O sumário executivo é uma ferramenta imprescindível para empresários que desejam captar investidores para o seu empreendimento. Funciona como um tipo de introdução do plano de negócios que também é uma ferramenta essencial para que um negócio seja bem-sucedido. A leitura do sumário executivo permite ter acesso resumido aos pontos mais relevantes do plano de negócios para ter uma visão do todo em menos tempo.

A função principal desse recurso é convencer quem lê o documento do potencial de sucesso do empreendimento que está sendo apresentado para a realização de um investimento. Para elaborar um sumário executivo completo e realmente persuasivo continue a leitura para saber mais detalhadamente o que é e como fazê-lo.

Conheça a metodologia capaz de potencializar seus resultados!
Clique aqui e acesse meu ebook “Leader Coach”, é um presente!

O que é o sumário executivo?

Sumário executivo consiste em um tipo de introdução do plano de negócios que é utilizado para contextualizar os tópicos que serão abordados com mais profundidade ao longo do documento. Esse sumário deve permitir que o leitor tenha uma visão geral da companhia e de sua forma de atuar no mercado, tirando suas conclusões a respeito da viabilidade ou não.

Como um bom sumário, esse documento deve apresentar todos os tópicos presentes no plano de negócios. Considere que, ao contatar um potencial investidor para sua empresa, você deve convencê-lo das chances de sucesso no menor espaço de tempo possível. Certamente, o sumário executivo é a melhor ferramenta para trabalhar nessa conversão.

Como fazer um sumário executivo?

Agora que já conheceu o conceito de sumário executivo e a sua importância como ferramenta para a captação de investimentos, confira dicas de como elaborá-lo.

1 – Tenha diferentes modelos de sumário executivo

PSC

A primeira dica da minha lista é criar diferentes modelos de sumário executivo, considerando o contato com pessoas de perfis e objetivos distintos. Cada modelo deve focar na captação da atenção de um público, a forma como você irá apresentar sua empresa para um potencial investidor é diferente de como irá apresentá-la para um possível sócio, não é mesmo?

Para criar sumários executivos de modelos diferentes, sugiro que determine enfoques específicos, como um determinado tipo de investidor, perfis de sócios desejáveis, entre outros. Em um sumário desenvolvido para investidores, o foco principal deve ser o potencial de retorno financeiro. Já para um possível sócio, é mais válido focar no propósito do empreendimento. Para um eventual parceiro, o tópico mais importante é de que forma as duas partes podem ganhar mutuamente.

2 – Termine o plano de negócios primeiro

Tendo definido qual será o foco de cada modelo de sumário executivo, de acordo com a dica acima, saiba que você somente deverá se dedicar a redigir esse documento após ter concluído o plano de negócios.

Sintetizar ideias que já foram devidamente exploradas em um texto mais longo é muito mais fácil do que tentar resumir o que ainda não existe fora do campo das ideias. Uma dica é, no decorrer da elaboração do plano de negócios, ir anotando os tópicos mais relevantes para abordar no sumário.

3 – Seja direto

O sumário executivo deve ser persuasivo, porém, direto, então, tenha cuidado para não se empolgar na apresentação de alguns tópicos que são caros para você, enquanto empresário por trás da ideia do empreendimento, mas que não fazem a diferença para um investidor, parceiro ou sócio.

O ideal é que o sumário executivo tenha de uma a três páginas, no máximo. O texto desse documento deve funcionar sozinho, ou seja, descolado do plano de negócios. Quem lê deve compreender qual é a ideia do negócio e sua base para atuar no mercado.

4 – Linguagem formal

A linguagem adotada para redigir esse documento deve ser formal, evitando o uso de pronomes em primeira pessoa. Caso tenha dificuldades com a escrita, você pode contratar um profissional da área de redação executiva para revisar.

5 – Partes essenciais do sumário executivo

Para finalizar as dicas de como elaborar o seu sumário executivo, fique com uma lista dos tópicos essenciais que devem compor o documento.

Descrição da empresa

É o tópico referente à apresentação dos dados da companhia como seu nome, segmento de atuação, o que produz, qual necessidade supre, quem são os seus clientes, entre outros. Também devem ser mencionados os sócios com um breve perfil de cada um.

Justificativa do empreendimento

Apresente o motivo pelo qual sua empresa é essencial para o mercado, busque impactar o leitor, apresentando questões relevantes e reais. Considere qual é o diferencial competitivo do seu negócio e o que justifica a sua criação.

Visão, Missão e Valores

A visão de uma empresa é a projeção do que se espera que ela seja no futuro. Já a missão é o que a companhia se propõe a fazer no mercado. Por fim, os valores são os princípios de moral e ética que serão adotados no dia a dia da organização.

Análise de Mercado

Apresentação do setor em que a empresa irá atuar e como ela conquistará sua participação. É importante usar pesquisas e dados obtidos de fontes oficiais para corroborar suas afirmações.

Plano de Marketing

Neste tópico é interessante apresentar quais são as possíveis estratégias para a promoção da companhia em seu mercado.

Planejamento da operacionalidade

Defina quais são as operações cruciais para que a empresa se mantenha operacional.

Planejamento Financeiro

Este é um tópico especialmente importante para a captação de investimentos. Apresente um resumo do planejamento financeiro, demonstrando quais são os recursos necessários para dar início às atividades e possíveis fontes desses recursos. Explique como os objetivos podem ser conquistados no viés das finanças.

Planejamento jurídico

Liste os requisitos legais para que a empresa possa atuar no mercado, bem como o que é necessário para sua formalização.

Mercado de atuação

Contextualize o mercado em que a companhia será inserida, com destaque para os pontos mais importantes.

Equipe

A estruturação da equipe de trabalho deve ser apresentada de forma direta, com o número de profissionais com foco nas competências necessárias. Se já tiver uma equipe em mente, procure convencer o interlocutor que os colaboradores em questão são preparados.

Resumo financeiro

Neste tópico, apresente dados concretos do planejamento financeiro que fazem parte do plano de negócios, como valor de investimento inicial, fluxo de caixa, proposta de investimentos, projeções de receitas, entre outros.

Objetivo e metas do plano

Apresente o objetivo e as metas da companhia ao iniciar suas atividades no mercado. Resuma as principais metas.

Gráficos

Adicionar gráficos com projeções pode ser uma forma interessante de chamar a atenção do leitor, use um design interessante.

O sumário executivo deve apresentar um compilado resumido das informações do plano de negócios. Um documento que pode ser muito útil em várias situações.

Aproveite para deixar seu comentário e compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!