Sentir-se triste é algo completamente natural e que faz parte da vida humana, contudo, quando esse sentimento começa a se prolongar e se transforma em uma tristeza profunda, é necessário ligar o sinal de alerta. Se está se sentindo assim, acalme-se, pois é possível encontrar uma solução e voltar a se sentir feliz e em paz consigo mesmo. Afinal, a vida é feita de ciclos, alguns muito bons, outros nem tantos, e cada um deles tem uma importância dentro da sua história.

As Causas Mais Comuns da Tristeza Profunda

As grandes perdas estão entre os principais motivos que levam uma pessoa a experimentar uma tristeza profunda. O falecimento de um ente querido, uma demissão ou o fim de um relacionamento amoroso, por exemplo, podem ser grandes baques na vida de alguém, gerando um sofrimento que parece não ter fim. Entretanto, como tudo na vida, por maior que uma dor seja, em algum momento ela irá se tornar menor e se transformar em saudade, lição e aprendizado.

Também é importante citar que existem situações em que essa grande sensação de desânimo começa sem nenhum motivo específico. Nesse caso, é importante buscar ajuda médica, pois pode ser sintoma de uma depressão ou de outros tipos de transtornos emocionais. Por mais que o indivíduo pareça estar apenas triste, quando não há uma razão específica e isso começa a se prolongar por mais de duas ou mais semanas, é fundamental que se busque ajuda.

Lembre-se sempre que cuidar da mente é tão necessário quanto cuidar do corpo, pois o seu bem-estar geral é essencial para que seja uma pessoa saudável e possa desfrutar de cada dia com ânimo e alegria. Portanto, jamais desista de lutar pela sua felicidade, pois todo ser humano tem o direito de ser feliz e isso, claro, inclui você.

7 Dicas Para Superar a Tristeza Profunda e Recomeçar

Superar uma grande tristeza é realmente bastante desafiador, entretanto, é nos desafios que se encontram as maiores oportunidades de fortalecimento. Por isso, coloque as sete dicas a seguir em prática e verá como, pouco a pouco, conseguirá se levantar e continuar seguindo o seu caminho.

1 – Respeite a Sua Dor

No início, é importante que saiba respeitar a sua dor, porque, se ela não for vivida, em algum momento há o risco de que volte. Portanto, se permita digerir tudo o que aconteceu, chore, desabafe, pois é das cinzas que a fênix renasce e recomeça. Contudo, apenas tome cuidado para que essa fase não se prolongue por mais tempo do que o necessário, é importante que, mesmo que devagar, comece a voltar para a sua rotina e, então, vá se fortalecendo para vencer a tristeza e dar a volta por cima.

2 – Busque Apoio em Pessoas Queridas

PSC

Entendo que, quando se está triste, é natural querer ficar só, sem ter que dar explicações a ninguém do que está sentindo. No entanto, estar ao lado de pessoas que te querem bem é necessário, porque elas irão te dar apoio e força para que supere essa fase. Por isso, não tenha vergonha de ligar para um familiar ou amigo e pedir que te faça companhia, pois todo mundo já passou por momentos delicados pelo menos uma vez na vida e sofreu com isso, mesmo que seja por motivos diferentes dos seus.

3 – Reflita Sobre o Que Aconteceu

Depois de viver a fase inicial do luto, chega o momento de refletir a respeito do que aconteceu, para que identifique as lições que poderá aprender com aquela experiência. Mas faça isso de coração aberto, sem se julgar ou se cobrar, lembre-se que, independente do que tenha ocorrido, aquilo ficou no passado e não pode mais ser alterado. Portanto, olhe para trás apenas para aprender e, em seguida, volte-se para a frente, porque é nessa direção que deverá recomeçar a sua caminhada.

4 – Faça Atividades Prazerosas

A vida não é feita apenas de obrigações e todo ser humano precisa, vez ou outra, se distrair e fazer atividades que considere prazerosas. Então, pense nas coisas que mais te deixam feliz, se é, por exemplo, sair com os amigos, ir ao cinema, passar o dia no parque, visitar os seus familiares, se exercitar. As opções são as mais diversas, basta que eleja as suas preferidas e faça esse carinho em si mesmo, pois esses momentos de relaxamento e descontração também irão ajudar a te fortalecer.

5 – Lembre-se Que Tudo Passa

Existe um texto atribuído a Chico Xavier que conta que um homem tinha uma placa em cima de sua cama com os dizeres “isso também passa”. Assim, sempre se lembrava de que os momentos ruins não iriam durar para sempre, assim como os bons, que deveriam ser aproveitados ao máximo. Por isso, por mais que esteja sofrendo e que pareça que sua dor não terá fim, acredite, ela irá passar para que novos ciclos se iniciem, pois assim é a vida de todos nós.

6 – Ocupe Sua Mente

Se ficar a todo o momento pensando em problemas, acabará acreditando que não tem motivos para se alegrar, o que não é verdade, porque sempre existe algo pelo qual ser grato. Então, ao invés de ficar ocioso, pensando em coisas ruins, faça algo que ocupe a sua mente, como, por exemplo, começar um curso novo, ler um livro, se dedicar ao seu trabalho, iniciar um projeto, enfim, algo que faça sentido para você e que te estimule a dar o seu melhor.

7 – Encontre Novas Motivações

Aproveitando o gancho da dica anterior, busque novas motivações, atividades que façam com que tenha vontade de ir além. Você já descobriu qual é o seu propósito de vida, aquilo que dá sentido aos seus dias? Se ainda não, aproveite este momento para se conhecer melhor, se superar e construir o seu legado, fazendo algo que te preencha. Fazer parte de projetos voluntários também é algo extremamente positivo e que te trará uma grande satisfação por contribuir com a vida de outras pessoas.

Por mais que esteja sofrendo neste momento, acredite, essa dor irá passar, um dia irá olhar para trás e ver o quanto essa experiência te fortaleceu. Até lá, seja gentil consigo mesmo e evite se cobrar demais. Se não puder fazer tudo, faça tudo o que puder e já estará dando um grande passo.

 

Copyright: 130152032 – https://www.shutterstock.com/pt/g/jaykayl