O nível de afiliação está relacionado com a indagação: “com quem compartilho meus sucessos, intimidades, pontos de melhoria e sonhos? Com quantas pessoas eu me relaciono nas diferentes áreas de minha vida? O quanto eu pertenço aos lugares que faço parte? Que nível de pertencimento eu me permito viver?”. Está ligado ao nível de pertencimento dos diferentes locais que faço parte.

Este nível tem relação com “eu” dentro do grupo. Uma outra boa definição é aglutinação, o quanto pertenço nas diferentes hierarquias e pessoas da minha vida. Nosso sistema de afiliação nos dá a sensação de pertencimento no Universo. A vida é muito maior quando somos capazes de aglutinar ideias, ideais, sonhos e objetivos comuns à diversas pessoas dentro e fora de nossa esfera familiar. O papel do coach, nesse sentido, é de atuar como aglutinador do Coachee, convidando-o a pertencer e participar dos diferentes contextos e nos diferentes papéis em nossas vidas. O estilo de liderança é a colaborativa. Excelentes perguntas neste sentido:

O quanto seu fluxo de energia contribui para o Universo? Quanto seu campo relacional emana energia positiva pelos lugares onde você passa? Qual a intensidade do desapego vivido por você? Quanto você se permite sair da ilusão de estar no controle e acreditar no processo e no fluir universal? Qual capacidade você tem em dar o melhor de você sem obsessão pelo resultado e mesmo assim ter convicção do seu atingimento? O quanto acredita que tem merecimento para viver a lei universal da graça? Quanto você pertence a si mesmo? Que nota você dá para sua capacidade de aglutinar pessoas? O quanto o papel do arquétipo do coach aglutinador é uma realidade em você e na vida das pessoas que o cercam?

6º tipo de liderança: liderança colaborativa

Nesse nível evolutivo da liderança, o líder é aquele percebido como alguém colaborativo. Seu trabalho está conectado ao do grupo, ele é um aglutinador, que reforça a relação entre as pessoas para que os relacionamentos sejam seguros o suficiente de modo que permitam que as pessoas possam fazer suas solicitações sem medo de retaliações.

É uma pessoa que está para além da cobrança de metas, pois ele é um colaborador para o alcance dessa meta, está inserido no processo e é parte dele. Um líder neste estágio tem verdadeiro horror à posição de chefe que enxerga o processo externamente com ar de avaliador e investigador de erros. Age desta forma pois acredita que tal postura estabelece uma distância entre as pessoas da equipe e gera frustrações.

Um líder neste estágio entende que seu resultado está estreitamente relacionado e vinculado à colaboração gerada pelas relações estabelecidas entre ele e as pessoas de sua equipe quanto entre a relação que as pessoas da equipe estabelecem entre si.

6ª lei espiritual do sucesso: lei do distanciamento

Para compreender esta lei, é necessário acessar um ponto importante da consciência universal: o desprendimento. O desprendimento é uma atitude muito poderosa frente à consciência universal. Desprender significa renunciarmos à ligação ao resultado, combinando, ao mesmo tempo, intenção dirigida.

PSC

À medida em que não conseguimos nos desprender, tornamo- nos prisioneiros de necessidades mundanas desesperadas, preocupações triviais, desespero passivo, frustrações e tristeza. Coisas que nos levam a uma existência cotidiana medíocre e pobre. Nestas condições, apenas encontramos apego, estagnação e inércia e não evolução.

Quando nos deixamos prender, retiramos do desejo sua infinita flexibilidade e fluidez, encerrando-o em uma moldura fixa, que interfere com todo o processo de criação. O apego àquilo que nos é dado cria barreiras para o contínuo crescimento de nossas potencialidades máximas. A Lei do Desprendimento é o melhor caminho para a liberdade, ela nos dá autonomia de pensamento e decisão, pois nos deixa ser cada vez mais donos de nossa própria verdade, fruto do nosso encontro mais íntimo. É preciso sermos mais o que somos e menos o que temos, dessa forma, praticaremos todos os dias a Lei do desprendimento.