Espelhamento é copiar, fisicamente, os comportamentos de uma determinada pessoa, de forma tênue. É a capacidade que a pessoa tem de espelhar apenas um aspecto do comportamento da outra pessoa durante o momento em que fala com ela – pode ser a postura que essa pessoa adota, por exemplo.

No momento em que copiar uma característica/comportamento se tornará fácil a pessoa incluir outra cópia, como os gestos da mão dessa pessoa. E gradualmente vai acrescentando vários outros comportamentos até se espelhar sem pensar nisso. É o que acontece na sessão de Coaching, quando o coach se espelha em seu coachee e eles estabelecem uma conexão corporal.

Quanto mais o coach pratica, mais fácil se torna concretizar esse processo. Como retribuição, a mesma reação positiva e confortável que o coach criou para a outra pessoa, será sentida por ele mesmo.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso “Mundo do Coaching”!

Como se Dá o Espelhamento no Processo de Coaching

Para melhorar conscientemente a habilidade de rapport, um coach pode começar aprendendo sobre esse processo chamado “espelhamento”, utilizado para reproduzir o comportamento da outra pessoa – coachee.

Os comportamentos que um coach se espelha abrangem: postura corporal, gestos da mão, expressões faciais, deslocamento do peso, respiração, movimento dos pés, movimento dos olhos. Quanto mais houver prática, mais quem pratica se tornará consciente dos diversos gestos, padrões da respiração que o coach e os outros têm.

No processo de Coaching, é cativante entrar no “mapa do mundo” da outra pessoa espelhando o comportamento dela. Dessa forma, o coach pode aprender muito mais sobre ela. Contudo, no processo de espelhamento é preciso ter certeza de que está sendo sutil quando está em rapport.

PSC

Se a outra pessoa, o coachee, está fazendo gestos muito espalhafatosos, grandiosos, o coach pode escolher fazer igual, mas com o cuidado de fazer movimentos menos óbvios, pois o ideal é que o coachee não perceba que está sendo “imitado”.

Começar esse processo pode parecer difícil e, até mesmo, bagunçado. O valor de aprender a conseguir manter o rapport vale todo o tempo e, também, o esforço que leva para se tornar um especialista nessa área de comunicação.

Benefícios da Técnica do Espelhamento

Uma pessoa que pratica a técnica do espelhamento pode ser surpreendida ao constatar que a sua percepção ficará mais intensa quando se tornar consciente dos comportamentos e ações que anteriormente não percebia.

E espelhar é uma coisa que as pessoas fazem automaticamente quando estão diante das pessoas com as quais se sentem confortáveis. Aprender a espelhar de propósito para obter rapport qualifica as pessoas a melhorarem a comunicação com os demais e a ter o apoio de todos que encontram, de todos que os ajudam a realizar seus objetivos e metas.

Pesquisas recentes confirmaram que espelhar a linguagem corporal de uma pessoa aumenta dramaticamente o relacionamento. Este achado confirma os resultados de pesquisas anteriores, especialmente no campo da psicologia social: copiar as palavras e os gestos da pessoa que você está encontrando aumentará a boa vontade entre vocês.

O espelhamento acontece muito naturalmente quando as pessoas estão falando. Um ouvinte normalmente sorrir ou franzir a testa ou acenar com a cabeça junto com a pessoa que está falando. As pessoas que perderam a maior parte do sotaque ao longo do tempo quando se mudaram de sua cidade natal, muitas vezes acham que estão falando mais intensamente com esse sotaque quando conversam com alguém de casa.

Essa técnica de copiar o comportamento de outras pessoas, é aprendida desde sempre. Bebês e crianças pequenas aprendem palavras e gestos copiando adultos, que respondem com prazer a esse tipo de comportamento. 

Espelhar é como uma dança. Enquanto conversam normalmente, duas pessoas se combinam como se estivessem dançando, naturalmente. Fazendo ajustes na linguagem corporal e nas palavras.

Por que aprender técnicas de espelhamento?

  • Observe os movimentos que a outra pessoa faz. Mostrar muito essa expressão e os movimentos que ela está fazendo, vai deixar essa outra pessoa muita mais amigável a você. 
  • A técnica de espelhamento é aprendida por bons vendedores. Muitos acham que se torna automático depois de um tempo; eles nem sequer estão conscientes de fazê-lo.
  • Observe o comportamento das pessoas em reuniões com você. Se eles naturalmente espelham o tipo de linguagem corporal que você exibe, então você sabe que eles estão geralmente confortáveis ​​com você.
  • No entanto, se alguém o espelhar rápido e bem demais, fique atento. Eles podem estar fazendo isso porque leram sobre isso, como na Programação Neurolingüística ou similar, ou estão tentando construir um relacionamento sem sinceridade. Se alguém estiver realmente usando espelhamento natural, provavelmente não perceberá o que está acontecendo.
  • Tente fazer isso sozinho com pessoas com quem você se envolve. Mas deixe um atraso razoável para que sua resposta não seja tão óbvia. Espere até 10 segundos antes de imitar suas alterações na linguagem corporal, postura etc.
  • Os neurocientistas descobriram que algumas das regiões do cérebro, que são ativadas quando uma pessoa sente dor, também respondem quando essa pessoa imagina alguém sentindo a mesma dor. Eles acreditam que um processo semelhante ocorre quando alguém está satisfeito com a boa sorte de um amigo ou desfruta de sua companhia.
  • O espelhamento mostra que a imitação é mais do que a forma mais sincera de lisonja – é uma maneira poderosa de estabelecer e fortalecer o rapport. Mas isso precisa ser feito com sinceridade. Se você fingir sentimentos calorosos com alguém espelhando, é provável que eles percebam a dissonância em algum momento.
  • Procure lembrar o espelhamento com as pessoas com quem você lida – seu chefe, seu cônjuge ou parceiro, seus amigos e seus colegas de trabalho. Tente avaliar se um relacionamento novo se desenvolve entre você. Faça isso com frequência e isso se tornará automático – e as pessoas vão gostar mais de você, criando relacionamentos interpessoais mais fortes.
  • Um bom exercício para praticar o espelhamento e comparar se ele realmente funciona: escolher duas pessoas que têm uma boa comunicação e as espelhar por alguns minutos. Ao fazer isso, rapidamente a pessoa perceberá a diferença que isso faz.

O processo de espelhar, quando é feito com integridade e respeito, gera sentimentos positivos e reações em quem pratica essa ação e em quem sofre a ação. Caso contrário, espelhar se torna imitação/arremedo, gerando consequências negativas.

Copyright: Evgeny Atamanenko/Shutterstock