipos diferentes de treinamento on-the-job são frequentemente aplicados na literatura profissional: estruturado (planejado) e não estruturado (não planejado). Vamos conhecer como funciona cada um deles: 

Treinamento on the job não planejado:

Não planejado é o tipo mais comum e refere-se a programas de treinamento soltos no trabalho que envolvem em grande parte um funcionário novato que trabalha com um funcionário experiente, que serve como guia ou mentor em um processo de treinamento de observação e imitação. Os novos trabalhadores aprendem em grande parte por tentativa e erro com feedback e sugestões de trabalhadores experientes ou supervisores. O treinamento não planejado é projetado com base nos requisitos de trabalho, não na transmissão de trabalho especializado necessário por novos trabalhadores. Consequentemente, o treinamento não planejado no trabalho muitas vezes não consegue transmitir as habilidades necessárias de forma completa ou consistente, porque os funcionários experientes às vezes são incapazes de articular claramente os métodos apropriados para realizar um trabalho e às vezes usam métodos de treinamento diferentes para treinar novos trabalhadores.

Potencialize suas habilidades e conquiste o auge de seu potencial!
Quer saber como? Baixe meu ebook “O Poder do Autoconhecimento”!

Treinamento on the job planejado:

Em contraste, o treinamento on-the-job planejado envolve um programa projetado para ensinar aos novos trabalhadores o que eles devem saber e fazer para concluir suas tarefas com sucesso. O treinamento on the job representa um investimento significativo, considerando que aproximadamente 30% do tempo de um novo funcionário é gasto em treinamento no trabalho durante os primeiros 90 dias de trabalho, que a produtividade de trabalhadores experientes designados para treinar novos trabalhadores pode diminuir durante o período de treinamento, e que os novos trabalhadores podem cometer erros caros, em melhorar o treinamento on-the-job. Por isso, cabe às empresas projetar e implementar programas de treinamento sistemático.

Um dos primeiros programas de treinamento on-the-job estruturados foi lançado durante a Primeira Guerra Mundial na indústria de construção naval por Charles “Skipper” R. Allen, que baseou o programa nas ideias do psicólogo Johann Friedrich Herbart. Allen procurou tornar o treinamento mais eficiente ao fazer com que os trainees passassem por quatro etapas:

  • Preparação: mostrar aos trabalhadores o que eles devem fazer.
  • Apresentação: dizer aos trabalhadores o que eles devem fazer e por que precisam executar tais tarefas.
  • Aplicação: permitir que os trabalhadores executem as tarefas necessárias.
  • Inspeção: fornecer feedback, informando os funcionários sobre o que eles fizeram corretamente e o que fizeram de errado.

Com o sucesso do treinamento on the job, o programa se expandiu incluindo mais sete etapas:

  • Demonstrar como completar uma tarefa.
  • Revisar pontos importantes.
  • Demonstrar tarefa novamente.
  • Deixar os funcionários executarem partes mais fáceis da tarefa.
  • Ajudar os trabalhadores a executar toda a tarefa.
  • Permitir que os funcionários executem a tarefa inteira enquanto são monitorados.
  • Permitir que os funcionários executem a tarefa por conta própria.

A abordagem de sete etapas para o treinamento no trabalho tornou-se conhecida como “treinamento de instrução de trabalho” e estudos indicaram que essa abordagem levou ao aumento da produtividade durante a Segunda Guerra Mundial.

Depois de conhecer o treinamento on the job, saber o que é e como pode ser usado em uma empresa, fica a sugestão para implementar este método em seu negócio também e de usar o Coaching Empresarial para auxiliar neste sentido.

Copyright: 1261950043 – https://www.shutterstock.com/pt/g/newafrica