O trabalho híbrido caracteriza-se por profissionais que executam as suas atividades em mais de um espaço, ou seja, na sede das empresas, nos espaços de coworking e nas suas próprias casas. Trata-se, portanto, de uma mescla entre o trabalho tradicional e o home office.

Especialmente por conta da pandemia de Covid-19, muitas empresas adotaram o home office por um tempo. No entanto, na hora de promover o retorno aos escritórios, os profissionais perceberam que equilibrar os dois tipos de trabalho pode ser a saída mais vantajosa nesse sentido.

Neste artigo, você vai compreender melhor o que é o trabalho híbrido e qual é a sua importância para o futuro das atividades profissionais. Esse sistema pode ser vantajoso tanto para as pessoas, individualmente, como para a própria produtividade das empresas. Entenda como isso ocorre a seguir. Boa leitura!

O que é o trabalho híbrido?

O trabalho híbrido é um modelo de trabalho em que as empresas oferecem algum grau de liberdade para que os seus funcionários escolham onde, como e quando desejam trabalhar. Algumas delas oferecem 100% de liberdade aos colaboradores, mas a maioria define algumas diretrizes.

Nas empresas que adotaram o home office, o sistema em que o colaborador trabalha de casa todos os dias, foram notados alguns benefícios, como evitar a perda de tempo e o estresse com o trânsito, aumento no tempo com a família e mais liberdade para equilibrar o trabalho e a vida pessoal. No entanto, as desvantagens encontradas foram a falta de organização e de administração do tempo, o estresse com o excesso de reuniões online e a falta de convivência com os colegas.

Por isso, pesando os prós e os contras, a ideia de um sistema flexível, como é o trabalho híbrido, ganhou força. Ele vai ao encontro do chamado “anywhere office”, ou “escritório em qualquer lugar”, que permite que a pessoa trabalhe onde estiver: em casa, na sede da empresa, no sítio da família, em um espaço de coworking, ou seja, em basicamente qualquer lugar em que haja internet e um notebook.

Por que o trabalho híbrido tem se tornado uma excelente opção?

PSC

Os avanços na tecnologia, especialmente por conta da internet e das telecomunicações, têm permitido que as pessoas não necessariamente estejam em um mesmo ambiente para que possam trabalhar juntas. Além disso, a tecnologia tem sido aliada da maioria das profissões, permitindo que as pessoas produzam mais em menos tempo.

Por conta disso, é fato que a qualidade de vida das pessoas, a sua liberdade de trabalharem de onde quiserem e a produtividade nas empresas ficam beneficiadas. No entanto, ainda há processos que dependem do olho no olho, sem falar que conviver com os colegas é uma questão de sociabilidade e de qualidade de vida também.

Dessa forma, os modelos de trabalho flexíveis, em que os colaboradores trabalham alguns dias na sede da empresa e outros onde quiserem têm sido a solução ideal para muitos ambientes profissionais.

Por meio do trabalho híbrido, as equipes conseguem se reunir em alguns dias da semana para fazer reuniões e tirar dúvidas, deixando as atividades mais individuais para os períodos de trabalho remoto. Isso torna os colaboradores mais satisfeitos, independentes e felizes com a rotina, o que aumenta a sua produtividade.

Como as empresas podem adotar o trabalho híbrido?

De fato, um modelo mais flexível de trabalho tende a ser vantajoso. No entanto, para que as instituições adotem o trabalho híbrido junto aos seus colaboradores, é importante ficar atento aos 4 pontos a seguir.

1. Explicação dos benefícios

Antes de efetivamente implantar o novo sistema na empresa, é importante que os líderes se reúnam com os colaboradores, a fim de explicar o que é o trabalho híbrido, como ele ocorre e quais são as vantagens que ele tende a oferecer, como: mais flexibilidade de tempo e de lugar, mais qualidade de vida e mais produtividade no trabalho.

O auxílio do setor de recursos humanos é primordial nesse momento, a fim de esclarecer as dúvidas dos colaboradores e explicar que nada é imposto, mas que apenas é oferecida aos funcionários a possibilidade de trabalharem fora da empresa em alguns dias da semana, se assim desejarem.

2. Definição de regras

Os gestores de cada departamento devem se reunir com os seus funcionários para definir algumas regras que precisam ser adotadas no trabalho híbrido. É preciso haver um equilíbrio nos dias em que cada colaborador estará em trabalho presencial e nos dias em que estará em trabalho remoto. Se todo mundo quiser trabalhar de casa na sexta-feira, não haverá ninguém trabalhando na empresa, o que precisa ser evitado. Sendo assim, é importante definir uma escala.

Além disso, é preciso definir horários de trabalho, pois, se uma reunião online for marcada às 9h da manhã, é preciso que todos estejam trabalhando nesse horário. Questões como essa precisam ficar claras. Além disso, o ideal é que, ao menos em algum dia da semana, todos do departamento estejam presentes para reuniões de alinhamento e delegação de novas tarefas.

3. Suporte tecnológico

A empresa que adotar o trabalho híbrido deve se certificar de que todo colaborador tenha as ferramentas necessárias para o trabalho remoto. Isso inclui celulares, notebooks, outros sistemas de comunicação, e-mails, sistemas de videochamadas, plataformas de gerenciamento de projetos etc.

Isso é importante para que, mesmo a distância, os colaboradores estejam em comunicação contínua entre si e com o gestor, na hora de tomar decisões, tirar dúvidas e pedir ajuda nas atividades do dia a dia. Além do mais, contar com uma plataforma online para gerenciamento de projetos é essencial para que todos saibam qual funcionário é o responsável por qual tarefa no momento e qual é o prazo de cada atividade que está sendo executada.

4. Tendências para o futuro

Por fim, é importante ressaltar que o trabalho híbrido traz duas tendências que tendem a se fortalecer futuramente: a flexibilização do espaço e a flexibilização do tempo nas atividades profissionais.

A flexibilização do espaço consiste na ideia de que pessoas não precisam estar em um mesmo lugar para trabalharem juntas, o que já ocorre. Existem profissionais que prestam serviços para empresas de outras cidades, estados e até mesmo países. Essas pessoas trabalham das suas próprias casas, dos escritórios de coworking, dos cafés da cidade e até mesmo por meio dos seus celulares enquanto tomam um táxi.

Quanto à flexibilização do tempo, é fato que, com o trabalho híbrido, cada vez menos as empresas vão demandar que os funcionários tenham um horário específico para entrar e um horário específico para sair do trabalho. O ato de “bater o ponto” tende a desaparecer, pois os líderes darão mais prioridade à conclusão das tarefas do que ao cumprimento burocrático de uma jornada diária determinada.

É importante pontuar que essas tendências que o trabalho híbrido aponta para o futuro já começaram e tendem a se fortalecer nos próximos anos. Todavia, é natural que algumas profissões sejam mais impactadas por isso, e outras menos. Um médico-cirurgião, por exemplo, não tem como operar o paciente de casa, certo? Contudo, não há como negar que a flexibilização do trabalho híbrido tende a crescer diante das vantagens que oferece e dos avanços que a tecnologia possibilita.

E você, querida pessoa, o que pensa sobre o trabalho híbrido? Já teve alguma experiência nesse sentido? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!