Trabalho e Família - Como Conciliar e Não Prejudicar Sua Vida? - JRM Coaching
familia-trabalho

Trabalho e Família – Como Conciliar e Não Prejudicar Sua Vida?

Por: José Roberto Marques | Blog | 12 de junho de 2018

Uma dúvida bastante frequente entre os profissionais que têm uma rotina atribulada está relacionada ao que se deve fazer para conciliar trabalho e família sem prejudicar nenhuma dessas áreas. A verdade é que não existe um segredo ou uma receita pronta e a resposta está no equilíbrio e em ouvir a sua voz interior para decidir quando é momento de se dedicar à carreira e de dar atenção para a família.

A Importância de Conciliar Trabalho e Família

O trabalho dignifica, traz motivação e proporciona senso de utilidade ao ser humano, além de, claro, fornecer o sustento. Entretanto, apesar de ser importante, não deve ser tudo na vida de uma pessoa, pois o lazer, o autocuidado e o contato com outros indivíduos, principalmente os familiares, também é fundamental. Nesse sentido, batalhar para dar conforto aos entes queridos é tão necessário quanto estar, de fato, presente na vida deles.

Os seus filhos, o seu cônjuge e, até mesmo, os seus pais, precisam da sua atenção tanto quanto do que o seu trabalho proporciona a eles. Além disso, esse contato é importante para você, pois estar ao lado de quem se ama é essencial para manter o equilíbrio emocional, encontrar apoio e, assim, ser mais feliz. Por mais desafiante que pareça conciliar essas duas áreas, com organização e bom senso isso se torna possível.

Dicas Para Conciliar Trabalho e Família e Ter uma Vida Equilibrada

Em uma escala de 0 a 10, o quanto acha que consegue conciliar o seu trabalho com a atenção em relação à família? Acredita que encontrou o equilíbrio ou ainda existem pontos a serem aperfeiçoados? Independente de qual for a sua resposta, sempre é importante refletir a respeito, a fim de rever atitudes e buscar manter uma rotina cada vez mais saudável e positiva. Confira, a seguir, dicas que irão te ajudar nesta nobre missão.

1 – Determine Quais São as Suas Prioridades

Cada indivíduo tem as suas prioridades, e se tornar consciente em relação a elas irá permitir que tome decisões mais inteligentes. Vale lembrar que essas são informações que cabem apenas a você e ao que considera verdadeiramente importante. Evite que a sociedade te influencie na construção da sua definição de felicidade, pois trata-se de um conceito subjetivo e completamente pessoal. Dessa maneira, é necessário que identifique se os seus principais objetivos atuais estão relacionados a se dedicar mais à família ou ao trabalho e, então, irá basear as suas escolhas nisso.

2 – Organize a Sua Rotina

Mesmo que, no momento, tenha decidido dar um pouco mais de destaque ao trabalho, seja por estar começando um novo negócio, buscando uma promoção, ou qualquer outro motivo, é possível fazer isso sem se descuidar dos seus familiares. O mesmo vale para aqueles que optaram pelo contrário. O segredo está em manter uma rotina organizada, com horários claramente definidos para trabalhar e dar atenção aos entes queridos. Essa atitude irá ajudar a reduzir a sobrecarga de afazeres e tornar os seus dias mais produtivos.

3 – Dedique-se a Uma Coisa de Cada Vez

Independente se estiver no trabalho ou jantando com a sua família, opte por fazer uma coisa de cada vez. Isso se tornou um desafio principalmente por conta do celular, que permite que, praticamente, se esteja em dois lugares ao mesmo tempo, através de e-mails, mensagens e ligações. Dessa forma, sempre que possível, mantenha o aparelho longe, para que viva cada momento em plenitude e impeça que uma área da sua vida invada a outra. Claro, salvo nos casos de emergência, em que for realmente necessário se manter conectado.

4 – Mantenha o Foco na Qualidade

Você não precisa ser o último funcionário a sair da empresa para ser o mais competente, assim como não deve se martirizar por não conseguir estar o dia todo ao lado daqueles que ama. É necessário desapegar da quantidade de horas dedicadas ao trabalho ou à família para focar na qualidade, que é o mais importante. Portanto, dê o seu melhor durante todo o expediente para ficar até mais tarde somente quando for mesmo necessário. Da mesma maneira, quando estiver com os seus entes queridos, leve a dica anterior a sério, vivendo cada momento na essência.

5 – Distribua as Funções

Seja no trabalho ou em família, é importante que saiba reconhecer quando precisa de ajuda. Portanto, se perceber que está com atribuições demais na empresa, converse com o seu chefe ou, se for você o responsável por essa função, aprenda a delegar tarefas aos colaboradores. O mesmo se aplica à vida pessoal, por isso evite querer abraçar o mundo e compartilhe as obrigações com o seu cônjuge, seus irmãos ou outros familiares que puderem contribuir.

6 – Adote uma Postura Assertiva

Ser assertivo é, basicamente, dizer “sim” e “não” quando realmente quiser dizer, sem medo de ser julgado ou rejeitado. Se decidiu que vai a um evento escolar do seu filho e que estar lá é importante para você e para ele, não se sinta mal por ter que recusar um convite para o aniversário do seu chefe, por exemplo. Claro que existem situações e situações, e em alguns casos realmente é necessário ceder, contudo, ser assertivo significa, principalmente, seguir o seu coração e viver a sua verdade.

7 – Liberte-se da Culpa

Por fim, é fundamental que se liberte da culpa de estar entre a sua carreira e a família, principalmente se os dois forem igualmente importantes para ti. Você não se torna um pai ou uma mãe ruim porque às vezes precisa ficar até mais tarde no escritório, e nem é um profissional menos competente porque teve que faltar o trabalho para levar seu filho ao médico. Entenda que todas as pessoas têm suas questões familiares e profissionais, por isso não se sinta inferior a ninguém. Além disso, se sentir culpado apenas irá fazer com que se sinta mal e deixe de aproveitar os momentos pessoais e profissionais como deveria.

Espero que este artigo te ajude na importante missão de equilibrar a sua dedicação em relação ao trabalho e à sua família. Com disciplina, bom senso e amor você irá chegar lá!

 

Copyright:  598188368 – https://www.shutterstock.com/pt/g/luckybusiness

Deixe seu Comentário: