Você já percebeu que existem pessoas que simplesmente não desistem? Não importa quantos obstáculos apareçam em seus caminhos, elas os superam um a um e seguem em frente na luta por seus objetivos.

Essas pessoas parecem incansáveis, não é mesmo? Walt Disney, por exemplo, passou por diversos empregos e chegou a ser demitido por falta de imaginação e de ideias originais. No entanto, essas críticas jamais o abalaram e, por insistir em seus talentos, tornou-se o mais famoso produtor de animações do mundo, ostentando o título de maior vencedor da história do Oscar.

Sabe qual é o segredo de pessoas como Walt Disney? Resiliência. Para saber mais sobre o significado dessa palavra que tanto tem sido mencionada nos últimos tempos e sobre como desenvolvê-la em nosso dia a dia, continue lendo este artigo.

O que é resiliência?

A resiliência é originalmente um conceito da Física. Esse conceito refere-se à propriedade que alguns materiais possuem de retornar à sua forma original depois que alguma força externa os deformou temporariamente. Achou complexo? Aqui vai um exemplo bem simples: quando você aperta um desodorante de plástico ele muda seu formato, mas, alguns segundos depois de parar de apertar, ele logo volta à sua forma original. Isso acontece por conta da resiliência.

Ótimo, mas o que isso tem a ver com superar obstáculos?

Recentemente, algumas áreas do conhecimento; como a psicologia, o coaching e o desenvolvimento pessoal, tomaram o conceito de resiliência emprestado da física. Numa espécie de metáfora, a resiliência passou a significar a capacidade que uma pessoa tem de seguir em frente depois de superar uma adversidade.

PSC

Da mesma maneira que esses materiais conseguem suportar grandes forças que os deformam e voltam ao seu formato inicial, as pessoas resilientes também conseguem superar as dificuldades que enfrentam.

Nesse segundo significado as “forças externas” são as adversidades do dia a dia: conflitos familiares, discussões com chefes e colegas de trabalho, doenças, crises financeiras, estresse, eventos traumáticos, mudanças de planos etc. Um indivíduo resiliente é aquele que reúne forças para adaptar-se a novas realidades e seguir em frente, superando os obstáculos sem deixar que eles o impeçam de viver.

Como desenvolver a resiliência?

Há 6 dicas para te ajudar a desenvolver uma postura mais resiliente:

1. Entenda que os problemas não são eternos

Quando nos deparamos com um problema, quase sempre temos a sensação de que agora a vida vai ficar mais difícil e que vamos sofrer para sempre. Se você se lembrar dos problemas lá do passado, verá que provavelmente seguiu essa linha de pensamento. Hoje em dia, porém, aquele problema que tanto te causava dor já não tem impacto algum sobre sua vida.

Nossa existência é feita de momentos bons e ruins. Eles se intercalam em fases mais tranquilas e outras mais complicadas, mas o fato é que nenhuma delas dura para sempre. Ter essa consciência nos ajuda a não dar aos problemas mais atenção e energia do que eles de fato merecem.

É preciso fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para resolver as adversidades e evitar que elas surjam. Contudo, nem tudo está sob nosso controle, de modo que não vale a pena entrar num estado de estresse e ansiedade. Tudo vai passar, como passou até hoje.

2. Controle seus impulsos

Quando alguém prejudica o nosso trabalho, comete um ato irresponsável no trânsito ou simplesmente quando recebemos qualquer notícia ruim, é natural que sentimentos negativos surjam. Raiva, ódio, ciúme e tristeza fazem parte do vasto acervo de emoções humanas.

No entanto, quando esse tipo de emoções surge, é importante que tenhamos em mente que não é o momento de agir. Você deve sentir essas emoções e até mesmo expressá-las de alguma maneira, mas não aja diretamente sobre o problema antes de acalmar-se.

Quando fazemos isso, frequentemente agravamos ainda mais a situação. Palavras e atos cometidos no calor do momento podem magoar as pessoas ao redor e tornar ainda mais difícil solucionar uma adversidade.

3. Encontre um “escape” para os momentos de estresse

Ao invés de brigar com o sujeito que fez besteira no trânsito ou de xingar seu chefe que não aprovou seu trabalho, existem maneiras mais saudáveis de liberar essa energia negativa acumulada.

O esporte e a dança são ótimos exemplos disso. Por meio dessas duas atividades, você consegue transformar a energia mental em energia física, canalizando todas as suas emoções negativas para os movimentos do corpo.

Além das atividades físicas, um banho relaxante, uma sessão de meditação ou o simples ato de ouvir sua música favorita são meios de amenizar o estresse e a tristeza. Assim, você reduz a tensão e abre espaço para que sentimentos mais positivos e produtivos possam emergir.

4. Extraia aprendizados de cada adversidade

Se você passou ou está passando por um momento difícil, reflita sobre o que você pode aprender com ele. Por exemplo: se você está endividado, é sinal de que você precisa promover mudanças na maneira como você ganha, gasta e administra o seu dinheiro.

Se está doente, precisa tomar mais cuidado com seu corpo e possivelmente abandonar hábitos nocivos, como o fumo, a bebida alcoólica, o sedentarismo e a má alimentação.

Nem sempre é fácil, mas tente ser mais racional quando o calor das emoções tiver passado. Pense em tudo aquilo que você pode aprender e fazer de diferente no futuro. Assim, você conseguirá traçar planos para resolver os problemas e evitar que eles se repitam. Contudo, não faça isso enquanto ainda estiver sob efeito das emoções negativas.

5. Seja otimista

Depois de resolver um problema, nós nos sentimos mais autoconfiantes, pois sabemos que somos capazes de solucionar e superar grandes dificuldades. Isso desperta em nós uma autoestima mais elevada e uma energia maior para fazer planos futuros.

Ninguém em sã consciência cairá na ilusão de que os problemas jamais ocorrerão novamente em nossas vidas. Entretanto, as pessoas saberão que, mesmo que coisas ruins aconteçam, algo poderá ser aprendido com elas e sempre seremos capazes de seguir em frente.

Nenhuma pessoa é definida pelas dificuldades que sofreu, mas por sua capacidade de superá-las e seguir em frente. Por isso, faz parte da resiliência cultivar uma mente otimista, que sempre espera o melhor das pessoas e das situações. Mesmo que esse “melhor” não se concretize, a pessoa sabe que, com uma boa administração emocional, tudo volta ao seu lugar.

6. Procure ajuda especializada

Por fim, é importante ressaltar que enquanto a postura resiliente parece ter nascido com algumas pessoas, ela pode ser mais difícil de ser alcançada por outras. Isso não é um sinal de fraqueza, mas apenas de uma personalidade diferente.

Se você se enquadra nesse perfil de pessoas que têm dificuldade para superar obstáculos e reorganizar-se emocionalmente, saiba que existem profissionais especializados para ajudá-lo. Os coaches e os psicólogos, por exemplo, possuem conhecimento para identificar em você quais são os pontos em que você está tendo mais dificuldade.

Desde que você seja transparente, esses profissionais poderão, cada um dentro das bases de suas profissões, te ajudar a superar as adversidades e encarar a vida com mais leveza e entusiasmo. Há diversas técnicas que permitem que isso aconteça, mas somente o profissional poderá afirmar quais delas se aplicam ao seu caso.

Contudo, lembre-se desta dica final: não espere que você entre num estado de profundo sofrimento para pedir ajuda. É mais fácil solucionar um problema quando ele ainda não ficou muito grande, não é mesmo?

Se você gostou das dicas acima, deixe seu comentário no espaço abaixo. Além disso, compartilhe este artigo com seus amigos, colegas e familiares. Vamos criar uma corrente de resiliência e felicidade!