jose-roberto-harvard

Com o Zé em Harvard – Sistema de Crenças e Valores

Por: José Roberto Marques | Blog | 22 de abril de 2019

“Ser de Luz! Protagonizei um dos momentos mais importantes da minha carreira e da minha história. Um sonho que idealizei há 10 anos e foi materializado. Ministrei um Workshop na Brazil Conference em Harvard e você poderá acompanhar cada detalhe sobre os assuntos que compartilhei em artigos exclusivos aqui no meu blog!”


Entendendo mais sobre crenças e valores


Você sabe o que são crenças? As crenças são as nossas convicções, aquilo que aceitamos como norma para nós mesmo e para a nossa realidade. Elas são extremamente poderosas, responsáveis por grande parte daquilo que nos motiva e impulsiona ou que nos coloca para baixo e faz com que fiquemos para trás.

Elas podem ser formadas ainda na infância, sendo internalizadas e estabelecidas em nossa psique e são construídas por muitos fatores como familiar e social. São essenciais na vida de qualquer um, pois podem contribuem para nossa visão de que somos capazes, ou não, de realizar alguma coisa.

Por isso é tão importante ficar atento ao nosso sistema de crenças e valores, pois aquilo que acreditamos, o que repetimos e internalizamos se torna a nossa verdade. As nossas crenças fazem com que acreditemos ou não que algo pode acontecer, que temos merecimento, que somos capazes de realizar, elas influenciam nosso comportamento.

Existem dois tipos de crenças, as limitantes e as fortalecedoras. As primeiras são influências negativas de que você não vai conseguir, de que não é bom o suficiente, de que nada dá certo, elas frustram nossa visão e nos atrasam. Já as crenças fortalecedoras são ideais positivas que nos empoderam, que nos fazem ver as coisas, as pessoas e a nós mesmos com mais otimismo. Isso nos impulsiona a alcançar nossos sonhos e nossas metas pois sabemos que somos merecedores de Abundância e Prosperidade.

Como você acredita que está o seu sistema de crenças? Acredita que você é movido mais pelas crenças fortalecedoras e positivas ou pelas negativas e limitantes, que nos bloqueiam? A verdade é muito comum ouvirmos em nossa empresa, de nossos colegas, até mesmo de parentes e amigos a frase: “isso não vai dar certo. ” Isso pode ser muito influente em nós, mas não devemos nos abater por tais afirmações, que em nada contribuem para nossas vidas e para o nosso progresso.

Nós somos seres que repetem e vivem as nossas programações mentais como verdades. Elas acabam por ficar alojadas dentro de nós como absolutas. Quando nascemos somos seres de Luz puros, ainda não fomos influenciados por nada, somos uma tela em branco. Com o tempo essa criança vai vivendo e sofrendo reverberações do mundo e isso vai criando sombras em seu Ser.

Até os dois anos de idade nosso sistema de crenças nada mais é do que o amor e afetividade que recebemos de nossos pais e familiares. Quando não recebemos este amor tão necessário em nossos primeiros anos de vida, somos afetados e podemos perceber o mundo de uma maneira negativa. Mas há uma esperança, tudo aquilo que vivemos no passado pode ser ressignificado. Assim também são nosso sistema de crenças e valores que podem ser reprogramados, afinal nosso cérebro é plástico.

Em se tratando deste importante sistema os valores são aquilo que guiam nossas vidas, nossas ações e Resultados. Eles são as qualidades que certificam as pessoas, eventos e outros, fazendo com que eles pareçam positivo ou negativos. Para nos certificarmos de quais são nossos valores temos que nos perguntar aquilo que é importante para nós.


(…)aquilo que acreditamos, o que repetimos e internalizamos se torna a nossa verdade.


O que é importante para você? Seu trabalho, ganhar dinheiro, sua família, ter filhos, estudar, viajar e conhecer o mundo? Aquilo que importante para nós nos move, nos motiva, se torna nossa prioridade. Nossas verdades nascem daqui também, de nossos valores.

Nossas crenças e valores nascem de nossos Significados, ou seja, o que significa para você o trabalho, ter filhos ou não? Cada significado que damos é uma sentença de quem nos tornamos. Assim o que significa a família para você, o trabalho, o lazer, o dinheiro, a saúde, a espiritualidade. Dependendo do significado que você dá para cada uma dessas coisas a sua realidade pode ser diferente. Eles influenciam nossa percepção sobre nós mesmos e sobre o mundo e derradeiramente as nossas ações e resultados.

Há uma crença muito importante sobre o que significa dinheiro e sobre a dificuldade de ganhá-lo. No nosso inconsciente coletivo acreditamos que haja uma grande dificuldade nisso. É importante saber: nossas crenças carregam com si energias poderosas, então fique atento se você não está sendo influenciado por crenças negativas, sobre o dinheiro, ou qualquer outro assunto.

É essencial entender quais são nossas crenças, nossos valores e nossos significados, eles têm influência em nossas verdades e em nossa percepção sobre a realidade. Se você acredita em si, fará de tudo para conseguir alcançar seus sonhos e objetivos, acreditará no merecimento que o Universo tem preparado para te oferecer, assim gerará mais Abundância, Prosperidade e Resultados mais Extraordinários sempre. Acredite em você e em seu potencial infinito!

Deixe seu Comentário: