O nível de legado está relacionado com a indagação:“quem mais pilota sua vida?” Traz a reflexão sobre nosso desenvolvimento espiritual, convidando-nos a ter uma visão ampliada do mundo, um propósito e a construção de um legado, que nada mais é do que a memória que deixaremos no Universo.

Está ligado no senso do significado de vida, do pensamento sistêmico, da visão holística e da aceitação da quadrinidade de corpo, alma, intelecto e emoção. Nesse nível, o profissional coach atua com uma visão ampliada do todo e das partes das diferentes áreas da vida do Coachee. É o profissional que ao mesmo tempo guia, treina, é professor e consultor, muitas vezes considerado como mentor e patrocinador com foco no positivo, além de compartilhar a reflexão da missão, convidar o Coachee a pertencer a diferentes sistemas e finalmente, contribuir para o “empoderamento do eu” do seu cliente.

O papel do coach, nesse sentido é de atuar como um Self Empowerment, no sentido abrangente da palavra e seu tipo de liderança é a carismática e a visionária. Excelentes perguntas neste sentido:

Quanto você sente que é uma parte do Universo, que você é parte de si mesmo? Quanto você sente que é uma parte significativa nos diferentes meios em que está inserido? Quanto você vive a realidade e a certeza de que ao mesmo tempo que é parte, você vive a interferência no todo no qual você está inserido e assim é o todo? Quem você quer ser quando crescer? Como você será lembrado após mudar de endereço? Qual o grande propósito que norteia a sua vida? Qual o tamanho do seu senso e significado de vida? Você vive uma congruência de corpo, alma, mente e espírito? Você acredita que nós somos pura energia? Que nós fazemos parte da criação e que nós cocriamos o tempo inteiro? Você verdadeiramente acredita que tudo o que pedir com a ação devida, será atendido? Você vive a lei maior, a lei do amor? Você experimenta o êxtase do seu próprio espírito e deixa fluir o melhor de você nos diferentes contextos nos quais está inserido? Você aproveita seu propósito de vida dentro de um pensamento sistêmico, visão holística, energia universal, dentro da crença maior que somos seres de energia eterna?

Quanto você vive o“empoderamento do seu eu”? Você acredita nessa força maior, nessa centelha de luz que habita dentro de você que te engrandece e que te leva onde quer chegar? Quanto você vive o despertar do Self-Empowerment das outras pessoas e de si mesmo? Acredita ter todas essas capacidades ou ser essas próprias capacidades? O que você sente ao ouvir que tem tantos conhecimentos e qual sensação interna você tem ao ouvir que você tem todas essas habilidades e é tudo isso ao mesmo tempo?

7º tipo de liderança: liderança carismática e visionária

As lideranças que atuam nesse nível são, particularmente, visionárias, pensam em projetos a longo prazo. Aliando uma visão futurista às diversas competências. Geralmente os

visionários são abstratos e pouco realizadores, mas não esse líder, que embora seja ligado as projeções em longo prazo também consegue vincular a visão às realizações.

PSC

Este líder além de visionário, é também carismático. Isso significa que é estimado devido à boa impressão que causa nas pessoas. Os carismas ou certos dons relacionais que recebemos, causam agradável efeito de somar forças de colaboradores para suas visões e projetos.

7ª lei espiritual do sucesso: lei do darma

Esta lei espiritual do sucesso está perfeitamente relacionada com o nível evolutivo do Legado, uma vez que ela afirma que toda vida tem uma finalidade, um significado, um propósito. A própria palavra “darma”, que vem do sânscrito, uma língua sagrada dos vedas, significa“finalidade da vida”. Essa lei acredita que todos nós vivemos para uma determinada finalidade. O mais importante dessa lei é acreditar que somos importantes, úteis, profícuos, edificantes. Em alguma medida fazemos (ou devemos fazer) a diferença na vida das pessoas, ou no Universo ou em ambos, sendo um a consequência do outro.

Aquilo que mais escondemos por vergonha, medo, insegurança, crenças limitantes, imposição de alguns, pode constituir o maior significado das nossas vidas. Segundo Chopra a Lei do Darma possui 3 aspectos: cada um de nós se encontra aqui para descobrir o seu verdadeiro eu; exprimimos os nossos talentos especiais e o último consiste na vontade de servir a humanidade.

Colocar em prática a Lei do Darma é dar atenção e amor ao deus ou deusa em embrião que se oculta no mais íntimo da alma de cada pessoa. Acreditar na importância da vida, no fundamento universal de existir é uma possibilidade de ver-se como parte indispensável do todo.