CTO é a sigla em inglês para o termo Chief Technology Officer. Na prática esta é a função do diretor técnico, que é o profissional responsável por cuidar de todas as ações que dizem respeito à infraestrutura tecnológica da empresa. Porém, este cargo não é encontrado em todas as organizações, sendo mais frequente naquelas focadas em Tecnologia da Informação – TI.

A função do CTO está em garantir que os sistemas tecnológicos e de informação estejam sempre em perfeito funcionamento. Assim, tanto nas empresas de tecnologia, como nas indústrias, este profissional é responsável por desenvolver soluções científicas e tecnológicas que evitem problemas técnicos em relação aos produtos e serviços por ela desenvolvidos.

Conheça os passos que vão te tornar um Líder Extraordinário!
Clique aqui e baixe meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

Principais Responsabilidades do CTO

Cabe a este profissional ter visão sistêmica para identificar as ameaças e oportunidades tecnológicas da empresa; gerenciar as equipes de desenvolvimento de novas soluções e tecnologias e, com elas, desenvolver novos produtos.

Também é seu papel trabalhar junto à alta direção na tomada de decisões assertiva, estar sempre atento às tendências de mercado, sejam elas sociais ou culturais, ser um porta-voz da estratégia empresarial frente aos stakeholders e garantir que as práticas utilizadas pela empresa estejam seguindo as normas técnicas no que tange sua conformidade.

A Importância do Chief Technology Officer Para as Empresas

O Chief Technology Officer tem uma importante missão, pois é dele a responsabilidade de transformar os objetivos estratégicos das empresas em realidade. Isso quer dizer que é dele a função de colocar em prática estas metas por meio do desenvolvimento de soluções em tecnologia.

PSC

Se, por exemplo, a empresa deseja aumentar a sua produtividade, cabe ao CTO desenvolver máquinas ou sistemas mais ágeis e efetivos, que possibilitem à organização alcançar os resultados que objetiva, do modo que planeja.

Isto se aplica, de modo geral, a todos os setores que necessitam de inovações e melhorias constantes, uma vez que cabe ao diretor técnico trabalhar continuamente para que a empresa esteja sempre à frente.

Papel e Responsabilidade do CTO na Empresa 

Antes de contratar um profissional para administrar o lado técnico de sua empresa, você precisa entender completamente o papel de uma CTO em uma empresa e quais responsabilidades essa posição implica.

O próprio chefe de tecnologia sugere que a pessoa que ocupa esta posição é responsável pela tecnologia dentro da organização, embora essa definição de função do CTO é excessivamente geral e não esclarece muito suas responsabilidades. Além disso, tenha em mente que não há um padrão uniforme quanto ao que um CTO deve realmente fazer. Enquanto a maioria das organizações mantém o termo CTO, algumas empresas usam títulos alternativos como chefe de engenharia, para esse trabalho.

A descrição do papel do CTO é vaga porque o título do trabalho geralmente significa coisas diferentes em empresas diferentes. O que uma empresa espera de seu CTO pode ser totalmente diferente do que a expectativa de outra. O mesmo vale para o cargo de chefe ou vice-presidente de engenharia. Vamos dar como exemplo em uma Startup de Tecnologia. Qual o papel do CTO para esse tipo de empresa, as responsabilidades dessa posição e as habilidades necessárias para realizá-las.

Tipos de CTO 

Existem muitas classificações de CTOs, mas a maioria delas não pode fornecer uma explicação clara sobre quais responsabilidades a função da CTO envolve. Mas conseguir a diferença entre, por exemplo, um diretor de inovação tecnológica e um diretor de tecnologia de inovação liderado por empresas ainda pode ser difícil.

Dentro de uma organização, um CTO pode se concentrar em:

Liderança técnica

Esses CTOs são desenvolvedores habilidosos com grande experiência em programação, design de arquitetura de software, configuração de infraestrutura baseada em nuvem e assim por diante. O papel desses profissionais é codificar e verificar o código escrito por outros desenvolvedores da equipe.

Gestão operacional

Nesse caso, um CTO é basicamente um gerente operacional responsável pela supervisão da equipe de engenharia. Como de costume, o CTO ainda é um desenvolvedor de “nível A” com profundo conhecimento de programação, mas as tarefas puramente relacionadas ao desenvolvimento ficam em segundo plano. Em vez de codificar, esses CTOs moldam a estratégia de tecnologia e gerenciam os esforços de engenharia dentro de suas organizações.

À medida que uma startup de tecnologia cresce, o foco do CTO geralmente muda de tecnologia para gerenciamento. 

A Evolução do papel da CTO

É importante perceber que um CTO tem uma missão fundamental: garantir que a tecnologia da organização atenda integralmente à sua estratégia de negócios. Não importa se uma empresa é uma startup, recém fundada ou uma grande empresa de milhões de dólares e centenas de funcionários, esse continua sendo o papel mais importante de um CTO.

Vamos dar uma olhada em quais etapas cada startup de tecnologia passa para entender melhor como a função CTO em uma empresa evolui.

1ª Etapa: ideia de negócio

Qualquer startup de tecnologia começa com uma ideia de negócio. Nesta fase, pode até não haver uma empresa. Os fundadores se reúnem para debater, desenvolver suas ideias e redigir um plano de negócios viável. Com muita experiência técnica, um CTO (que geralmente é um co-fundador) valida a viabilidade técnica da ideia de negócio e sugere possíveis soluções técnicas para implementar um produto de software.

2ª Etapa: inicialização

Se uma ideia de negócio recebe o sinal verde dos investidores, a equipe começa a trabalhar e começa a construir um produto de software. Nesse ponto, o CTO é o primeiro – e muitas vezes o único – desenvolvedor da equipe, então eles são responsáveis ​​por desenvolver um produto viável mínimo.

Por isso, podemos dizer que assim como CEO, que é o presidente da empresa, o CTO também é um profissional extremamente importante para as organizações. Afirmo isso porque é dele a função de tangibilizar as estratégias e transformá-las em tecnologias e soluções palpáveis.

Sem seus conhecimentos, pesquisas e liderança, as empresas de tecnologia ficam sem o aporte necessário ao desenvolvimento de suas ideias, melhorias, inovações e crescimento contínuo. Valorize esta função e obtenha grandes resultados!

Gostou do artigo sobre CTO? Aproveite, curta, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Copyright: Kheng Guan Toh/Shutterstock