Quando algo de bom ou ruim acontece em sua vida, a quem atribui? Saiba que, por mais que situações de sorte e azar possam acontecer, é preciso se responsabilizar por suas ações, para que assuma uma postura ativa, de alguém que age e constrói a sua própria história e não de um mero expectador. O acaso pode vir para ajudar ou, em alguns casos, atrapalhar, mas, no final das contas, são as suas decisões que irão realmente fazer a diferença.

Sorte e Azar – Por Que é Importante Desapegar Desses Conceitos?

Colocar todas as responsabilidades nos ombros do acaso é algo extremamente cômodo, contudo, o preço a se pagar por isso é extremamente alto e envolve abrir mão do seu poder de ação e de escolha. É preciso saber diferenciar as situações que realmente aconteceram por obra do destino daquelas que precisaram ou ainda precisam de uma atitude da sua parte.

Um indivíduo que perde o emprego e escolhe acreditar que tudo aconteceu por uma questão de azar irá deixar passar uma grande oportunidade de rever as suas atitudes, identificar onde errou e buscar melhorar. Por outro lado, uma pessoa que se dedicou e estudou para se preparar para um concurso público, por exemplo, e credita a sua aprovação apenas à sorte, está deixando de se valorizar e reconhecer o seu esforço.

A partir do momento em que parar de classificar as coisas que lhe acontecem em sorte ou azar irá se dar conta de que possui um poder extraordinário para escolher o seu próprio caminho e ir em busca da sua felicidade. Portanto, evite dar ao acaso um grau de importância maior do que dá para as suas escolhas, porque são elas que farão com que se desenvolva, aprenda com os seus erros e possa ir além.

Dicas Para Construir a Sua Própria Sorte

Agora que já sabe a importância de assumir uma postura ativa em sua vida e parar de dizer que determinada situação foi fruto de sorte ou azar, confira dicas para construir a sua própria sorte e aprender com as experiências que fugirem do seu controle.

1 – Seja uma Pessoa Positiva

Todas as pessoas experimentam situações boas e ruins em seu dia a dia, a diferença está na forma com a qual cada uma enxerga tudo isso, se é dando maior atenção para as coisas boas ou para as ruins. Ser positivo é sair do piloto automático e ser grato por todas as bênçãos que recebe mas, claro, sem fechar os olhos para os problemas. Ao adotar essa postura verá o quanto a sua vida irá mudar para melhor, pois as suas ações serão guiadas por um sentimento bom, de satisfação e motivação.

2 – Esteja Atento às Oportunidades

PSC

Nem sempre a sorte surge em sua frente como se fosse um presente, muitas vezes ela vem na forma de uma oportunidade, uma semente que precisa ser plantada e cultivada e, por isso, para que realmente traga benefícios é necessário que saiba abraçá-la. Nesse sentido, ao invés de fazer sempre as mesmas coisas, da mesma maneira, permita-se olhar ao seu redor. Às vezes, uma sugestão que alguém lhe dá pode não ser exatamente o que está procurando, mas, talvez, disso possa surgir uma ideia que se transformará em algo extraordinário.

3 – Dê uma Chance Para o Novo

Por mais que esteja plenamente satisfeito com o seu trabalho e a sua vida de uma forma geral, sempre existem coisas novas que podem vir para somar e tornar o que já é bom em algo fantástico. Por isso, se alguma vez já teve preconceito com coisas novas, elimine isso da sua mente. Permita-se conhecer lugares, pessoas, atividades, porque antes disso não há como formar uma opinião. Dê uma chance para tudo aquilo que a vida lhe oferecer, se não gostar, pelo menos terá vivido uma experiência nova.

4 – Trabalhe Duro

O sucesso vem para aqueles que correm atrás e dão o seu melhor para se tornarem dignos dele. Então, ao invés de sentar e esperar que a sorte bata à sua porta, vá atrás, batalhe, faça por merecer. E um ponto bastante importante, é que valorize os seus próprios esforços e tenha a consciência de que é, sim, um bom profissional e uma boa pessoa. Se valorizar nada tem a ver com ser arrogante e sim com cultivar amor-próprio e autoestima.

5 – Aceite Que Contratempos Acontecem

Por mais detalhados que sejam os seus planos, é natural que contratempos aconteçam. E, mesmo que problemas apareçam decorrentes de ações suas, não se culpe. Se isso acontecer contigo, evite desanimar e se sentir uma pessoa sem sorte, prefira analisar a situação de maneira racional e aprender com aquilo, porque toda experiência tem algo a ensinar. Lembre-se sempre que você não tem o poder de controlar tudo, mas pode escolher como agir em cada situação.

6 – Faça o Bem Sempre

Um dos principais preceitos do hinduísmo diz que tudo aquilo que vai volta, ou seja, as suas ações têm consequências e, se fizer o bem, ele encontrará uma forma de retornar para você. Por isso, procure sempre fazer o bem, não por querer receber algo em troca e sim porque isso te faz feliz. Então, todas as consequências dos seus atos de bondade voltarão para você de forma natural, como um presente.

7 – Concentre-se no Agora

Existem coisas que estão ao seu alcance mudar e outras não. Portanto, ao invés de focar naquilo que não tem o poder de alterar, prefira manter o foco no presente, porque é aqui e agora que a sua realidade pode ser transformada. Agindo assim, conseguirá identificar as oportunidades que surgirem com maior clareza e, então, terá maiores chances de construir a sua própria sorte e alcançar todos os seus objetivos.

Como bem disse o grande cientista francês Louis Pasteur, a sorte favorece as mentes que são bem preparadas. Por essa razão, escolha sempre agir ao invés de sentar e esperar que ela bata à sua porta. Vá atrás, lute, batalhe, se dedique e jamais permita que chamem o resultado do seu trabalho duro de sorte. Reconheça o seu valor!

Copyright: 743531050 – https://www.shutterstock.com/pt/g/kikkerdirk