Pessoas querem ser ricas pelos mais diversos motivos, mas posso dizer que em geral é porque ser rico é um desejo causado pela comparação entre o que você tem (ou o que te falta) e quem tem mais que você. Mas o estado de comparação gera sofrimento, e sempre haverá alguém com mais posses que você. A comparação nos leva a respostas falsas ou à completa ausência de significado. Ser rico exige mais gastos, porque é necessário proteger suas riquezas.

Um carro blindado, uma casa com milhares de reais em segurança, sem contar a segurança pessoal. Então, por que ser rico, se os seus gastos serão muito maiores que os que tem hoje? Além de outras preocupações como a violência, é claro. Então, por que você quer ser rico? Veja que há muitas crenças sobre pessoas com muitas posses e dinheiro.

Algumas dessas crenças são absolutamente negativas e geram rejeição à riqueza. Outras, ao contrário, chegam a ser ilusórias, como acreditar que com muito dinheiro pode-se ser plenamente feliz e livre de problemas e dissabores. Ser rico envolve conseguir dinheiro, administrá-lo e atribuir a ele um significado. Então, você quer ser rico por quê? “Dinheiro não discrimina ninguém”, todos podem consegui-lo. Há muitas formas, mas em geral trabalhando duro e aproveitando as oportunidades consegue-se crescer financeiramente. Ter dinheiro, acredite, não é algo inatingível.

Se você gasta muito, talvez um processo de educação financeira e mudança de hábitos sejam suficientes. Porém muito mais do que “aprender a ganhar dinheiro”, você precisa saber e estar absolutamente consciente de “por que você quer ter mais dinheiro”. Qual é o significado disso para você? Isso está suficientemente claro? Por que você quer ser milionário? Por que você quer ser rico? Por que o que você tem hoje não é suficiente para os seus sonhos e objetivos? Por que você precisa de mais? Antes de entender o que é ser um milionário e como fazer para ser milionário, pergunte-se: “Por que eu acredito que preciso”, ou ‘por que eu desejo ser um milionário?”. Talvez a resposta imediata seja “desejo ter mais riqueza para conquistar as coisas que desejo”, como uma boa casa, um bom carro, a possibilidade de comprar coisas e usufruir de mais conforto.

Mas será que a aquisição de bens é um bom motivo para atrair riqueza? Será que o máximo de significado que posso dar ao dinheiro é esse? Sua condição de comprar coisas? Sempre digo em meus treinamentos para os coaches em formação: “Ame as pessoas, faça a diferença no mundo, leve as pessoas para um próximo nível… mas sem dinheiro você morre, fecha seu negócio e não consegue nada disso”.

Não quero, de jeito nenhum, dizer a você o motivo “certo” para desejar ser rico, pois ele não existe. Pode ser que o maior motivo seja realmente ostentar uma gorda conta bancária. E se isso for o suficiente para você, se isso faz sentido para você, está tudo bem. Para mim, contudo, ser rico significa ter a possibilidade de impactar a vida do maior número de pessoas. É claro que nem todos os ricos estão preocupados com o impacto de sua riqueza no mundo. Talvez boa parte se preocupa apenas com os próprios negócios e com estar sempre no ranking dos mais ricos. Então, você quer ser essa pessoa? É nesse modelo de riqueza que você se inspira? Por que você quer ser rico?

Agora, avaliando o motivo acima, você acredita que, em função dele, o mundo construirá uma conexão tão forte de modo que a riqueza seja atraída por você? Quando você morrer, qual terá sido o impacto do seu dinheiro no mundo? Ele terá contribuído apenas para você mesmo?

PSC

Copyright: 1433988344 – https://www.shutterstock.com/pt/g/Wlliam+Potter