lidar-com-falta-de-alguem

Sentir Falta de Alguém – Você Consegue Controlar Esse Sentimento?

Por: José Roberto Marques | Blog | 15 de janeiro de 2019

Quando se gosta de uma pessoa, seja de maneira romântica ou fraterna, é natural querer ficar sempre perto, saber como ela está, enfim, compartilhar momentos, alegrias e fazer confidências. Entretanto, nem sempre as coisas acontecem da maneira que gostaríamos e sentir falta de alguém se torna inevitável. Se está passando por algo assim, seja por um rompimento, pela distância ou mesmo por um falecimento, saiba que existem maneiras de controlar a saudade e amenizar o sofrimento que está sentindo.

O Que Fazer ao Sentir Falta de Alguém? – 10 Dicas Para Lidar Com a Saudade

Ah, a saudade, um sentimento que causa dor, mas que também tem a sua beleza, pois representa o desejo de querer estar ao lado de alguém especial, por quem se tem um grande apreço. Ninguém sente saudade de situações ruins e sim daquilo que trouxe felicidade e amor. Independente de qual seja a situação que tenha te afastado de uma pessoa que ama, saiba que existem maneiras de aprender a lidar com essa ausência e, pouco a pouco, se acostumar com ela.

Mergulhar na tristeza não irá te ajudar em nada e pode fazer com que sofra ainda mais. Por isso, abra o seu coração e leia as dicas a seguir, ao colocá-las em prática conseguirá entender melhor os seus sentimentos e descobrir o que fazer para controlá-los.

1 – Permita-se Sofrer Por Algum Tempo

Por mais que seja importante superar a saudade e o sofrimento gerado por ela, sabemos que, quando se trata de sentimentos, as coisas não acontecem automaticamente. Dessa forma, é necessário que se permita sofrer no início, até mesmo para digerir o que aconteceu. Entretanto, esteja atento para que esse tempo não se estenda demais e se acostume a sofrer. Lembre-se que por mais desafiador que pareça viver sem ter determinada pessoa ao seu lado, você irá se acostumar.

2 – Encontre Novas Paixões

Mesmo que esteja sentindo a falta de alguém que é extremamente importante e especial, a sua vida não se resume a essa pessoa. Tenho a certeza de que possui inúmeros motivos de alegria ao seu redor. Portanto, amplie os seus horizontes e se dê a oportunidade de conhecer coisas novas e, quem sabe, se apaixonar por elas. Esportes, fotografia, trabalhos voluntários são alguns exemplos de atividades que podem ser extremamente prazerosas e te ajudar a se recompor.

3 – Saia Com os Seus Amigos

Existem momentos em que tudo o que precisamos é deixar os problemas de lado e sair com os amigos para relaxar e se divertir. Então, que tal se permitir fazer um programa bem leve ao lado dos seus fiéis companheiros? Ir ao cinema, conhecer um restaurante novo, dar uma volta no parque ou simplesmente jogar conversa fora em qualquer lugar, são apenas algumas possibilidades de encontros maravilhosos que certamente irão te ajudar a se sentir melhor.

4 – Movimente o Seu Corpo

Em momentos delicados, sair da cama parece ser a última opção que se tem em mente. Entretanto, se ficar assim por muitos dias, irá se sentir cada vez pior e com menos disposição. Por esse motivo, fazer um esforço para se levantar e praticar algum tipo de atividade física é uma medida essencial para aprender a controlar a saudade que está sentindo. Experimente colocar uma música animada e dançar mesmo sem vontade. Apenas comece e verá como a motivação irá aparecer.

5 – Aprenda a Se Amar

Por mais que seja importante ter pessoas com quem compartilhar momentos, é fundamental que se ame em primeiro lugar, para que possa viver relacionamentos de forma saudável e evite fazer coisas que não estejam de acordo com a sua essência. Desse modo, comece a olhar mais para si, valorize as suas qualidades, se conheça e se cuide com carinho. Se colocar como prioridade é fundamental para evitar que se torne dependente de terceiros para se sentir bem.

6 – Deixe as Lembranças Guardadas Por um Tempo

Independente de qual tenha sido a situação que te afastou da outra pessoa, o ideal é que deixe as lembranças relacionadas a ela guardadas por um tempo. Cartas, mensagens, vídeos e fotografias são especiais e fazem parte da sua história. Entretanto, neste momento, elas podem intensificar o seu sofrimento, então, o melhor a fazer é evitar mexer nessas coisas e esperar até que possa olhar para tudo isso sem se machucar.

7 – Mude Alguns Hábitos

Dependendo do tipo de relacionamento que tinha com a pessoa que foi embora, pode ser que muitas das suas atividades cotidianas façam com que se lembre dela. Então, para evitar que uma simples ida à padaria te traga sofrimento, encontre maneiras de mudar alguns hábitos. Ouvir outros tipos de música, preparar outros tipos de alimentos, realizar atividades diferentes são exemplos de pequenas atitudes que podem te ajudar nessa fase de adaptação.

8 – Frequente Lugares Diferentes

O mesmo vale para lugares que costumava frequentar com a pessoa ausente. Além de ser indicado que dê um tempo para evitar se lembrar dela a todo o momento, ir a locais diferentes te trará outras possibilidades, como fazer novas amizades, descobrir novos prazeres, enfim, se distrair. Se dê essa chance de respirar novos ares, tenho a certeza de que isso irá te fazer muito bem.

9 – Valorize as Coisas Boas ao Seu Redor

O cérebro humano tem uma tendência natural de manter o foco nas ausências, deixando de lado as coisas boas. Por isso, é importante que faça um esforço para reconhecer e valorizar tudo de bom que lhe cerca. A sua família, o seu trabalho, os seus amigos, o fato de ter saúde e, até mesmo, de estar vivo. Demonstre a sua gratidão por tudo isso e verá que naturalmente começará a enxergar a sua vida de uma forma mais leve e positiva.

10 – Seja Grato Pela Experiência Vivida

Quando se perde um ente querido, a primeira reação que a maioria das pessoas tem é se lamentar pelo ocorrido. Contudo, fazer isso não irá te ajudar a controlar o seu sentimento, muito pelo contrário. Então, ao invés de reclamar por não poder mais viver determinada realidade, escolha agradecer pela experiência que teve. Essa pequena mudança no seu mindset será capaz de te proporcionar muitos benefícios.

Desejar estar ao lado de alguém e não poder é, sim, bastante delicado, contudo é algo que faz parte da vida e que precisamos aprender a controlar. Assim, a dor logo poderá ser transformada em boas lembranças e aprendizado, tornando-se parte da sua história, mas sem comprometer o seu futuro e, claro, a sua felicidade.

Créditos da Imagem: Por Beer5020 – ID da foto stock livre de direitos: 604346003

 

Deixe seu Comentário: