A Terapia do Riso tem sido responsável por excelentes resultados na área clínica, demonstrando cientificamente que realmente rir pode ser o melhor remédio diante das mais variadas situações da vida, incluindo o auxílio na cura de doenças. A risada pode ser bem mais do que apenas um fenômeno de socialização e oferecer uma série de benefícios para os indivíduos que aderem à prática de deixar o riso fluir em seus rostos.

Para saber mais a respeito desse gesto tão simples e, ao mesmo tempo, poderoso, te convido a continuar esta leitura. Tenho a certeza de que, ao terminar, terá se dado conta do quanto sorrir pode ajudar na busca por equilíbrio e qualidade de vida.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

O que é a Terapia do Riso?

Essa terapia, que tem o riso como base, é usada como método auxiliar a outros tratamentos com foco na promoção da saúde e bem-estar físico e psicológico. Pessoas que se encontram com algum sofrimento, de ordem física ou emocional, são envolvidas em atividades que lhes desperta o riso, o que funciona como uma forma de aliviar o mal estar. É uma maneira de se desligar das tensões por alguns minutos e, assim, se sentir mais leve.

A metodologia se tornou mais notória na década de 1960, com o trabalho do médico norte-americano Hunter Doherty Adams, que pautava o seu atendimento aos pacientes em situações mais leves, com foco no estímulo da sensação de felicidade. O tratamento mais humanizado propiciava uma recuperação mais completa e rápida nos pacientes. Sem contar que também apresenta satisfação para o médico que utiliza o método.

A história desse médico dedicado a fazer o semelhante a rir inspirou uma série de estudos com o objetivo de determinar qual é o papel do riso para a manutenção da boa saúde e qualidade de vida. Além disso, a trajetória de Adams no campo médico serviu de base para a criação de organizações e grupos, como o Doutores da Alegria, que realizam seu trabalho nas cidades brasileiras do Rio de Janeiro e São Paulo, contemplando quase 30 mil pacientes de hospitais públicos com mais carinho durante seu período de recuperação.

Como funciona a Terapia do Riso?

PSC

Novamente destaco que a Terapia do Riso é complementar a outros tratamentos, não substituindo as metodologias tradicionais. Pacientes que estão em momentos delicados e que demandam internação prolongada, depressão ou doenças terminais, podem ser beneficiados por esse tipo de terapia, que torna seus momentos mais lúdicos e, assim, menos penosos. É como se o riso fosse um bálsamo que alivia as dores físicas e emocionais.

Trata-se de uma terapia que pode ser realizada em grupo ou individualmente. Nela, os pacientes se dedicam à atividades ou exercícios que têm como objetivo fazer-lhes rir. Um dos exercícios que podem ser praticados é o da repetição de mantras, como aquele que estimula o abdômen (ponto importante para que a risada aconteça). Podem ser realizadas, também, encenações de momentos engraçados e exercícios de respiração mesclados com mímicas.

Quais são os benefícios da Terapia do Riso?

Quando uma pessoa ri, seu organismo é estimulado a secretar serotonina e endorfina, que são substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar. De acordo com estudos científicos, rir pode diminuir a sensação de dor em até 10%, além de frear a produção dos hormônios ligados ao estresse.

Quem tem esses hormônios em excesso em seu organismo pode desenvolver quadros de hipertensão arterial, diabetes e depressão. Confira, a seguir, mais alguns benefícios oferecidos pela Terapia do Riso. Vale a pena ler e se preparar para rir um pouco mais.

1 – Contribuição para o combate da depressão

Pelo fato de que rir libera serotonina, a Terapia do Riso é uma grande aliada no combate da depressão, que já é reconhecida como o grande mal da saúde deste século. Estima-se que mais de 320 milhões de pessoas no mundo sofram com o transtorno. O acompanhamento psicológico, em parceria com essa terapia, pode ter excelentes resultados.

2 – Sistema imunológico fortalecido

Lembra que citei acima que os hormônios ligados ao estresse são reduzidos quando uma pessoa ri? A redução deles impacta significativamente no aumento da produção de células de defesa do organismo, melhorando, assim, o sistema imunológico, que fica mais forte para combater variados agentes patológicos e proporcionando uma saúde mais equilibrada.  

3 – Prevenção de infarto e doenças coronárias

Sabia que quando você ri dilata os seus vasos sanguíneos e acelera o seu coração? Isso faz com que uma quantidade maior de sangue circule pelo seu corpo, o que faz com que os tecidos fiquem mais bem oxigenados. Uma das consequências disso é a redução da pressão arterial, prevenindo infartos e doenças coronárias. Certamente esse é um motivo mais do que justo para que comece a rir mais, não é mesmo?

4 – Mais positividade e energia no dia a dia

A imagem de uma pessoa sorrindo nos transmite paz, positividade, alegria. E, se é possível sentir isso apenas ao olhar para ela, imagine o que pode acontecer se for você o portador do sorriso. Quando esse gesto parte do seu interior, a vida se torna mais leve, o que contribui para que se tenha mais ânimo e energia no dia a dia.

5 –  Relacionamentos mais positivos

Imagine duas pessoas à sua frente, uma, está sorrindo e com um semblante amigável, enquanto a outra está com um ar sisudo, parecendo incomodada de estar ali. Qual delas parece mais convidativa para iniciar um papo? Certamente a primeira, afinal de contas, tendemos a nos aproximar daquilo que nos parece mais agradável. Assim, adotar o hábito de sorrir e levar a vida com mais leveza, também permitirá que tenha relacionamentos muito mais positivos com familiares, amigos, colegas de trabalho e a sociedade de uma forma geral.

A Terapia do Riso tem sido cada vez mais utilizada para ampliar os resultados obtidos pelos métodos tradicionais, que envolvem procedimentos médicos e uso de medicamentos. A vida pode ser bem delicada para alguém que está diante de um problema de saúde, seja ele de ordem física ou mental, então, rir é um excelente remédio e um alívio para que essa pessoa se sinta melhor.

Gostou de saber mais sobre a Terapia do Riso? Compartilhe em suas redes sociais e espalhe essas informações tão importantes!

 

Copyright:  776838916 – https://www.shutterstock.com/pt/g/nenetus