A meditação tem sido praticada por cada vez mais pessoas por conta de todos os benefícios que oferece, sobretudo em relação à saúde mental. Um dos mais conhecidos benefícios que a prática oferece é a capacidade de concentração. No mundo em que vivemos, repleto de distrações, todo mundo precisa exercitar essa habilidade.

Meditar é um exercício de foco e atenção plena. Neste artigo, você entenderá a importância da concentração, compreenderá a relação entre a meditação e a concentração e ainda conferirá dicas adicionais sobre como ter mais concentração em seu dia a dia.

Clareie seus pensamentos com meu ebook “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

A importância da concentração

Quantas vezes você começou a ler um texto e precisou ler 5 vezes o mesmo trecho simplesmente porque algo o distraiu? Quantas vezes você estava pensando sobre algo ou conversando com alguém e, por algum motivo, esqueceu-se do assunto do pensamento ou da conversa? Eventos como esse são comuns e indicam uma dificuldade de concentração.

O primeiro ponto, talvez o mais óbvio, que ressalta a importância da concentração é quando vamos aprender algo. É preciso estar atento a cada informação que nos é ensinada, de modo que esse conhecimento seja absorvido e possa ser posto em prática futuramente. Por isso, desde a criança que aprende a ler até o idoso que está aprendendo uma nova receita culinária, a concentração é fundamental.

No entanto, a concentração não é essencial apenas no ambiente de trabalho ou nos estudos. Ela também é muito importante nos relacionamentos. Sem concentração, nós não conseguimos prestar atenção no outro, no que ele diz, no que ele faz, no que ele sente. Dessa forma, deixamos de compreendê-lo e de ter empatia para com ele, o que fatalmente provoca diversos problemas de relacionamento – sejam relações profissionais, familiares, amizades ou relações amorosas.

PSC

Isso que dizer que a concentração é fator primordial para o sucesso em todas as áreas de nossas vidas: pessoal, profissional, social, familiar, amorosa, financeira e espiritual.

Meditação e concentração

A meditação é uma prática de concentração, em sua essência. Durante a realização da prática, o meditador deve fechar seus olhos e escolher um único aspecto para concentrar sua atenção. Esse aspecto costuma ser o próprio corpo da pessoa ou a sua respiração, mas pode ser também um objeto, paisagem, mantra, som ou frase.

Meditar não significa esvaziar a mente e não pensar em nada, pois isso é impossível. Meditar é escolher um ponto para focar a atenção, desapegando-se de todos os outros pensamentos, como preocupações com o futuro, por exemplo.

Por esse motivo, a prática regular da meditação ajuda as pessoas a se concentrarem em todas as suas atividades diárias, pois lhes dá mais foco. Isso ajuda as pessoas a definirem prioridades e a tomar decisões de modo mais sábio.

Há dois efeitos cerebrais que ocorrem com a prática meditativa que favorecem a concentração:

  1. Aumento no córtex pré-frontal

A ciência já tem demonstrado que a prática regular da meditação provoca um aumento no volume da massa cinzenta na região cerebral conhecida como córtex pré-frontal. Essa área do cérebro está profundamente associada às nossas capacidades de concentração, aprendizagem e tomada de decisões.

Segundo estudos realizados por meio de ressonância magnética e eletroencefalograma, a meditação é capaz de aumentar o número de dobras dessa região, consequentemente ampliando a concentração de quem medita. É claro, porém, que isso não acontece da noite para o dia, pois os resultados são obtidos conforme o indivíduo faça da meditação um hábito regular – preferencialmente diário.

  1. Redução da atividade no lobo parietal

As pesquisas também constataram que, ao mesmo tempo em que o córtex pré-frontal tem sua atividade aumentada, o oposto ocorre em outra área do cérebro: o lobo parietal. Essa região do cérebro é responsável por fazer com que nosso organismo perceba os estímulos externos, como variação de temperatura, de luz, de tempo, entre outros.

Com a prática da meditação, a atividade do lobo parietal reduz, de modo que as pessoas ficam menos sensíveis aos estímulos externos. Isso explica por que, conforme a pessoa ganhe prática de meditação, ela se distrai menos e consegue obter mais foco e concentração, não apenas na meditação em si, como também nas demais atividades de seu dia a dia.

Algumas pessoas dizem que não conseguem se concentrar para meditar, quando, na verdade, é a meditação que promove a concentração. Só é preciso dar o primeiro passo. No início é mais difícil, mas, aos poucos, tudo fica mais fácil.

4 dicas extras de concentração

Para que a sua prática meditativa seja incrivelmente proveitosa e de fato contribua para que você fique mais tranquilo e concentrado por mais tempo, confira as 4 dicas complementares a seguir:

1. Escolha um local tranquilo

Para quem tem dificuldade de se concentrar, é necessário procurar um lugar que seja tranquilo e confortável, de acordo com os seguintes aspectos:

  • Som: evite locais barulhentos e prefira meditar em seu quarto, sozinho. Comunique as pessoas ao seu redor de que você vai meditar e precisa de silêncio nos próximos minutos. Se desejar, coloque fones de ouvido com uma música relaxante;
  • Luz: existem pessoas que não gostam de luzes muito intensas na hora de meditar. Contudo, também não é bacana escurecer demais o ambiente, pois você pode pegar no sono;
  • Temperatura: vista roupas confortáveis, de acordo com as condições climáticas do dia. Se estiver calor, abra as janelas ou ligue um ventilador ou ar-condicionado. Se estiver frio, aqueça-se. Passar frio ou calor pode prejudicar sua atenção plena.

2. Não espere pelas circunstâncias ideais

Na dica anterior, você viu algumas sugestões para que o seu ambiente de meditação seja o mais agradável possível. Isso certamente te ajudará a permanecer concentrado. No entanto, entenda que não existem circunstâncias perfeitas.

Barulhos vão surgir e desconfortos ou coceiras podem aparecer enquanto você estiver meditando. Isso faz parte da atividade e, com o tempo, sua mente vai sendo treinada para aprender a ignorar esses estímulos externos. Não espere uma prática perfeita e sem qualquer tipo de distração, pois elas eventualmente ocorrem.

3. Seja paciente

Se você se distrair durante a meditação, não fique frustrado, nem se sinta incapaz. A sua mente está, desde que você nasceu, atenta aos estímulos externos para garantir a sua sobrevivência. A meditação produz um novo padrão mental, que vai na contramão desse funcionamento habitual da mente.

Dessa forma, diante de uma distração, apenas desapegue-se desse pensamento e volte a prestar atenção no foco de atenção que você escolheu – seu corpo, sua respiração, uma música relaxante etc. Tenha paciência com sua mente, ela precisa de tempo para entrar nesse novo padrão.

4. Seja persistente

Por fim, lembre-se sempre de que a frequência de uma meditação é muito mais importante do que a sua duração. Portanto, pratique-a diariamente, mesmo que você só consiga manter-se concentrado por 5 minutos no começo.

Com a prática ao longo do tempo, você aprenderá a lidar melhor com as distrações e, dessa forma, conseguirá concentrar-se com mais facilidade e por mais tempo. Não desista!

Conclusão

Que este artigo e todas as dicas compartilhadas te ajudem a meditar e a encontrar mais concentração, paz interior, tranquilidade e equilíbrio emocional.

Agora que você já compreende a relação entre meditação e concentração e já conferiu as dicas para ter uma meditação mais proveitosa, é só colocar as informações em prática. Não se esqueça de deixar seu comentário aqui embaixo e também de compartilhar essas informações com quem mais possa se beneficiar deste conteúdo.