Em uma escala de 0 a 10, o quanto se sente animado com a sua vida atual? Se a sua resposta for inferior a 10 e estiver se sentindo pra baixo, seja por conta de problemas profissionais, financeiros ou pessoais, saiba que o Coaching pode te ajudar a encontrar o caminho que te levará de encontro à sua felicidade. Muitas vezes, tudo o que precisamos é fazer um verdadeiro balanço da situação para que seja possível transformar tudo aquilo que não está de acordo com o que buscamos e desejamos.

Geralmente, os indivíduos que estão desanimados em relação às suas vidas são aqueles que vivem no piloto automático, sem ter consciência em relação às experiências e às oportunidades que têm acesso diariamente. É importante deixar claro que ninguém deve se culpar por estar nessa situação, pois se trata de algo que pode acontecer com qualquer um. A palavra-chave nesse caso é responsabilidade, pois, através dela, irá assumir o controle e lançar mão da ferramenta mais poderosa que um ser humano possui: a ação.

Por Que Está Se Sentindo Pra Baixo?

Em primeiro lugar, é importante pensar na razão que está fazendo com que se sinta para baixo. Alguns dos motivos mais comuns incluem: baixa autoestima, insatisfação profissional, problemas no relacionamento ou mesmo financeiros e falta de perspectivas para o futuro. Independente de qual seja a sua questão ou se é realmente um problema da sua vida em geral, o Coaching irá entrar em cena para te ajudar a se conhecer melhor, descobrir o seu potencial infinito e, assim, traçar novos caminhos.

Muitas pessoas que estão se sentindo desanimadas não sabem exatamente o motivo para estarem assim. Por se tratar de uma metodologia bastante focada no autoconhecimento, o Coaching se mostra como um meio extremamente eficaz para que esses indivíduos encontrem uma luz ao final do túnel e possam se redescobrir e recomeçar. E, por mais que o Coach seja uma peça-chave nesse processo, ele não trará respostas prontas, mas sim irá direcionar o seu cliente a buscá-las dentro de si, através de perguntas poderosas.

Como o Coaching Vai Te Ajudar a Vencer o Desânimo

Para que conheça melhor essa metodologia fantástica, confira alguns dos principais pontos que são trabalhados durante o processo de Coaching.

1 – Autoconhecimento e Reconhecimento do Estado Atual

Toda transformação deve começar dentro de cada um e, para isso, é necessário se conhecer e entender o que está se passando em seu interior. De nada adianta querer conquistar algo apenas porque as outras pessoas o fizeram ou porque alguém está te pressionando, é fundamental que todos os passos dados estejam de acordo com o que acredita, com os seus sonhos e valores. Para isso, o Coach irá fazer perguntas que gerem reflexão, para que você busque as respostas, e é exatamente esse ponto que faz com que a metodologia seja tão eficaz, porque leva o indivíduo ao autodesenvolvimento.

2 – Definição de Metas e do Estado Desejado

PSC

Um dos motivos que leva uma pessoa a se sentir para baixo é não ter um motivo para agir, ou seja, uma motivação para se levantar da cama todos os dias e dar o seu melhor. Apenas sonhar que deseja abrir um negócio, ter uma vida financeira estável ou emagrecer, por exemplo, não irá te levar a lugar algum. É preciso que todas as coisas que deseja sejam transformadas em metas específicas, com prazo, relevância e, claro, sejam atingíveis. Assim, se sentirá muito mais motivado para despertar com vigor e ir em busca do que deseja.

3 – Reconhecimento de Pontos Fortes

Um problema bastante comum e que também causa o desânimo é a baixa autoestima. Afinal, aquele indivíduo que se sente incapaz de transformar os seus sonhos em realidade irá permanecer inerte até que adquira consciência em relação ao seu fantástico poder de ação. E dentro do processo de Coaching você terá a oportunidade de enxergar e valorizar as suas maiores qualidades, estejam elas ligadas ao seu comportamento ou às suas qualificações profissionais, para que saiba utilizar todos esses recursos ao seu favor.

4 – Identificação dos Pontos de Melhoria

Além dos pontos fortes, é importante considerar que todos os seres humanos, sem exceção, possuem pontos a serem desenvolvidos e melhorados, e isso não torna você pior do que ninguém. Identificar essas características é importante para que faça escolhas mais positivas, reconhecendo essas limitações e acolhendo-as, mas sem se conformar com elas. Afinal, tudo pode ser trabalhado e aperfeiçoado, basta que acredite que é capaz e se dedique.

5 – Definição de Estratégias Para Alcançar Metas

Outro ponto de grande importância dentro do processo de Coaching está relacionado à definição de estratégias para que as metas sejam alcançadas. Aqui serão considerados todos os recursos que se tem em mãos, principalmente os seus pontos fortes, para que seja possível utilizá-los de maneira inteligente, sempre mantendo o foco nos objetivos. Os tipos de estratégias a serem utilizadas irão depender do que se pretende alcançar, se é uma promoção, controle financeiro, emagrecimento, desenvolvimento de habilidades específicas ou qualquer outro.

6 – Mensuração de Resultados

Para que uma pessoa consiga se manter motivada a longo prazo, é importante que ela saiba reconhecer tudo o que conseguiu conquistar através de seus esforços e se tornar consciente do potencial fantástico que possui. Por esse motivo, a mensuração de resultados é uma etapa fundamental dentro do processo de desenvolvimento, porque ela dará início a um círculo virtuoso de ânimo, autovalorização e autoestima, que irá se tornar cada vez mais forte.

7 – Desenvolvimento e Evolução

Por fim, através de todas as etapas que citei e muitas outras que envolvem essa metodologia extraordinária, o Coaching irá te ajudar a seguir um caminho de desenvolvimento e evolução. Tenho a certeza de que, ao final do processo, terá se transformado em outra pessoa, claro, que com a mesma essência, mas com uma visão muito mais ampla em relação a si mesmo e a tudo o que pode realizar através dos seus esforços.

Essa foi apenas uma pequena amostra de tudo o que o Coaching pode te proporcionar. Investir nesse processo é investir em si mesmo e dar para a sua vida um novo e poderoso significado. Dê esse passo e ouse ir além!

 

 

Copyright: 331470731 – https://www.shutterstock.com/pt/g/marknazh