Em 2004, um australiano criou uma campanha inusitada, que consistia em oferecer abraços para as pessoas na rua. Batizada como Free Hugs (abraços grátis, em português), a ação tinha como objetivo incentivar a demonstração de carinho. Afinal de contas, o ser humano é social por natureza, mas, por conta da rotina corrida, muitas vezes nos esquecemos do quanto o afeto é importante para nos manter saudáveis emocionalmente.

Então, aproveito para te perguntar: de 0 a 10, o quanto acha que dá carinho para os seus entes queridos e se mostra aberto para receber de volta? Reflita sobre isso enquanto faz esta leitura a respeito dessas manifestações que são tão poderosas quanto singelas.

O que é carinho e qual a sua importância?

De acordo com o dicionário, carinho é uma manifestação que denota amor e apreço, e que pode ou não envolver contato físico. Um abraço, uma palavra, um gesto, são formas de demonstrar seu apreço por outras pessoas. Essas atitudes são importantes porque geram um sentimento de acolhimento que faz muito bem ao ser humano. Para confirmar isso basta se lembrar do último gesto de carinho que recebeu e de como se sentiu.

Desde a infância já gostamos de receber carinho, pode ser um cafuné na hora de dormir, um beijo dos pais e irmãos, um abraço, um afago. Não há muito como traduzir em palavras o quanto tudo isso é bom e nos faz sentir amados, queridos, acolhidos. Quando alguém realiza um gesto de carinho para outra pessoa está se conectando a ela, aumentando as chances de retribuição e dando início a uma corrente poderosa de amor.

Pense comigo, você se irrita e xinga alguém no trânsito, a pessoa fica estressada e pode repetir a atitude com outro condutor, que, por sua vez, poderá passar aquilo adiante e descontar em outro indivíduo, gerando um círculo vicioso e prejudicial. Agora, imagine fazer o mesmo, mas, ao invés de raiva, contagiar os outros com um gesto de carinho. Afinal, assim como sentimentos ruins contagiam, os bons também têm esse poder. Cabe a cada um de nós decidir o que vai transmitir aos outros, eu escolho o carinho, e você?

10 Atitudes que demonstram carinho para colocar em prática no dia a dia

A seguir, você poderá conferir dez maneiras de demonstrar o seu carinho pelas pessoas que considera especiais em sua vida. São gestos simples, mas que fazem toda a diferença e promovem uma conexão poderosa de amor e acolhimento.

1 – Dedicar sua atenção genuinamente

PSC

Quando você para o que está fazendo e direciona toda a sua atenção a uma pessoa, está demonstrando seu carinho e consideração. Ouvir na essência, algo que tem se tornado cada vez mais raro em um mundo cheio de estímulos e informações, é um meio poderoso de mostrar que se importa com o outro e com o que ele diz.

2 – Dar abraços com mais frequência

Muitos têm o costume de abraçar apenas pessoas que não veem há muito tempo. Mas e aquelas que fazer parte do seu convívio, será que não merecem também esse gesto? Abrace mais os seus entes queridos, mesmo sem nenhum motivo especial, principalmente aqueles que moram com você, o abraço conecta e fortalece laços.

3 – Conseguir tempo na agenda para estar com quem ama

Tempo, está aí um dos ativos mais preciosos que possuímos, pois, quando perdido, não pode mais ser recuperado. Faça uma análise sobre como tem organizado sua agenda: está trabalhando demais? Consegue estar com as pessoas que ama com frequência? Se organize para passar tempo de qualidade com elas, as relações precisam de dedicação para se manterem equilibradas.

4 – Fazer elogios sinceros

Receber um elogio é maravilhoso, empodera, estimula e aproxima o remetente do destinatário. Dizer que uma pessoa é inteligente, divertida, boa ouvinte, generosa, irá fortalecer sua autoestima e incentivá-la a se tornar cada vez melhor. Elogie mais, mas sempre de forma sincera.

5 – Oferecer ajuda sem julgamentos

Oferecer ajuda a uma pessoa, sem julgar o motivo que a levou a estar em necessidade, é mais uma maneira de demonstrar carinho em seu dia a dia. É claro que, dependendo da proximidade que tem com o outro, poderá dar conselhos, mas sempre com o intuito de ajudar e nunca julgar.

6 – Atentar-se às pequenas coisas

Existem atitudes que surpreendem e que podem fazer a outra pessoa sentir o seu apreço de uma forma única. Lembrar-se que uma vez a pessoa amada comentou que gosta de determinado prato e prepará-lo para ela, por exemplo, mostra que se importa e que deseja vê-la feliz.

7 – Incentivar alguém a se desenvolver

Um amigo comenta que tem o sonho de fazer um curso, abrir um negócio, fazer uma viagem dos sonhos, mas que acha que não será capaz. Então, você o incentiva, relembrando-o de seus feitos e capacidades, isso é demonstrar carinho e estimular as pessoas que ama a irem em busca de seus objetivos.

8 – Demonstrar interesse pelo outro

Além do ouvir citado anteriormente, demonstrar interesse genuíno pelo outro, por seu trabalho e por sua vida é maravilhoso. Mostre aos seus amigos, ao seu par e seus familiares que os admira, faça perguntas, procure saber mais, deixe claro o quanto os acha fantásticos.

9 – Antecipar necessidades

Mais um gesto que surpreende e deixa claro o carinho que sente é antecipar necessidades. Para isso, é preciso estar atento ao outro e se importar genuinamente com sua felicidade. Apenas tome cuidado para não ultrapassar a linha tênue e se tornar uma pessoa intrometida.

10 – Saber receber o carinho que direcionam a você

Por fim, saiba que se mostrar aberto para receber o carinho que direcionam a você é mais uma forma de demonstrar seu apreço. Se lhe oferecerem um abraço, aceite, se for uma gentileza, agradeça, assim, dará início a uma rede poderosa de amor e afeição, fortalecendo suas relações.

Muitas vezes, um gesto de amor tem o poder de transformar o dia de uma pessoa. Saiba dar e receber carinho e veja o quanto isso é poderoso. Se gostou, compartilhe o artigo em suas redes sociais, levando essas informações adiante!

 

Fontes:

https://www.psychologytoday.com/intl/blog/affectionado/201308/what-lack-affection-can-do-you

https://www.zoosk.com/date-mix/love/ways-to-show-love-and-affection/

Copyright: 1112166590 – https://www.shutterstock.com/pt/g/postfestum