Quando se ouve uma palavra de e uma leitura bíblica, é preciso colocá- la em prática, pois “a fé sem obras é morta”. É o agir no mundo que faz o bom cristão. Da mesma forma o processo de Coaching não pode se basear apenas no encontro e no diálogo. Há uma série de atividades que ocupam o intervalo entre uma sessão e outra e que reforçam no coachee o desejo de manter a firmeza dos objetivos.

Um bom Processo de Coaching precisa ter tarefas. Com as tarefas, o coachee tem condições de assimilar, a partir das suas próprias convicções, o que foi vivenciado no setting de Coaching. As tarefas podem responder a uma pergunta do tipo: o que eu posso fazer hoje, antes de dormir, que, se eu fizer, terei a certeza de que a minha vida está dentro de um processo de mudança? O que eu posso fazer nesta semana que, se eu fizer, sentirei uma evolução positiva em toda a minha vida? Pode ser um vídeo para assistir, um livro para ler, um abraço numa pessoa que, há muito, se encontra distante; escrever ou ligar para uma pessoa amiga à qual há muito não o faz etc.

Com as tarefas realizadas, consegue-se concretizar muitas informações obtidas com o coach. E, ao desenvolver as tarefas, o estado mental do coachee se acelera para trazer o futuro em direção ao presente, fazendo emergir muitos insights, que, se colocados em prática, promoverão uma transformação mágica em muitos setores da vida pessoal, familiar e profissional.

Uma das tarefas mais clássicas que utilizamos no IBC é o cinecoaching. Esta tarefa consiste em separar um espaço de tempo para assistir a um filme indicado pelo coach. Mas essa sessão deve ser diferente, deve garantir máxima concentração e envolvimento. O coachee deve estar completamente focado no que o filme diz.

O cinema, como uma importante forma de arte, tem o poder de nos transportar para dentro de sua tela. O máximo foco ao assistir um filme, que esteja diretamente relacionado ao que o coachee está trabalhando, faz com que ele troque de lugar com os personagens e consiga entender seus problemas e suas decisões, suas emoções e suas ações.

Portanto, embora seja uma tarefa prazerosa e divertida, é preciso que você encare com seriedade e atenção o cine coaching dentro do processo de Coaching. Somente assim podemos tirar lições e aprendizados das histórias que assistimos. Como exemplo de tarefa, é importante perceber que é absolutamente possível manter uma sinergia entre o dia a dia do coachee e o processo que se conduz, usando as ferramentas corretas, dentro e fora do coachtório.

Se é possível ter insights extraordinários no decorrer do diálogo que se trava no encontro entre coach e coachee, também o é fora desse mesmo diálogo, nos momentos em que o coachee, por si mesmo, assume suas ações. A vida é o nosso objetivo maior. Expandir e ser feliz. Talvez você tenha tido muitos insights até aqui, talvez você já tenha feito algumas descobertas sobre si mesmo durante esta leitura.

PSC

Talvez você não tenha tomado nota desses insights e queira fazer uma nova leitura para se certificar deles. Esse é o caminho. Talvez você queira assumir uma tarefa ao terminar esta leitura e escrever uma carta sobre o que sentiu ou pensou durante a leitura deste livro!

Copyright: 1109658998 – https://www.shutterstock.com/pt/g/LanKogal