O ser humano tem a tendência de achar que a vida de todos ao seu redor é perfeita e que apenas ele enfrenta problemas. Essa ideia de que a grama do vizinho é sempre a mais verdade ignora o fato de que todos passam por dificuldades, sem exceção, o que diferencia são as situações. Eu já passei por diversos percalços, você também, o seu chefe, o Bill Gates, o seu vizinho, ninguém escapa. E que bom, afinal, por mais dolorosas que essas experiências sejam, crescemos muito através delas.

Se está passando por algo delicado neste momento, saiba que você tem uma grande força dentro de si e que, através dela, conseguirá superar as adversidades. Continue acompanhando e saiba que atitudes podem te ajudar a atravessar esse período com serenidade e determinação.

10 Atitudes poderosas para superar as dificuldades e crescer através delas

As adversidades não são punições ou falta de sorte e sim oportunidades para que possamos aprender lições poderosas e evoluirmos. Através das atitudes a seguir você conseguirá superar as dificuldades e se fortalecer ao vencer cada obstáculo, confira!

1 – Tenha independência para resolver seus problemas

Em primeiro lugar, evite depender de terceiros para resolver os seus problemas. Por mais que poder contar com a ajuda de amigos e familiares seja muito positivo, é fundamental que a ação inicial parta de você, para que não se torne dependente e fique inerte, apenas esperando que alguém traga uma solução. Assim, o apoio virá como um auxílio extra e não como a sua única salvação.

2 – Olhe para a realidade com clareza

Muitas vezes, deixamos que as emoções nos façam acreditar que um problema é muito maior do que ele realmente é. Perder o emprego, por exemplo, não é algo fácil na maioria das vezes, contudo, não precisa ser visto como o fim do mundo. Uma empresa dispensou os seus serviços, mas existem várias outras para as quais pode trabalhar, isso sem contar na possibilidade de se tornar autônomo e começar a empreender. Olhe para a realidade com clareza e perceberá que ela pode não ser tão ruim quanto acredita.

3 – Reflita sobre experiências anteriores

Cada experiência vivida tem uma lição a nos ensinar. Refletir sobre situações do passado pode te ajudar, tanto no sentido de te fortalecer, por perceber que é capaz de superar as adversidades, quanto de aprender com os erros cometidos. Por mais que não tenha vivido nada parecido com a realidade atual, sempre existe alguma memória que possa te inspirar e te fortalecer.

4 – Evite a autopiedade

PSC

Olhar para si mesmo com pena, como se fosse incapaz de sair da situação na qual se encontra, fará com que permaneça inerte e torne-se uma mera vítima das circunstâncias. Prefira se enxergar como é realmente, uma pessoa que está passando por um problema, mas que tem todas as condições para aprender com ele e se reerguer. Lembre-se sempre que a forma com a qual se vê acaba determinando os rumos da sua vida.

5 – Tire um tempo para refletir com tranquilidade

Quando estamos vivendo uma situação complexa, muitas vezes nos vemos em meio a um turbilhão de emoções, com pessoas dando sua opinião, enfim, estímulos de todos os lados. E a verdade é que tudo o que precisamos nesse momento é de serenidade para tomarmos boas decisões. Portanto, se está passando por isso, tire um tempo para si, para organizar seus pensamentos e recarregar as energias.

6 – Seja gentil consigo mesmo

Faça o seguinte exercício: imagine que uma pessoa muito querida está passando exatamente pelo mesmo problema que você e vai ao seu encontro desabafar. Falaria para ela o mesmo que diz a si, mesmo que em pensamento? Se a resposta for não, é sinal de que anda sendo muito cruel consigo mesmo, repense e comece a se tratar com mais gentileza, isso também te tornará mais forte.

7 – Evite tomar decisões quando estiver com raiva

As emoções, quando estão afloradas, nos impedem de julgar uma situação como ela realmente é, com isso, é comum que uma pessoa que esteja com raiva, por exemplo, acabe agindo de um modo diferente do que se estivesse em seu estado normal. Então, para evitar maiores problemas, evite agir quando estiver com as emoções à flor da pele. Prefira se acalmar para refletir melhor a respeito do que deve fazer.

8 – Comemore os pequenos passos dados

Raramente um problema grande será resolvido através de apenas uma atitude. Na grande maioria dos casos, são vários os passos que serão necessários até que o obstáculo seja vencido. Para se manter motivado durante todo o trajeto, lembre-se de comemorar cada degrau que subir, pois, por menor que seja, lá na frente essa ação terá feito toda a diferença.

9 – Apoie-se nos seus entes queridos

A primeira atitude que citei nesta lista é ser independente para resolver problemas. Mas é necessário deixar claro que não é para que se isole e faça tudo sozinho, apenas para que não dependa de terceiros. Estar ao lado de nossos entes queridos é sempre muito bom, principalmente quando estamos fragilizados por alguma situação. Desse modo, quando a insegurança e o desespero baterem, vá se encontrar com um familiar ou amigo, desabafe, fale sobre outros assuntos, saboreie sua comida preferida, isso irá te fazer muito bem, acredite.

10 – Entenda que existem coisas que não se pode controlar

Por fim, é imprescindível que saiba identificar as coisas que não fazem parte do seu controle. Assim, poderá se dedicar ao que realmente pode controlar e mudar, que são as suas atitudes e sentimentos. Se fez algo que magoou outra pessoa, mantenha o foco no que pode fazer, que é pedir perdão e tentar consertar o erro. Já o que ela sente não cabe a você controlar, recolha-se e dê tempo para que digira o que aconteceu, insistir e forçá-la a aceitar o pedido de desculpas poderá até mesmo piorar as coisas.

As dificuldades fazem parte da vida de todos seres humanos e irão aparecer de diversas formas. Por mais que não seja possível evitar que certos problemas ocorram, você pode escolher como irá reagir perante a eles. Adote uma postura assertiva e conseguirá vencer todos os obstáculos, além de aprender com cada um deles. Vá em frente, você é capaz!

Copyright: 1270750687 – https://www.shutterstock.com/pt/g/peshkov