O ser humano é feito de sentimentos, emoções e sensações, que variam de acordo com circunstâncias externas e internas. Nesse sentido, enquanto um indivíduo pode estar se sentindo muito bem em determinado contexto, outro pode estar experimentando uma sensação de incômodo. Por isso, se deve evitar buscar respostas externamente sobre o que se passa em nosso interior, porque só a gente sabe o que sente e o que carrega dentro de si. Continue acompanhando e saiba como fortalecer o seu diálogo interno.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso “Mundo do Coaching”!

Só a Gente Sabe o Que Sente e o Que Se Passa em Nosso Interior

Imagine uma pessoa que, aos olhos dos demais, tem uma vida perfeita. Uma carreira bem sucedida, um relacionamento estável, estabilidade financeira, tudo parece ir muito bem. Contudo, apenas ela sabe o que sente, pois de nada adianta ter tudo isso que a sociedade julga positivo, se em seu interior as coisas não estiverem bem. O trabalho, o relacionamento e a vida em geral, apenas contribuem para a felicidade de alguém quando há uma conexão com o que se espera e deseja da própria realidade.

Considerando tudo isso, podemos perceber o quanto é importante olhar para dentro, ouvir a si mesmo e se questionar se as escolhas feitas correspondem às próprias expectativas ou de terceiros. Afinal, de nada adianta se todos ao seu redor acharem que a sua vida é perfeita, pois, se os caminhos trilhados não tiverem um significado especial para você, tudo perde o seu sentido e importância.

Lembrando que a intenção não é se fechar completamente para o que as outras pessoas dizem, afinal, os conselhos daqueles que te amam podem ser muito valiosos. Contudo, é necessário que a palavra final seja sempre sua e que venha embasada nos seus valores e nas coisas que julga serem as mais importantes.

A Subjetividade dos Sentimentos é a Responsável Por Cada um Saber o Que Sente

Quando alguém pergunta qual é a sua altura, a resposta é facilmente dada através de números, certo? Porém, quando a pergunta envolve sentimentos, a resposta já se torna um pouco mais complexa, já que não existe uma métrica para dizer o quanto se ama alguém, se está feliz ou triste com algum acontecimento. Por mais que ame em grande intensidade, não é possível, por exemplo, comparar com o que um terceiro sente, já que se trata de algo totalmente subjetivo, ou seja, que está relacionado ao sujeito e suas particularidades.

PSC

É por isso que nunca devemos julgar os sentimentos alheios e considerar determinada reação pequena ou intensa demais, porque somos todos seres únicos. Assim, é natural que algo que considere banal seja recebido de forma dramática por outra pessoa e vice-versa, porque cada um teve os seus motivos para tal, que são baseados nos valores e nas experiências vividas. É importante considerar isso para sermos empáticos uns com os outros e respeitarmos as individualidades de cada um.

5 Dicas Para Viver em Harmonia Com os Próprios Sentimentos e os das Outras Pessoas

Ter a consciência de que cada pessoa sabe o que sente e a intensidade em que sente, e que não há como mensurar isso para alguém, é importante tanto para ter relacionamentos mais positivos com terceiros quanto consigo mesmo. Veja, a seguir, algumas ações que te ajudarão nisso.

1 – Ouça os Seus Sentimentos

Ouvir os próprios sentimentos é uma atitude primordial quando se trata de viver em harmonia consigo mesmo. Afinal, agindo assim, deixará de viver no modo automático, apenas reagindo às circunstâncias e sem controle algum do que lhe acontece. Portanto, sempre se questione e ouça a sua voz interior, pois assim estará se conhecendo melhor e fortalecendo cada vez mais essa necessária e poderosa conexão interna.

2 – Aceite Também os Sentimentos Ruins

Ao ouvir os seus sentimentos, irá se deparar com emoções boas e ruins, pois ambas fazem parte da realidade de todo ser humano. Em se tratando especificamente das ruins, evite negar que elas existem, pois essa atitude pode fazer com que se tornem ainda mais intensas. Prefira olhar para elas com naturalidade e respeito, acolhendo e aceitando aquela realidade, porque é assim que conseguirá encontrar soluções e agir para transformar o que deseja.

3 – Saiba o Que Faz Sentido Para Você

Durante o seu processo de conexão interna e autoconhecimento, terá a oportunidade de identificar quais são as coisas que mais fazem sentido para você. Isso é fantástico, porque permitirá que tome decisões de modo mais assertivo, considerando os seus valores, objetivos e desejos, sem se deixar levar por pressões externas e pelo desejo de ser aceito por determinado grupo. Lembre-se sempre que mais importante do que ter suas ações aprovadas por terceiros, é ser aprovado por si mesmo e se sentir satisfeito com suas escolhas.

4 – Tenha Empatia Pelos Sentimentos Alheios

Um dos benefícios de fortalecer a conexão que tem consigo mesmo e se conhecer melhor, é se tornar mais empático em relação aos demais. Afinal de contas, ao entender a sua própria complexidade, irá perceber que todo indivíduo tem as suas características e nuances e que, portanto, não dá para julgar e medir um terceiro usando a sua régua. Quanto mais você se conhece, mais se cura, se potencializa e se torna empático com as outras pessoas, e isso é fantástico!

A autoconfiança só é possível se você está de bem com
a vida. Quer saber em qual nível está a
sua felicidade? Clique aqui

5 – Invista no Diálogo Para Chegar ao Entendimento

Para finalizar, é importante deixar claro que o fato de sermos diferentes não anula a necessidade de buscarmos o entendimento com as pessoas ao nosso redor. E a melhor maneira de fazer isso é através do diálogo, do explicar e, principalmente, do ouvir, do acolher. Faça isso sempre que perceber a necessidade de entender o outro ou demonstrar o que está sentindo, seja para compartilhar o fardo de um sofrimento ou demonstrar alegria pela felicidade de alguém, afinal, é exatamente essa troca que fortalece os relacionamentos humanos.

Só a gente sabe o que sente, portanto, respeite a sua individualidade, ouse ser quem você é e optar pelos caminhos que fizerem sentido para a sua consciência. Faça isso e se liberte de cobranças e pressões, buscando sempre as respostas dentro de si.

Copyright: Por miniwide – ID do vetor stock livre de direitos: 1077285164