Quando se fala em solidão, muitos imaginam pessoas sozinhas e sem ninguém por perto. Entretanto, existe a solidão que ocorre mesmo quando se está em um relacionamento amoroso, o que costuma ser fruto da frieza emocional do parceiro. Um casal pode chegar a esse ponto por diversos motivos, como, por exemplo, a rotina após anos juntos ou mesmo porque o sentimento de um dos envolvidos acabou.

Sentir-se só mesmo estando em um namoro ou casamento é extremamente doloroso e complexo, porque você tem ao lado a pessoa que ama, mas, ao mesmo tempo, não sente que esse amor é retribuído. E uma relação precisa de equilíbrio para se manter saudável, para que nenhum dos dois sinta que está investindo sozinho. Apenas o sentimento não é suficiente para fazer as coisas darem certo, é preciso haver parceria e o comprometimento de ambos.

Como identificar a frieza emocional na pessoa amada?

É bastante comum que a pessoa que vive um relacionamento em que há frieza emocional da outra parte demore a identificar o que está se passando. Isso porque, com o dia a dia, é natural acabar deixando certas coisas para lá. Dessa maneira, ela vai encontrando desculpas para cada atitude negativa do parceiro, como uma forma de se proteger do sofrimento.

Algumas dessas desculpas mais comuns incluem: “ele (a) foi grosseiro comigo porque está preocupado (a) com coisas do trabalho” ou “ele (a) não me apoia nesse novo projeto porque está com ciúmes”, e assim por diante. Então, o tempo passa e quando essa pessoa se dá conta, está vivendo uma relação fria, em que não há mais proximidade e nem intimidade.

Para evitar chegar a esse ponto, existem alguns sinais que demonstram a frieza emocional por parte da pessoa amada, veja quais são eles.

1 – Você não é mais uma prioridade na vida do outro

Por mais que cada pessoa tenha uma vida fora do relacionamento, como sua família, amigos e trabalho, é natural que o parceiro seja considerado uma prioridade. Isso pode ser percebido através de atitudes como: conseguir um tempo para estar com a pessoa amada mesmo com uma agenda atribulada, fazer planos para o futuro que a incluam e assim por diante. Quando há frieza emocional por parte do parceiro, ele não demonstra que prioriza a relação em nada, nem no dia a dia e nem na hora de fazer planos.

2 – Ele fala com você de forma rude

PSC

Por mais que cada indivíduo tenha o seu temperamento, de modo geral, pessoas que se amam tendem a ser gentis e carinhosas umas com as outras. Quando uma passa a falar de maneira rude com a outra, demonstrando não ter qualquer consideração, é um forte indício de que o sentimento acabou. Se está passando por isso, reflita a respeito, porque ninguém merece ser tratado com grosseria, principalmente se for pela pessoa que um dia escolheu compartilhar a vida contigo.

3 – Vocês não têm momentos juntos há muito tempo

Por mais que a grande maioria das pessoas tenha uma rotina atribulada e cheia de compromissos, é fundamental que um casal se esforce para manter seus momentos juntos. Pode ser sair para jantar, dar um passeio no parque, assistirem um filme em casa, qualquer coisa que gostem. Quando esses momentos juntos se tornam cada vez mais escassos, você tenta programar algo, mas a outra pessoa não faz nenhum esforço, pode ser que esteja vivendo esse relacionamento sozinho.

4 – Apenas você se esforça para manter a relação

Podemos comparar um relacionamento a uma balança, e é preciso manter as duas partes com o mesmo peso para que o equilíbrio aconteça. É claro que nem sempre os dois estarão exatamente na mesma frequência, pode acontecer de um se dedicar um pouco mais em determinada fase, depois o outro. Apenas é importante tomar cuidado para evitar que essa dedicação não fique muito destoante, porque quando apenas um se esforça para manter as coisas funcionando pode ser um sinal de que o outro não está verdadeiramente envolvido.

5 – Não há mais diálogo entre vocês

O diálogo é a chave para todos os tipos de relacionamentos humanos. É através dele que duas pessoas se conhecem e podem entrar no mundo uma da outra, aprender e ensinar. Quando não há conversa, o casal tende a se comunicar apenas quando as coisas estão insustentáveis, então, em vez de diálogo, há discussões que tornam o clima cada vez mais negativo. Se você se esforça para conversar com o seu parceiro e não sente essa mesma vontade vinda dele, é mais um indício de solidão no relacionamento.

Como lidar com a frieza emocional em um relacionamento?

Caso perceba que está realmente vivendo um relacionamento sozinho, sem notar qualquer esforço da outra parte, existem dois caminhos a seguir. O primeiro é chamar o parceiro para uma conversa franca, com muito respeito e tranquilidade, para que entenda exatamente o que está acontecendo e saiba se há vontade da parte dele de manter a relação. Faça isso se achar que vale a pena e, claro, se houver amor da sua parte.

Pode ser que ele assuma que a relação já acabou e que apenas estava acomodado nessa situação ou que não havia se dado conta que estavam tão distantes. Não há como prever qual será a resposta, por isso o diálogo é importante, para dizer o que está sentindo e, principalmente, ouvir com atenção o outro lado.

Caso sinta que a relação já está totalmente desgastada, que você se magoou demais e não deseja continuar, existe o segundo caminho, que é o rompimento. Por mais doloroso que seja colocar fim a um relacionamento, principalmente se passaram anos juntos, se não está mais feliz, o melhor a fazer é realmente colocar um ponto final e seguir sua vida.

Lembre-se sempre que você não precisa se submeter a uma relação que não vai bem por medo de ficar sozinho, até porque viver isso já é estar só, mesmo que fisicamente acompanhado. Antes de amar outra pessoa, se ame em primeiro lugar, se sinta completo, então, quando se apaixonar novamente será para agregar e te fazer ainda mais feliz.

Se este conteúdo te ajudou de alguma maneira, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude mais pessoas que possam estar passando pela dor da solidão em um relacionamento.

 

Copyright: 1296885874 – https://www.shutterstock.com/pt/g/martinmark