Se antes o departamento de Recursos Humanos era responsável apenas por funções como selecionar candidatos, organizar holerites, férias e outras questões burocráticas em relação aos funcionários, hoje seu papel se transformou. O profissional de RH passou a cuidar, de fato, daquilo que se refere à sigla que designa a sua função, os recursos humanos da organização. A responsabilidade e linha e função staff se referem exatamente a isso, ao suporte que o responsável pela Gestão de Pessoas dá aos gestores para que eles administrem seus liderados com maior assertividade e eficácia.

Quer revolucionar o Departamento pessoal da sua Empresa?
Clique aqui! Preparei um conteúdo excepcional para te ajudar!

O Que é Função Staff e Responsabilidade de Linha?

Função Staff

O principal objetivo dos cargos de pessoal na maioria das empresas é fornecer assistência e aconselhamento especializado e especialização aos colegas em posições de linha. As funções do pessoal incluem recursos humanos, manutenção, jurídico, contabilidade e relações públicas. A função staff podem ser definidas como pessoas técnicas ou de apoio. Exemplos de posições técnicas são contadores e engenheiros. Posições de pessoal de apoio são funcionários, secretários e processadores de dados. Os funcionários não estão diretamente envolvidos nas atividades de produção e venda.

Responsabilidade de linha

Posições de linha em uma empresa são aqueles que têm a responsabilidade e autoridade para alcançar os principais objetivos da corporação. Normalmente, essas metas são metas de receita e lucros. Os funcionários da linha são aqueles diretamente envolvidos nas operações diárias de um negócio vendendo ou produzindo um produto ou serviço. Essas posições podem incluir produção, marketing e vendas. Eles são as principais atividades de uma empresa e são essenciais para as operações básicas de um negócio. Devido à importância de produzir e vender, os gerentes de posições de linha têm a responsabilidade de tomar a maioria das decisões de uma empresa.

O poder e a autoridade da tomada de decisões são diferentes para os gerentes de linha e de equipe. Os gerentes de linha geralmente têm autoridade final para tomar decisões executivas na empresa e para dirigir as atividades do pessoal envolvido na produção e venda. Por outro lado, a autoridade dos gerentes de equipe limita-se a supervisionar as atividades de outros funcionários e aconselhar os gerentes de linha. Os gerentes da equipe estão subordinados às ações dos gerentes de linha.

Conflito entre Função Staff e Responsabilidade de Linha

Conflito entre trabalhadores de linha e funcionários é comum. Os funcionários da linha são geralmente mais velhos e têm mais experiência do que os funcionários da equipe, que são tipicamente mais jovens e mais instruídos com diplomas universitários. Os trabalhadores de linha podem acreditar que os funcionários são intrometidos, arrogantes e não têm experiência de campo suficiente nas principais funções da empresa. Funcionários da equipe podem dizer que os trabalhadores da linha ignoram seus conselhos e às vezes até evitam ficar perto deles.

Como resolver esses conflitos? 

PSC

A administração tem várias maneiras de resolver o conflito entre funcionários da linha e funcionários. Uma maneira é definir as responsabilidades e os níveis de autoridade de cada linha e posição da equipe, para que cada pessoa entenda seu papel no negócio. Isso possibilita responsabilizar todos os funcionários pelas consequências de suas atividades. Outra maneira é combinar trabalhadores de linha e de equipe em uma equipe responsável por atingir metas específicas da organização. Esse método força o grupo a trabalhar em conjunto em seus esforços para melhorar o desempenho e atender aos objetivos.

Cada organização e empresa precisa de certas funções de linha e equipe. Trabalhadores de linha produzem bens e serviços e vendem. Os funcionários da equipe fornecem aconselhamento e apoio aos funcionários da linha, com o objetivo de ajudá-los a alcançar os objetivos da empresa. A gerência tem a responsabilidade de especificar claramente os deveres e os níveis de autoridade de todos os cargos, a fim de evitar conflitos e ressentimentos entre os funcionários. Se o conflito surgir, os gerentes têm várias maneiras de resolver os problemas.

estrutura organizacional é um esquema que mostra as relações de subordinação e fluxos de informação dentro de uma empresa. Nela, os profissionais com responsabilidade de linha estão abaixo apenas do líder dentro da hierarquia de uma organização, e são responsáveis ​​por supervisionar os subordinados e fornecer relatórios para seu superior. Já os responsáveis pela função staff, por outro lado, não fazem parte dessa hierarquia, e têm a tarefa de supervisionar uma função específica, como, por exemplo, o setor de contabilidade.

Os gerentes de staff geralmente executam suas funções sem orientação ou aprovação superior, o que permite que eles trabalhem de forma muito mais eficiente do que os responsáveis pela linha, que devem sempre reportar ao gestor. Eles são colocados no comando de questões vitais para o negócio e que são tratadas de forma mais eficiente se o trabalho for realizado por um único indivíduo.

Os profissionais responsáveis pela linha, por sua vez, são vitais para o sucesso de qualquer negócio que esteja em crescimento. Eles são responsáveis ​​por conduzir, motivar e supervisionar os funcionários em todos os níveis de uma organização. Tomam decisões importantes dentro da sua esfera de autoridade e que influenciam diretamente a forma como a empresa faz negócios, incluindo metas de produção e políticas organizacionais.

Entenda mais sobre a importância de uma comunicação eficaz nas organizações.

O Poder das Funções Que Se Complementam

função staff e responsabilidade de linha se complementam dentro de uma organização, pois o primeiro muitas vezes desempenha um papel de apoio para o segundo. Os responsáveis pela linha podem aproveitar o conhecimento e os recursos dos gerentes de staff para resolver problemas mais complexos.

Contar com um gerente de staff em seu quadro de funcionários pode ser altamente benéfico para a empresa no que diz respeito a aspectos legais, fiscais, contábeis, por exemplo. Os responsáveis pela linha podem trabalhar de forma mais eficiente enquanto o gerente de staff supervisiona os setores com maior necessidade de conhecimento técnico.

Agora que você conheceu melhor sobre essas tarefas do RH poderá aplicá-las na sua empresa. Certamente os resultados serão muito positivos no que diz respeito ao aumento da eficiência da gestão dos processos e das pessoas.

Copyright: https://www.shutterstock.com/home