A to do list, também conhecida como lista de coisas a fazer, é uma ferramenta extremamente simples, mas que pode mudar completamente a forma com a qual gerencia o seu tempo e fazer com que se torne uma pessoa muito mais produtiva, tanto em relação à vida pessoal quanto profissional. Adotar o hábito de anotar as tarefas que precisa realizar irá permitir que desfrute dos seus dias de maneira mais inteligente e saiba priorizar o que é mais importante.

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Benefícios de Ter uma To Do List

Manter uma to do list irá possibilitar que, no final do dia, olhe para todas aquelas tarefas que foram concluídas e sinta uma grande satisfação e a sensação de que foi capaz de vencer todas as obrigações que tinha a cumprir. Aproveite e confira, a seguir, os principais benefícios de adotar esse hábito de gerenciamento de tempo.

1 – Evite Que Alguma Tarefa Seja Esquecida

Por melhor que seja a sua memória, o acúmulo de informações pode fazer com que ela falhe e acabe se esquecendo de algo que precisa realizar. Além disso, essa sensação de ter que memorizar tantas coisas pode comprometer o sono e o descanso, gerando, até mesmo, quadros de estresse. Ao registrar tudo em uma lista é possível relaxar, porque saberá que todos os dados estão seguros.

2 – Priorização do Que é Realmente Importante

Quando as tarefas são realizadas sem nenhum critério, existem grandes chances de se desperdiçar tempo com coisas sem importância e acabar deixando atividades importantes de lado. Com a lista é possível ter uma visão mais ampla em relação a tudo o que precisa fazer e, assim, priorizar aquelas que forem mesmo necessárias.

3 – Realização de Tarefas Semelhantes

A lista é interessante porque permite, também, que organize as tarefas semelhantes para realizá-las de uma vez só. Assim, se precisa ir ao banco e à uma consulta médica, por exemplo, e sabe que são locais próximos, poderá aproveitar a mesma viagem para resolver tudo de forma mais ágil. O mesmo vale para ligações, envio de e-mails e diversas outras atividades que se tornam mais rápidas quando realizadas de uma só vez.

4 – Acompanhamento dos Seus Progressos

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A sensação de marcar uma tarefa como realizada é incrível e se torna ainda mais poderosa quando chega o final do dia. É extremamente motivador perceber que foi capaz de vencer tudo aquilo. Além disso, também é uma forma de se tornar consciente caso esteja deixando a desejar e postergando suas obrigações.

5 – Facilidade Para Reagendar Tarefas

É claro que todo mundo quer conseguir fazer tudo o que precisa em um mesmo dia. Contudo, sabemos que nem sempre as coisas acontecem como esperamos. Nesses casos, a to do list também é positiva, porque facilita o reagendamento das tarefas que, por algum motivo, não puderam ser concluídas para o dia seguinte.

Dicas Para Fazer a Sua To Do List

Para criar uma to do list eficaz não basta fazer uma lista de tarefas sem nenhum tipo de critério e é necessário considerar alguns pontos importantes, veja quais são eles.

1 – Eleja o Meio Que For Mais Fácil Para Você

Existem diversos aplicativos e softwares bastante eficientes que podem te ajudar nessa missão de organizar o seu dia. Entretanto, eles apenas serão positivos se fizerem sentido para você e se encaixarem na sua rotina. Se preferir o método convencional e quiser uma agenda de papel, tudo bem, o importante é que seja algo de fácil acesso e que esteja sempre à mão.

2 – Crie Listas Que Estejam Dentro da Sua Realidade

As suas listas precisam ser, acima de tudo, possíveis de serem cumpridas, afinal de nada adianta se programas para realizar um grande número de tarefas que sabe que não terá tempo para realizar. Portanto, seja realista e lembre-se de que também precisará descansar, se alimentar, enfim, ter uma vida fora da lista.

3 – Considere Tarefas de Prazos Maiores

As listas são ótimas para planejar os seus dias, mas é importante considerar, também, as atividades de longo prazo, como pagamentos que precisa realizar uma vez ao mês, por exemplo. Essas informações registradas com antecedência irão te ajudar a programar os dias conforme eles forem se aproximando.

4 – Lembre-se de Estipular a Ordem das Tarefas

Ordenar as tarefas considerando sua importância é fundamental para que se certifique de dar a devida atenção às suas prioridades e evite se ocupar de atividades sem relevância. Isso também irá te ajudar a verificar se precisa agendar algo para o mesmo dia ou se é possível realocar essa tarefa em uma data futura.

5 – Reflita Sobre as Tarefas Que Não Forem Concluídas

Sempre que não conseguir concluir uma tarefa, reflita sobre a razão que levou a isso. Foi algum erro que cometeu ou uma circunstância que fugiu do seu controle? Havia algo que poderia ter feito para evitar? Lembre-se que a ideia é refletir para que possa melhorar e não se culpar.

6 – Avalie as Tarefas Urgentes Que Chegarem Inesperadamente

É bastante comum que outras pessoas cheguem solicitando que realize tarefas urgentes, principalmente no trabalho. Quando isso acontecer contigo, avalie se realmente se trata de algo que precisa ser feito imediatamente, para evitar que a pressa alheia comprometa e sua produtividade.

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7 – Divida Grandes Projetos em Tarefas Menores

Sempre que tiver um projeto maior para realizar, separe-o em tarefas menores e estipule prazos. Assim conseguirá se manter mais motivado para vencer cada etapa e terá mais controle sobre o seu tempo, evitando que se perca ou deixe tudo para fazer de última hora.

É importante lembrar que, ao longo do dia, é natural que situações inesperadas aconteçam e criem a necessidade de fazer alterações na sua lista. Além disso, podem haver casos em que você mesmo irá perceber que fazer adaptações irá te ajudar a se tornar mais produtivo. Portanto, seja flexível e entenda que a sua lista é como a vida e está sujeita a mudanças.

Por fim, é importante que mantenha o equilíbrio e evite transformar a sua vida em uma grande lista cheias de regras. Afinal, por mais que seja um instrumento eficaz e que irá te ajudar a ser mais produtivo, ter momentos de descanso, sem horário para fazer isso ou aquilo também é importante. Pense nisso!

 

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