O nível de capacidades e habilidades está relacionado com a indagação:“como nos posicionamos no Universo de forma a nos nortearmos em direção ao nosso estado desejado?”. Como você convive e utiliza suas habilidades emocionais, espirituais e físicas? A permissão de viver nossas melhores capacidades e habilidades nos dá o aumento da percepção de nossa direção e estratégia no processo evolutivo e em nossa alta performance. O papel do coach nesse sentido é de atuar como um tipo de consultor ou professor do Coachee e o tipo de liderança que se adapta é o estímulo intelectual. Excelentes perguntas neste sentido:

Quanto suas capacidades e habilidades dão direção e estratégias para sua vida? Qual a sua maior prioridade? Existe uma ordem nas suas prioridades? Suas melhores competências direcionam você para o rumo que você quer chegar no estado desejado? O quanto você vive essa relação entre suas habilidades e capacidades para chegar onde quer chegar? O quanto você vive seu potencial professoral em si mesmo e nas pessoas com quem convive? Você é consultor de si mesmo? Você tem planejamentos específicos nas diferentes áreas de sua vida, a curto médio e longo prazo? Você se permite viver novas perspectivas no dia-a-dia?

3º tipo de liderança: estímulo intelectual

Um líder nesse nível supera a“receita do bolo”, o passo a passo, o processo pronto, dado. Ele estimula o pensamento, a reflexão, a criatividade, o ir além. Esse nível do Processo Evolutivo é das habilidades, não há como querer estar neste nível e exigir que o profissional reproduza algo em vez de pensar por si só e construir algo novo.

O líder, o estímulo intelectual é um assíduo leitor. Ele busca literaturas que têm alguma ligação com seu campo de atuação e se inspira nelas para poder avançar. Dessa forma, ele tenta criar algo novo, adaptando metodologias de sucesso à sua realidade e refletindo criticamente sobre elas. O desafio para este tipo de líder é se comunicar com colaboradores cuja cultura e nível de raciocínio estão aquém do seu. Isso acarreta falhas na comunicação e em alguns casos resultados insatisfatórios. Quando ele encontra uma equipe que trabalha em sintonia com seu pensamento, a partir da autonomia criativa de sua equipe, ele consegue alçar altos voos.

3ª lei espiritual do sucesso: lei da causa e efeito

Cada ação gera uma força de energia que colocamos no Universo. Não há quem esteja imune a essa lei – embora exista quem se sinta imune. Todos nós recebemos de volta do Universo a energia que emanamos ou guardamos em nós. Jung diz que toda a ação gera uma força de energia que nos é devolvida na mesma espécie. Aquilo que semeamos é aquilo que colhemos. E quando escolhemos ações que trazem aos outros felicidade e sucesso, o fruto do nosso carma (ação e sua consequência) será felicidade e sucesso.

Fazemos escolhas o tempo todo, mas quanto se trata de nosso pensamentos e comportamentos deixamos de ser racionais e caímos no piloto automático do negativismo, do pessimismo, da agressão verbal e dos desejos negativos. É necessário aprendermos a também escolher nossos pensamentos e comportamentos. Muitos de nós estamos condicionados a reagir de uma única forma. Raras vezes raciocinamos sobe as implicações de uma agressão verbal em nossas vidas e na vida de outras pessoas.

Este raciocínio nos leva a compreender que não podemos reclamar da situação que a nossa vida se encontra, porque fomos nós mesmos que criamos essa realidade em nós. Quando você olha para trás e repara as escolhas que faz e no momento que as faz, só pelo simples fato de testemunhar as suas escolhas, você transporta todo do processo do Self 2, centro direcionador da mente inconsciente, para o Self 1, consciente.

PSC

Antes de fazer qualquer escolha, é preciso refletir sobre duas questões: “quais são as consequências das escolhas que estou prestes a fazer?”, “esta escolha traz felicidade para mim e para as pessoas que estão ao meu redor?”– observe como seu corpo reage às respostas, se você sentir algum tipo de desconforto, observe estes sinais e repense a rota.