A palavra Ergonomia deriva do grego Ergon [trabalho] e Nomos [normas, regras, leis]. Ela tornou-se, com o tempo, uma forma de estudar e orientar de forma sistêmica todos os aspectos da atividade humana.

Sua intenção da ergonomia é gerar uma abordagem holística, considerando tanto os aspectos físicos, cognitivos como também sociais; organizacionais e ambientais. Seus principais objetivos são: otimizar o bem-estar humano e o desempenho global dos sistemas nas empresas.

 Os 3 Principais Tipos de Ergonomia

Ergonomia Física: Está relacionada às características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica em sua relação com a atividade física. Os tópicos relevantes incluem o estudo da postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios músculo-esqueletais relacionados ao trabalho, projeto de posto de trabalho, segurança e saúde.

Ergonomia Cognitiva: Se refere aos processos mentais, tais como percepção, memória, raciocínio e resposta motora conforme afetem as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Os tópicos relevantes incluem o estudo da carga mental de trabalho, tomada de decisão, desempenho especializado, interação homem computador, estresse e treinamento conforme esses se relacionem a projetos envolvendo seres humanos e sistemas.

Ergonomia Organizacional: Concerne à otimização dos sistemas sócio-técnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e de processos. Os tópicos relevantes incluem comunicações, gerenciamento de recursos de tripulações (domínio aeronáutico), projeto de trabalho, organização temporal do trabalho, trabalho em grupo, projeto participativo, novos paradigmas do trabalho, trabalho cooperativo, cultura organizacional, organizações em rede e gestão da qualidade.

Como podemos perceber, a Ergonomia  Física, Cognitiva e Organizacional nos ajudam, de diferentes maneiras, a termos maior bem-estar, saúde e satisfação, tanto física como emocional no contexto de trabalho e, com isso, a evitar problemas e distúrbios que prejudiquem nossa produtividade e resultados.

PSC

Tanto no que tange os processos, as condições físicas e mentais, a ergonomia deve ser tratada como uma poderosa aliada dos colaboradores e também das empresas e sociedade. Por isso, este é um trabalho essencial para que o capital humano das organizações possa desempenhar seu papel dispondo das condições adequadas.

Quer revolucionar o Departamento pessoal da sua Empresa?
Clique aqui! Preparei um conteúdo excepcional para te ajudar!

Dicas de Ergonomia Para Serem Seguidas no Trabalho

Siga estas dicas de ergonomia de escritório rápidas e fáceis para diminuir a fadiga, o desconforto e o estresse físico, além de aumentar o conforto e a produtividade:

Mantenha uma boa postura

Certifique-se de se posicionar bem sua cadeira. Seus joelhos devem estar mais baixos ou no mesmo nível dos quadris. Mantenha os pés apoiados. Se vai digitar algum trabalho, seus braços devem “flutuar” sobre o teclado, os pulsos e palmas não devem estar apoiados na mesa ou em um descanso de pulso. Mantenha os pulsos retos e as mãos relaxadas. Acione as teclas levemente. Seu monitor deve estar a um braço de distância de você no nível dos olhos, evitando inclinar a cabeça para ver a tela. Mantenha seu teclado e mouse próximos. Centralize seu teclado na sua frente.

Faça Pausas

É importante fazer muitos intervalos. Além disso, essas pausas são ainda melhores se você fizer algum alongamento durante elas. Continue em movimento: varie regularmente o posicionamento do seu corpo. Não mantenha a mesma postura ou posição por longos períodos de tempo. Levante-se, ande por aí ou faça alguns alongamentos leves por alguns minutos a cada hora. Considere alternar parte do dia trabalhando enquanto está sentado, e parte do dia trabalhando em pé. 

Preste atenção na posição da sua cabeça

Observe a posição da sua cabeça e tente manter o peso da sua cabeça diretamente acima da base de sustentação, ou seja, pescoço. Não incline a cabeça e o pescoço para a frente. Se você está sentado ou em pé quando está trabalhando em frente ao monitor, o pescoço e os ombros devem estar em uma posição relaxada e neutra. Se você usar mais de um monitor, verifique se consegue vê-los facilmente sem precisar virar a cabeça.

Cuidado com a cadeira!

Acomode-se confortavelmente, mas sem desleixar com a postura. Use o apoio lombar de sua cadeira e evite sentar-se de uma maneira que coloque mais o peso corporal em um do que no outro. Mova sua cadeira o mais perto possível de sua mesa para evitar inclinar-se demais para pegar algum objeto. Quando for sentar, arraste a cadeira para perto de você, não faça esforços para isso. 

Evite o cansaço visual

Quando o monitor está muito próximo de você, pode causar um excessivo cansaço visual. Certifique-se de que o seu monitor não esteja muito próximo, deve estar a pelo menos um braço de distância. Controle o brilho da tela e não coloque o monitor na frente de uma janela ou de um fundo brilhante. Uma excelente forma de descansar os olhos é olhar, por vários segundos, objetos à distância. Você também pode alterar as configurações do seu computador. O esquema de cores que você selecionou pode ser bonito de se ver, mas pode não estar favorecendo seus olhos. Se você não tem contraste suficiente, seus olhos podem estar trabalhando mais do que precisam. Você também pode considerar reduzir o brilho do seu monitor.

Atenção aos pés

Os pés não devem estar pendurados quando você estiver sentado. Se seus pés não alcançarem confortavelmente o chão ou se houver pressão na parte de trás das pernas, use um apoio para os pés ou abaixe o teclado e a cadeira.

Prefira os fones de ouvido

Use um fone de ouvido. Ou simplesmente segure o telefone em vez de apertar o fone entre o pescoço e o ombro. Você provavelmente notou que segurar um telefone nessa posição torna-se desconfortável muito rapidamente. Com o tempo, esta posição pode causar uma variedade de problemas no pescoço e no ombro.

Pisque regularmente

Isso ajuda a evitar a tensão ocular. Lembre-se de descansar os olhos e piscar regularmente. Feche os olhos periodicamente para evitar o cansaço visual. Uma dica popular é a regra 20-20-20. Isso sugere que a cada 20 minutos você tira uma pausa de 20 segundos ao olhar para o seu monitor. Durante o intervalo, olhe para algo que está a 6 metros de você para variar seu foco.

Ilumine o local adequadamente

Luzes muito escuras ou muito brilhantes podem causar fadiga ocular, podendo causar visão turva, dores de cabeça e dor no pescoço. E a cor da iluminação também pode fazer a diferença nos seus níveis de energia. Luzes com tons amarelados são mais fáceis para os olhos do que os tons mais azuis de muitas lâmpadas fluorescentes tradicionais.

Não importa se você se senta ou fica em pé durante o trabalho, essas dicas ajudarão a melhorar a ergonomia do local de trabalho. Os benefícios são inúmeros e  as dicas irão ajudá-lo a trabalhar de forma mais confortável e a mantê-lo no seu melhor estado de saúde. Com o tempo, seu corpo vai agradecer.

Agora que conhece um pouco mais sobre os três principais modelos de ergonomia existentes e sabe como cada um dos tipos contribui para o desenvolvimento e crescimento dos profissionais, utilize estas informações, em seu dia a dia, para melhorar sua qualidade de vida no trabalho e a potencializar os seus resultados. Fique atento à sua ergonomia e bom trabalho!

Gostou do texto? Aproveite estes poderosos conhecimentos, curta, comente e compartilhe este artigo em suas redes sociais!

Copyright: Yoshi-5/Shutterstock