sofrer-por-amor

Sofrendo Por Amor? Entenda os Motivos e Não Deixe Esse Sentimento Te Dominar

Por: José Roberto Marques | Blog | 14 de outubro de 2020

O amor é um sentimento extraordinário e transformador, que nos faz sentir vivos e completos. Contudo, quando, por alguma razão, o ser amado se distancia, a dor passa a fazer morada no coração daquele que ama. Se você está sofrendo por amor e deseja entender melhor o que está sentindo a fim de resolver todas as questões que te afligem, continue acompanhando este artigo. Se conhecer e entender o que acontece em seu coração e sua mente é o caminho para lidar com serenidade com o que está passando e possa voltar a ser feliz no amor.

Por Que Estou Sofrendo Por Amor?

A maioria das pessoas já sofreu por amor pelo menos uma vez na vida. Seja na adolescência ou vida adulta, essa experiência é quase que uma unanimidade e pode acontecer após o fim de um relacionamento, por medo de se declarar, de ser rejeitado após a declaração, infidelidade, entre outros motivos. A sensação é a de um vazio profundo, como se a presença do outro fosse indispensável para a sua sobrevivência.

Para Freud, o amor é um sentimento que leva os indivíduos a se tornarem mais vulneráveis, porque eles passam a se concentrar quase que exclusivamente no ser amado. Dessa forma, quando a decepção acontece, eles se “tornam incompletos”, como se realmente estivesse faltando uma parte sua. Já nos casos em que há a reciprocidade, ou seja, o amor é correspondido, há uma sensação maravilhosa de segurança e completude.

Outro ponto relacionado ao sofrimento amoroso é a criação de expectativas irreais, a chamada idealização. Quando uma pessoa se apaixona, pode chegar a criar quase que um personagem perfeito em sua mente, com todas as qualidades que ela imagina e deseja que o outro tenha. Conforme o tempo passa, vai conhecendo seu par como ele realmente é, e, então, se frustra porque as suas expectativas não foram atendidas. Em muitos casos, essa situação é contornada, afinal a perfeição não existe, e o relacionamento continua, porém, em outros, as diferenças se tornam maiores, levando ao rompimento.

Dicas Para Superar o Sofrimento Amoroso

Ninguém está fadado a sofrer e parar a sua vida porque seu amor não foi correspondido. Claro que é natural ficar triste, mas é possível superar essa dor e utilizá-la para adquirir experiência e se tornar mais forte. Confira as dicas poderosas que preparei para que evite que o sofrimento te domine.

1 – Aprenda Com o Sofrimento

Quando se está sofrendo por amor, é natural desejar esquecer a outra pessoa. Entretanto, esse esquecimento deve ser apenas no sentido do coração e não da mente. Evite desejar apagar completamente o que viveu da sua memória porque é esse tipo de experiência que fará com que aprenda e se desenvolva. Um rompimento se mostra como uma boa oportunidade para se conhecer melhor também; rever atitudes e, assim, identificar o que fez de bom e o que pode ser melhorado na próxima relação.

Cada pessoa que entra na sua vida te oferece uma chance de aprender com ela e, também, de ensinar. É esse compartilhamento que faz os relacionamentos valerem a pena, independente do seu tempo de duração. Valorizar e ser grato pelo aprendizado são os primeiros passos para transformar o sofrimento em algo positivo e que irá agregar algo de bom em vida.

Você é feliz?

2 – Se Ame em Primeiro Lugar

Para amar alguém de forma saudável tanto para você quanto para a outra pessoa é necessário se amar em primeiro lugar. Essa atitude nada tem a ver com o chamado narcisismo, mas sim com autoestima e autoconfiança. Ao desenvolver essas qualidades em seu interior, irá descobrir o seu valor e passará a se sentir completo, sem depender de terceiros para isso.

Para que um relacionamento seja positivo e feliz é essencial que a outra pessoa sinta-se assim também, venha para somar e não para cobrir ausências. Dessa forma, um poderá agregar a vida do outro e tornar aquilo que já é bom extraordinário. Invista no seu autoconhecimento, descubra o ser maravilhoso que é e estará pronto para amar e ser amado plenamente.

3 – Lembre-se de Tudo o Que Já Superou

Geralmente, aqueles que estão sofrendo por amor acreditam que nunca conseguirão superar essa dor e que irão amar a mesma pessoa para sempre, mesmo sem serem correspondidos. Mas, basta que reflita e se lembre de todos os desafios que já superou para se dar conta de que também conseguirá se reerguer dessa vez. Você é muito mais forte do que imagina e, assim como se acostumou a viver com esse sentimento, irá se acostumar novamente a viver sem ele.

Quando se vive de forma automática, sem parar para refletir sobre as experiências, é natural dar maior enfoque para as coisas negativas, esquecendo-se das conquistas e superações. Então, pegue papel e caneta e faça este exercício que é simples, mas muito eficaz: crie uma lista com todos os momentos em que conseguiu superar um obstáculo e seguir em frente. Depois disso tenho a certeza de que se sentirá mais forte.

4 – Não Crie Expectativas Demais

Como disse anteriormente, a criação de expectativas em excesso resulta quase sempre em decepção. Nesse sentido, procure evitar que a ansiedade ou a carência alimente esperanças de reconciliação ou de conhecer logo outra pessoa que te faça esquecer-se da anterior. Permita-se viver no agora, para desfrutar de cada experiência do presente sem a interferência de expectativas a respeito do que pode ou não acontecer.

Claro que não é do dia para a noite que mudará esse comportamento, mas se der o seu melhor e se esforçar um pouco mais a cada dia, conseguirá transformá-lo. Mantenha apenas esperanças em relação a si mesmo, assim poderá transformá-las em metas e trabalhar para realizá-las. Canalize as suas energias para aquilo que tem o poder de alterar.

5 – Encontre um Novo Foco

Ao invés de passar os seus dias pensando na pessoa amada, acessando as redes sociais dela e vivendo sempre em busca de informações a respeito do que ela está fazendo, se já está em um novo relacionamento ou se está sofrendo, mude o foco. Encontre atividades que lhe deem prazer, pare de se torturar e encontre algo que agregue algo de positivo à sua vida. Que tal fazer um novo curso, uma viagem, sair com os amigos, passar mais tempo com a família? Olhe só que boas ideias! Isso irá fazer com que comece a encontrar motivos para ser feliz em outros lugares, tornando o sofrimento cada vez menor.

O amor, para ser positivo precisa vir de dentro para fora. Apenas se amando em primeiro lugar é que conseguirá ter um relacionamento saudável e que  seja construtivo e feliz para você e para o outro também. Acredite – você é capaz de superar essa fase delicada e voltar a sorrir. A sua vida é preciosa, ame-se e valorize-a!

Copyright: 375819373 – https://www.shutterstock.com/pt/g/peerayot

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: