transtorno-humor-tipos

Transtorno de Humor – Conheça os Principais Tipos

Por: José Roberto Marques | Blog | 10 de setembro de 2019

As condições de vida estabelecidas pelo novo século tornaram mais evidentes a existência de diferentes tipos de transtorno de humor, como é o caso do transtorno bipolar e da depressão, por exemplo. É importante difundir a informação a respeito deles, para que cada vez mais pessoas entendam a necessidade de zelar pela sua saúde mental tanto quanto fazem em relação aos aspectos físicos. Afinal de contas, o conceito de saúde é amplo e engloba o corpo e a mente, que devem estar em perfeito equilíbrio.

Aproveito para te convidar a continuar fazendo a leitura deste artigo, a fim de saber mais sobre esses transtornos, entender como eles se manifestam e podem ser tratados. A informação é crucial para que uma pessoa reconheça o que tem e vá em busca de ajuda especializada.

Alie ajuda especializada a práticas que tornem sua vida mais leve!
Clique aqui e conheça o “Detox da Mente”. Viva com mais felicidade!

Entendendo os Diferentes Tipos de Transtorno de Humor

Para entender os diferentes tipos de transtorno de humor é necessário compreender as distinções de base dos dois que são os principais, a depressão e o transtorno bipolar. Considerado como um transtorno de humor unipolar, a depressão tem variação de humor somente para o lado depressivo. Já o transtorno bipolar, por sua vez, apresenta oscilações entre o quadro depressivo e o estado eufórico.

Entre os dois extremos – da depressão ao transtorno bipolar – existem algumas nuances que se configuram em outros transtornos de humor, que podem mesclar sintomas depressivos com euforia, recebendo o nome de episódio misto ou disforia. A classificação dos tipos de transtornos leva em consideração quais sintomas estão mais evidentes no comportamento do paciente em questão.

Principais Tipos de Transtorno de Humor e Indicações de Tratamento

Independente do tipo de transtorno de humor que acometa o indivíduo, sempre há a possibilidade de passar por um tratamento eficiente para reconquistar a tranquilidade emocional. Por isso, jamais se acomode ao perceber que está apresentando alguma alteração no seu estado de espírito, porque é possível tratar voltar a levar uma vida normal e feliz.

Confira, a seguir, os principais tipos de transtorno de humor, os seus sintomas e tipos de tratamento mais comuns.

1 – Depressão

A depressão é uma doença que pode ser desencadeada por diversos fatores distintos, como genética, desequilíbrio químico no cérebro, falta de apoio familiar e emocional, abuso de álcool e/ou substâncias entorpecentes, falta de condições básicas para sobreviver, acometimento de doenças graves, morar em grandes centros urbanos, ter dado a luz recentemente, entre outros.

Sintomas da Depressão

Tristeza profunda, sentimento de pessimismo, episódios de insônia, alterações no apetite, perda de interesse por atividades que antes eram consideradas prazerosas, perda da libido, sensação prolongada de culpa, diminuição da memória e descuido com a aparência, são os sintomas mais comuns da depressão. Os indivíduos que se encontram em quadros depressivos têm dificuldade de manter contato visual com os demais e podem falar e gesticular com lentidão.

Tratamento Para a Depressão

A depressão pode se apresentar em três graus: leve, moderado ou grave. Em todos os casos é crucial buscar pelo acompanhamento médico, pois todos os níveis são capazes de impactar na vida do indivíduo. Além disso, quando o tratamento adequado não é realizado, um caso leve pode progredir para moderado ou grave.

Para a recuperação, o indivíduo depressivo deve passar por um tratamento, que pode englobar psicoterapia, medicamentos antidepressivos e mudança em seu estilo de vida, com a adição de atividades físicas, assim como uma rotina mais equilibrada.

2 – Transtorno Bipolar

A principal característica desse transtorno é a variação brusca de humor, indo da euforia (que também é chamada de mania) a um estado depressivo. Essas crises costumam acontecer a cada dois anos, no caso de pacientes que deixam de tomar seus medicamentos. Geralmente, o transtorno bipolar se manifesta entre os 18 e 22 anos de idade.

Sintomas

O indivíduo, durante a fase eufórica, apresenta grande volume de atividade mental e física. Durante a fase depressiva, passa a apresentar humor triste e lentidão para realizar o que planeja.

Alguns dos sintomas durante a fase maníaca são: dificuldade de concentração, hiperatividade, menor capacidade de discernimento, irritabilidade excessiva, compulsões (por alimentos, bebidas, substâncias entorpecentes e/ou gastos), entre outros. Na fase depressiva, os sintomas se assemelham aos citados no tópico anterior, em que falei sobre a depressão.

Tratamento

Assim como no caso da depressão, o transtorno bipolar pode se apresentar em três graus diferentes, que são: leve, moderado e grave. O acompanhamento médico é prolongado e feito por diferentes profissionais, como psicólogos, neurologistas e psiquiatras. O objetivo principal é identificar os fatores que desencadeiam os episódios. Recebendo o devido acompanhamento, é possível manter a bipolaridade sob controle.

Alie ajuda especializada a práticas que tornem sua vida mais leve!
Clique aqui e conheça o “Detox da Mente”! Viva com mais felicidade!

3 – Transtorno Ciclotímico

Pode ser considerado como um tipo de transtorno bipolar mais leve, em que os episódios de euforia e depressão tendem a ser mais suaves, porém, crônicos. Embora a variação de humor seja constante, seus episódios não são entendidos como, necessariamente, graves. Um transtorno relativamente comum em familiares de pacientes que sofrem de bipolaridade.

Sintomas

Os principais sintomas desse tipo de transtorno são as variações de humor, assim como episódios de insônia e irritabilidade elevada.

Tratamento

Dentre as medidas para tratamento de transtorno ciclotímico estão psicoterapia, terapia familiar e terapia cognitivo-comportamental. Manter-se equilibrado permite controlar as variações de humor.

4 – Transtorno Distímico

Consiste num tipo mais leve de melancolia, que pode se manter por dois anos ou mais, sem que o indivíduo fale a respeito com os seus amigos e familiares. Apesar de ser um transtorno leve, deve ser tratado para que não evolua para um quadro mais grave.

Sintomas

Tristeza, sentimento constante de culpa, fadiga, redução cognitiva, sensação de desesperança, aumento da irritabilidade, entre outros.

Tratamento

O tratamento dessa condição é imprescindível para que o indivíduo recupere o prazer de viver. Dentre as medidas possíveis estão o uso de medicamentos e psicoterapia. É possível reverter o quadro e manter os sintomas sob controle.

Todos os tipos de transtorno de humor apresentados neste artigo têm opções de tratamento. Portanto, procure ajuda caso esteja apresentando os sintomas e incentivem as pessoas próximas a fazerem o mesmo. Ninguém está fadado a sofrer com um transtorno de humor por toda a vida. Saúde mental é coisa séria, compartilhe essa ideia!

Copyright: 492402094 – https://www.shutterstock.com/pt/g/antonioguillem

Deixe seu Comentário: