O nome desse livro diz muito sobre o autor e o conteúdo que ele compartilha em cada página. Afinal, o grande Bernardo Rocha de Rezende, mais conhecido como Bernardinho, realmente transformou suor em ouro e se tornou um dos maiores campeões da história do voleibol em todo o mundo. Conquistou medalhas de ouro em olimpíadas como técnico da seleção brasileira masculina e, também, da feminina, além de vários outros títulos.

Bernardinho é, sem sombra de dúvidas, uma grande inspiração para todos nós. E, ciente de todo o seu talento e potencial, resolveu compartilhar com o mundo as lições que o levaram até o sucesso através do livro “Transformando suor em ouro”. Continue acompanhando e veja o que pode aprender com a publicação.

Mantenha-se motivado e conquiste resultados extraordinários!
Baixe meu ebook “O Colecionador de sucessos”, é um presente!

Principais lições do livro “Transformando suor em ouro”

A seguir, você poderá conferir as principais lições que Bernardinho compartilha em seu livro “Transformando suor em ouro”. Vale lembrar que a obra conta com diversos outros ensinamentos e aqui irei compartilhar apenas uma amostra. Então, se ainda não leu, vale a pena dedicar um tempo a essa leitura e se aprofundar nas estratégias desse grande campeão e que podem ser aplicadas a todas as áreas da vida.

1 – O trabalho vem antes do talento

Em sua carreira, Bernardinho lidou com diversos atletas, muitos de grande talento. Porém, para ele, o trabalho deve vir sempre antes do talento, porque é mais fácil lapidar um indivíduo determinado e que tem uma habilidade mediana, do que outro que já possui um alto nível de habilidade e que não está disposto a se esforçar. Sem trabalho e esforço não dá para chegar muito longe, porque se atinge determinado patamar sem a possibilidade de ir além.

2 – Mesmo perdendo, seja vitorioso por ter dado o seu melhor

É claro que, em competições esportivas e em situações da vida, todos desejam se tornar campeões e atingir seus objetivos. Entretanto, quando a vitória não vem, o fato de saber que deu o seu melhor e fez tudo o que estava ao seu alcance, já fará com que se sinta vitorioso. Portanto, sempre se dedique ao máximo em tudo o que fizer, porque, mesmo que as coisas saiam diferente do previsto, terá a consciência tranquila e a motivação necessária para tentar novamente.

3 – A disciplina é a ponte para realizar sonhos

PSC

Você pode ter o planejamento mais bem delineado, com todos os detalhes e ações definidos, mas se não tiver disciplina para colocar tudo isso em prática, dificilmente chegará a algum lugar. Bernardinho ficou conhecido como um técnico altamente exigente, porque cobrava total disciplina de seus atletas e foi graças a essa sua característica que conseguiu conquistar tantos prêmios ao longo de seus mais de 30 anos de carreira.

4 – Ter fama não é suficiente para vencer

No âmbito esportivo, existem diversos atletas que se tornaram famosos, porém, dentro da quadra, a fama não é suficiente para vencer. Essa lição pode ser levada para a vida também, porque de nada adianta ser conhecido pelas pessoas se não se esforçar para ser verdadeiramente bom no que faz. Portanto, se você é uma pessoa reconhecida por algum talento, ótimo, use isso a seu favor, porém, tome cuidado para não se acomodar.

5 – Jamais se deve permitir que o sucesso suba à cabeça

Por falar em fama, é sempre muito importante lembrar que jamais se deve permitir que o sucesso suba à cabeça. Afinal de contas, nenhum jogo está ganho para sempre, se você é campeão hoje, amanhã precisará se esforçar para se manter no pódio. Saiba desfrutar de suas conquistas sem permitir que elas te deixem acomodado, porque sempre haverá novos desafios a serem enfrentados.

6 – É preciso conhecer uma pessoa para saber como motivá-la

Essa é uma lição bastante importante para quem lida com pessoas no dia a dia, o que vale tanto para relações profissionais como pessoais. É preciso ter a consciência de que não existe uma receita pronta para motivar, porque cada indivíduo é único. Assim, um incentivo que é altamente motivador para mim pode não ser para você e vice-versa. Portanto, conheça a pessoa antes para saber qual o melhor tipo de estímulo a ser utilizado.

7 – A excelência é um conceito universal

Se você perguntar para dez pessoas qual é o significado da palavra sucesso, é provável que receba dez respostas diferentes, pois trata-se de um conceito que é totalmente subjetivo. Quando se trata de excelência, a definição é sempre a mesma: uma característica daquilo que é excelente. Busque sempre a excelência em tudo o que fizer e então o sucesso será uma consequência do seu esforço.

8 – Em uma equipe unida os talentos se complementam

Os melhores resultados são obtidos pelas equipes mais unidas, em que os talentos se complementam. Ninguém precisa desejar ser melhor do que o outro, basta que decida fazer o melhor que puder, buscando a própria evolução em vez de se preocupar em sobressair em relação aos demais. Um time de voleibol que tem um atleta considerado uma estrela não é mais forte do que aquele em que todos trabalham entrosados, cada um jogando na posição em que tem o melhor desempenho.

9 – O verdadeiro líder é aquele eleito pelas pessoas

Por mais que as empresas definam quem serão os seus gerentes, é preciso ter em mente que a liderança é algo que se conquista. As pessoas não vão aceitar alguém realmente como um líder se isso não for verdadeiro. Bernardinho conseguiu tantas vitórias porque soube conquistar cada um dos atletas e, assim, levá-los a alcançarem o seu potencial máximo.

10 – Para se manter motivado é preciso ter necessidade ou paixão

Uma pessoa apenas consegue se manter motivada a trabalhar duro em prol de um objetivo se tiver necessidade, paixão ou as duas coisas. Quando não há nenhum desses elementos presentes, é bem provável que acabe desistindo quando os primeiros desafios surgirem. Portanto, defina metas que tenham relação com uma paixão ou necessidade e irá se manter firme até alcançá-las.

Segundo Bernardinho, a vontade de se preparar deve ser sempre maior do que a de vencer, porque a vitória será uma consequência da sua preparação. Se gostou, compartilhe este artigo com os seus amigos e leve os ensinamentos desse grande nome do esporte brasileiro adiante!

Copyright:  576245266 – https://www.shutterstock.com/pt/g/chris_tina_portfolio