Serenidade, o que essa palavra diz para você? De acordo com o dicionário, trata-se do estado ou condição de pessoa serena, que age de modo calmo e tranquilo. No mundo atual, em que as nossas vidas estão cada vez mais aceleradas, encontrar a serenidade pode ser um tanto quanto desafiador, contudo, através das atitudes certas é possível conquistá-la.

Siga a leitura para saber mais a respeito do assunto e conferir dicas de como viver de forma mais serena.

Clareie seus pensamentos com meu ebook “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

Benefícios da serenidade

Quando nossa mente está agitada, são grandes as chances de perdermos o controle sobre as nossas emoções e acabarmos nos sentindo ansiosos e irritados. Isso prejudica o julgamento para tomar boas decisões e, em situações inesperadas, gera reações intempestivas, que muitas vezes são atitudes que a pessoa não teria em seu estado normal.

Já a serenidade é como um silenciamento dos pensamentos, é se permitir pensar em uma coisa de cada vez, evitar o sofrimento por antecipação, se ouvir, entender o que está sentindo e gerenciar as emoções com calma. Por mais que existam pessoas que são naturalmente tranquilas, dá para desenvolver essa habilidade ao longo do tempo.

Os maiores benefícios que a serenidade pode trazer para a vida de uma pessoa são:

PSC

Leveza para lidar com problemas – Quanto mais tranquilidade se tem, mais fácil fica focar na busca por soluções em vez de se deixar desesperar pelo problema.

Desfrutar do momento presente – A serenidade permite que cada momento seja vivido ao máximo, desfrutando as experiências em plenitude, sem deixar que o passado ou a ânsia pelo futuro tirem o foco do agora.

Melhora nos relacionamentos – Quando há serenidade, os relacionamentos são beneficiados porque as divergências são resolvidas na base do diálogo, há mais compreensão e menos reações intempestivas.

Mais produtividade – O silenciamento da mente permite que se dedique com afinco a cada tarefa, o que tem como consequência natural a agilidade e a qualidade do que se faz.

Equilíbrio emocional – A saúde mental também é beneficiada porque a serenidade abre espaço para o autoconhecimento, o equilíbrio, a vida mais leve e sem pressões desnecessárias.

7 Atitudes para conquistar a serenidade e viver com leveza

Antes de começarmos com as dicas, é preciso dizer que a serenidade não é uma característica exclusiva de pessoas tidas com “zen”, que possuem uma voz mansa e que estão o tempo todo tranquilas. Todos podem buscar viver de forma mais serena, independentemente da personalidade. Confira as dicas!

1 – Reconheça as suas emoções

Como vimos, a serenidade é sinônimo de equilíbrio, de controlar as próprias emoções em vez de ser controlado por elas. Sendo assim, é fundamental que as reconheça dentro de si, identificando, por exemplo, o que deixa você feliz, triste, irritado, ansioso, desapontado, com ciúme e assim por diante. Reconhecer é o primeiro passo para encontrar a forma certa de gerenciar e alcançar a chamada inteligência emocional.

2 – Crie mecanismos para lidar com cada uma delas

Depois de reconhecer as suas emoções e os gatilhos que as geram, chega o momento de criar mecanismos para lidar com elas. A raiva, por exemplo, pode ser gerenciada com um tempo para reflexão, a ansiedade com exercícios de respiração, a tristeza com atividades que tragam satisfação. Perceba que em nenhum momento a intenção é abafar essas sensações e sim evitar agir movido por elas e sem pensar nas consequências.

3 – Ouça o outro lado antes de formar uma opinião

Antes de formar uma opinião ruim a respeito de uma pessoa, mantenha a calma e ouça o que ela tem a dizer. Um dos grandes benefícios da serenidade é isso, ouvir as pessoas para conhecê-las verdadeiramente e entender sua perspectiva dentro do contexto em questão, sem julgamentos prévios.

4 – Foque na solução e não no problema

Sempre que um problema surgir, evite se deixar levar pela emoção e se desesperar. Pare, se dê algum tempo para assimilar, caso seja possível, e, então, parta para a busca por uma solução. Lembrando-se sempre que os acontecimentos são objetivos, somos nós que damos significado a eles. Essa forma de olhar para as coisas te dará mais tranquilidade para agir.

5 – Seja empático

A empatia é a habilidade de se colocar no lugar do outro e se imaginar na mesma situação que ele está vivendo. Isso serve para tomar melhores decisões que irão impactar terceiros, compreender mais as pessoas, evitar julgamentos, enfim, para criar conexão e aproximar em vez de afastar. Exerça a empatia com mais frequência e veja o quanto ela pode te aproximar da serenidade para agir e fazer boas escolhas, respeitando a si e os outros.

6 – Valorize o lado bom das coisas

Tudo na vida tem dois lados, um bom e um ruim, cabe a nós escolhermos para qual deles iremos dar maior destaque. Quando se decide valorizar o lado bom, a ideia não é ignorar os problemas e sim enxergar além deles e perceber que, mesmo que os desafios estejam ali, há luz no fim do túnel. Isso nos torna mais positivos, motivados e serenos para enfrentar os obstáculos da vida olhando além deles.

7 – Seja gentil consigo mesmo

Muitos têm a imagem de uma pessoa serena com alguém que é sempre gentil com os outros e isso realmente se aplica. Contudo, mais do que ser gentil com o outro, ser sereno envolve também ser gentil consigo mesmo, se compreender, se perdoar, se amar. Quanto mais gentil você for consigo mesmo e aceitar quem você é, mais motivação terá para ir além e buscar sempre se tornar a sua melhor versão.

Existe uma citação de autor desconhecido que diz que a serenidade não é a ausência total de tempestades e sim a paz em meio à tempestade. Reflita sobre o significado dessa frase e do que ela pode representar para a sua vida. Isso te trará muitas respostas sobre o tema abordado ao longo do artigo e poderá te inspirar a buscar isso dentro de si.

Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar este conteúdo através das suas redes sociais!