O nível de comportamento está relacionado com o que fazemos com o contexto inicial extraído das primeiras informações, do meio onde estou inserido, têm relação com a ação e reação que temos do impacto do ambiente externo do qual estamos inseridos. Como ajo em um contexto específico? A interpretação e vivência nesse nível nos dá a percepção do que fazemos agindo ou reagindo dentro dos vários contextos da minha vida. O papel do coach, nesse sentido, é de atuar como um tipo de treinador do Coachee e o tipo de liderança que se adapta é o estímulo por recompensa. Excelentes perguntas neste sentido:

Quais são seus melhores e maiores comportamentos? O que você admira nas suas ações? Quais atitudes e comportamentos confirmam que você é uma pessoa maravilhosa ou que você não é maravilhoso? Como você avalia o seu autotreinamento? Suas ações confirmam suas palavras? Discurso e ação são congruentes? Sua predominância de ações é mais ativa ou reativa? Como você está se programando positivamente? Quanto você acredita na Lei Universal do Comportamento?

2º Tipo De Liderança: Estímulo Por Recompensa

Dentro do nível de comportamento, o líder é aquele que trabalha por estímulo por meio de recompensa. O sistema de recompensa estimula hormônios como a dopamina, responsável pela regulação do nossas ações e comportamento. Esta substância também tem participação fundamental na busca de estímulos causadores de prazer, assim como alimentos e relaxamento. Graças ao reforço positivo da recompensa obtida durantes essas experiências prazerosas, o organismo é estimulado a buscá-las repetidas vezes. Cria-se, então, uma memória específica para isso. O sistema de recompensa, desse modo, é um importante mecanismo de autopreservação.

Para os líderes que agem no sentido da relação de recompensa, predomina o nível mais superficial (aquele que diz respeito a uma situação comportamental mecânica). Ele quer ser recompensado por uma ação determinada e não reflete sobre a importância ou influência dessa ação sobre sua evolução humana, profissional, que apenas a devolutiva do que foi acordado, gerando ações mecânicas de ganhos materiais.

2ª Lei espiritual do sucesso: lei do dar e receber

Esta lei evidencia a forma cíclica com a qual o Universo trabalha. Há um movimento constante em que as energias fazem caminhos de mão dupla, às vezes em curva, mas sempre em movimento, nunca estáticas.

O dar e receber, conforme nos explica Jung, pode também ser chamado de Lei da Dádiva. Ela nos diz que o universo em sua ciclicidade, se harmoniza por trocas dinâmicas. Não há como parar o movimento do Universo, este é um fato constatado. Tanto que nosso corpo e nossa alma, Self 2 também vivem da troca constante e dinâmica.

O movimento de dar e receber referem-se aos gestos mais dialógicos da harmonia universal. No mesmo ato, temos concentradas a mesma energia, simultaneamente alguém dá e o outro recebe. É um fluxo perfeito, um círculo completo.

PSC

Aquele que dá compartilha “algo” que tem. Aquele que recebe se reconhece e pertencente a uma rede, se sente presente, contemplado, aquecido pelo calor do outro. Tudo o que na vida tem valor, multiplica-se quando se dá. Aquilo que não se multiplica por meio da dádiva, não merece ser dado nem recebido. Quando, no ato de dar, sentir que perdeu alguma coisa, a dádiva não foi feita com sinceridade e nada se multiplicará.

O modo mais fácil para obter aquilo que queremos é ajudar os outros a obterem aquilo que querem. Este princípio aplica-se da mesma forma a indivíduos, corporações, sociedades e nações. A Lei da Dádiva nos permite reconhecer nosso lado humano, incompleto, e nos leva a uma conexão com as pessoas do Universo.