Você já ouviu falar a respeito do transtorno de Taijin Kyofusho? Trata-se de uma desordem emocional que foi diagnosticada pela primeira vez no Japão, que significa medo das relações interpessoais e de ofender os outros com a própria presença. Embora tenha uma forte ligação com as fobias sociais já conhecidas, se diferencia por conta de alguns detalhes, que você irá descobrir ao longo do artigo. Continue acompanhando para entender melhor esse problema e como ele se manifesta.

Medo de ofender os outros – Entenda o que é o Transtorno de Taijin Kyofusho

O transtorno de Taijin Kyofusho é caracterizado pelo intenso medo de um indivíduo de que sua presença seja embaraçosa para os outros. Seus sintomas são semelhantes aos das fobias sociais que já conhecemos, como evitar atividades sociais, batimento cardíaco acelerado, falta de ar, ataques de pânico, tremores, pavor ou pânico ao estar perto de outras pessoas e dores de estômago. No Brasil, os transtornos de ansiedade são a doença mental mais comum, tanto que nosso país é conhecido como o mais ansioso do mundo.

Em se tratando especificamente do transtorno de Taijin Kyofusho, ocorre em 10 a 20% das pessoas no Japão, seu país de origem, e é mais comum em homens do que em mulheres. Algo bastante curioso, já que, no mundo ocidental, as fobias sociais são mais prevalentes nas mulheres do que nos homens. É provável que você esteja se perguntando sobre o motivo pelo qual exista uma classificação diferente para algo que já conhecemos em outras partes do mundo, porém, a verdade é que existem diferenças entre um caso e outro.

O fator que diferencia o transtorno de Taijin Kyofusho é que a fobia social ocidental se concentra no medo de se envergonhar diante dos outros, já aqueles que sofrem com a desordem de origem japonesa têm medo de envergonhar os outros com sua presença. Isso inclui tanto características corporais quanto odores, ou seja, o indivíduo sente medo de que algo que lhe pertence incomode terceiros, como se ele fosse menos digno de existir e de estar nos ambientes.

A sutil diferença entre os dois transtornos diz muito sobre a mentalidade individualista da cultura ocidental e coletivista da cultura japonesa. As fobias sociais ocidentais são baseadas em reações individuais, enquanto o transtorno de Taijin Kyofusho é baseado nas reações percebidas pelo grupo. Ou seja, uma pessoa com Transtorno de Ansiedade Social tem medo de se comportar de uma maneira que resulte em constrangimento para si mesma quando está sob a vigilância de outras pessoas, já no caso do Taijin Kyofusho o medo envolve o possível constrangimento gerado a um terceiro.

Classificações do Transtorno de Taijin Kyofusho

Assim como ocorre com muitos transtornos, o Taijin Kyofusho também possui classificações e níveis diferentes.

  • Sekimen-kyofu – medo de ficar ruborizado.
  • Shubo-kyofu – medo de que uma deformidade corporal seja ofensiva para os outros.
  • Jikoshisen-kyofu – medo de manter contato visual.
  • Jikoshu-kyofu – medo de que o próprio odor corporal seja ofensivo para os outros.

Dessas quatro classificações, é possível fazer um comparativo com transtornos ligados à fobia social, acompanhe.

  • Sekimen-kyofu – relacionado ao Transtorno de Ansiedade Social.
  • Shubo-kyofu – pode ser o equivalente ao Transtorno Dismórfico Corporal.
  •  Jiksoshu-kyofu – parece se assemelhar à Síndrome de Referência Olfativa.
  • Jikoshisen-kyofu – demonstra ter um forte traço cultural. No Japão, as crianças são ensinadas que o contato visual direto é rude, enquanto a cultura ocidental valoriza isso.
PSC

O transtorno de Taijin Kyofusho também é classificado em relação aos níveis em que um indivíduo o apresenta. Em sua forma transitória, costuma durar um curto período de tempo e é mais comum entre adolescentes. Já na forma fóbica, que é o tipo mais comum, é crônico, assim como a fobia social. Geralmente, surge em pessoas por volta dos 30 anos de idade, podendo ser moderado ou grave.

O medo ofender os outros tem cura?

Recapitulando, o medo de ofender os outros, comum no Japão, quando excessivo é patológico e chamado de transtorno de Taijin Kyofusho. Normalmente, é desencadeado por um quadro de timidez e inibição social na infância, embora possa ocorrer em qualquer fase da vida. Afeta de 10 a 20% da população japonesa e é mais comum entre os homens, embora as mulheres tenham pontuações mais altas na escala de fobia social e em relação à propensão a sentimentos de vergonha.

No mundo ocidental, como o transtorno não é reconhecido como um distúrbio individual, o tratamento costuma ser o mesmo que o usado em casos de Transtorno de Ansiedade Social, com medicamentos e terapia cognitivo-comportamental. No Japão, como acredita-se que seja uma síndrome ligada à cultura, existe um tratamento que foi projetado especificamente para a condição, chamada Terapia Morita.

A terapia Morita foi desenvolvida na década de 1910, pelo psiquiatra Shoma Morita, e é um tratamento de progressão que ajuda o paciente a entender, aceitar e redirecionar seus pensamentos. Em primeiro lugar, eles são orientados a direcionarem sua atenção para as partes e sensações de seu corpo. Além disso, é realizado o isolamento completo, que inclui repouso em um leito.

O segundo e o terceiro estágios se concentram em atividades, como escrita em um diário e trabalhos manuais. A etapa final envolve palestras sobre a importância da autoaceitação e do reforço positivo. Na década de 1930, o tratamento passou por algumas modificações, que incluíram cuidados ambulatoriais e terapia em grupo, passando a ser conhecida como Terapia neo-Morita. Medicamentos também podem ser prescritos como um complemento ao processo. 

Quando diagnosticado pela primeira vez, o transtorno foi reconhecido como um distúrbio encontrado apenas no Japão. No entanto, pesquisas mais recentes sugerem que, talvez, não se trate de uma fobia específica da terra do sol nascente e sim de sociedades que colocam a opinião do grupo acima da opinião do indivíduo, algo que pode ser encontrado em diversos países do mundo.

De qualquer maneira, esteja você vivendo no Japão, no Brasil ou em qualquer outro país, caso perceba que está sentindo medo de ofender os outros apenas com sua presença, procure ajuda especializada. O transtorno de Taijin Kyofusho, de ansiedade social ou qualquer outra condição tem tratamento, ninguém precisa passar a vida sofrendo simplesmente por ser quem é. Cuide-se e preze sempre pela sua saúde emocional.

Copyright:  297729842 – https://www.shutterstock.com/pt/g/g-stockstudio