felicidade-alheia

Se Importe Com a Felicidade Alheia

Por: José Roberto Marques | Blog | 13 de setembro de 2018

Muito se fala a respeito da busca pela felicidade como algo individual, entretanto, saiba que pensar na felicidade alheia também é importante. Afinal, quando as pessoas ao seu redor estão se sentindo bem consigo mesmas isso acabará te beneficiando também, já que elas irão emanar boas energias e, assim, dar início a uma corrente positiva de amor, bondade e compartilhamento.

A cantora Vanessa da Mata tem uma canção cheia de energia que diz que gente feliz não se incomoda com pouco e que os amigos são sócios da alegria que ela gosta de carregar. É realmente uma letra muito bonita e que nos transmite uma mensagem fantástica sobre a importância de se compartilhar a felicidade. Aproveite para ouvir e refletir a respeito de cada um dos versos, enquanto se deixa levar por essa melodia energizante.

https://youtu.be/BP9fSTefQu4

Como a Felicidade Alheia Influencia a Sua Vida

Imagine que alguém com quem convive, como um familiar ou colega de trabalho, por exemplo, esteja infeliz e insatisfeito com sua vida. Certamente, esse sentimento irá impactar em todas as ações dessa pessoa, fazendo com que ela esteja, durante a maior parte do tempo, desanimada e até mesmo irritada. Percebe como isso pode influenciar, também, o seu bem-estar?

Nós somos uma média das cinco pessoas com as quais mais convivemos, por isso, é interessante que uma boa parte delas esteja feliz e de bem com a vida, para que sejamos influenciados pelo bem. É claro que todos têm problemas e nem todos os dias são incríveis, mas o seu mindset é crucial para definir a forma com a qual irá enxergar as adversidades, se é com otimismo ou com pessimismo.

Quando me refiro a se importar com a felicidade alheia não quero dizer que você precise se colocar em segundo lugar, inclusive nem é indicado que faça isso. A intenção é que tenha empatia pelos outros, colocando-se no lugar deles e agindo de forma a promover o bem, contribuindo com a felicidade e o bem-estar daqueles que passarem pelo seu caminho.

7 Formas de Promover a Felicidade Alheia

Preparei uma lista com sete atitudes que irão te ajudar na bela missão de promover a felicidade alheia. Coloque-as em prática e sintas as vibrações positivas ao seu redor.

1 – Tenha Disposição Para Ajudar

Como você se sente quando está cheio de coisas para fazer e alguém lhe oferece ajuda? É um verdadeiro alívio, não é mesmo? Então, que tal fazer isso por outra pessoa e dividir o peso do fardo que ela está carregando? Muitas vezes, pode ser um gesto simples para você, mas que fará uma grande diferença para o outro. Portanto, esteja sempre atento às oportunidades de ajudar e contribuir com a felicidade de alguém.

2 – Incentive e Empodere Outras Pessoas

Quando alguém lhe contar que tem um sonho ou que está iniciando um novo projeto, incentive-o a continuar e se ele demonstrar que está receoso, empodere-o. É claro que você não deve estimular uma pessoa a fazer algo prejudicial ou que ofereça algum tipo de risco a ela, e sim motivá-la, para que acredite em seu potencial. Seja sempre um incentivador, alguém que coloca os outros para cima ao invés de desanimá-los.

3 – Ouça as Pessoas na Essência

Todo ser humano deseja ser ouvido, afinal, nada mais desanimador do que falar sem ter alguém para escutar de maneira atenciosa e verdadeiramente interessada. Por isso, sempre que estiver conversando com alguém, deixe o celular de lado, evite ficar olhando para o relógio e escute com toda a sua atenção. Assim, além de demonstrar interesse pelo outro, irá realmente entender o ponto de vista dele e estreitar os laços que os unem.

4 – Faça Elogios Sinceros

Todo mundo gosta de receber um elogio, afinal, por mais que a autoestima seja construída dentro de cada um de nós, faz bem saber que nossas ações estão sendo vistas de maneira positiva. Então, sempre que pensar que alguém está fazendo um bom trabalho, diga isso para a pessoa em questão. Quando se elogia alguém não está incentivando-a a se tornar “metida”, mas sim a buscar a evolução cada vez mais.

5 – Demonstre os Seus Sentimentos

Saber que alguém gosta de você é realmente maravilhoso, por isso, sempre demonstre os seus sentimentos por aqueles que ama. Mesmo que seja uma pessoa mais reservada, é possível encontrar maneiras de se expressar sem desrespeitar a sua essência e o seu jeito de ser. Um sorriso, um abraço, um apoio em um momento delicado são formas de mostrar que se importa com alguém sem ter que dizer nada, afinal um gesto vale mais do que mil palavras.

6 – Faça Pequenos Gestos de Carinho

Por falar em gestos, existem várias maneiras de zelar pela felicidade alheia, como, por exemplo, escrevendo um bilhete carinhoso, preparando o prato preferido da outra pessoa, fazendo um favor para ela, enfim, são muitas as formas de demonstrar o seu carinho. Esse é o tipo de coisa que o dinheiro não é capaz de comprar, porque são atitudes que saem diretamente do coração de uma pessoa para tocar outra profundamente.

7 – Faça Alguém Rir

Rir é maravilhoso e não é à toa que é considerado o melhor remédio, pois pesquisas comprovaram que esse gesto é capaz de liberar hormônios, como a endorfina e a serotonina, que promovem uma agradável sensação de bem-estar e podem, até mesmo, ajudar a aliviar dores. Então, sempre que tiver a oportunidade, faça alguém rir e tenha momentos leves, de alegria e descontração, pois assim certamente estará contribuindo com a felicidade dessa pessoa.

Existe uma frase bastante significativa dita por Marxwell Maltz que diz que a felicidade é um bem que quanto mais é dividido mais se multiplica. Portanto, quanto mais se importar com a satisfação alheia e zelar por ela, mais feliz você poderá ser, pois é maravilhoso perceber que um gesto seu, por menor e mais simples que seja, fez a diferença na vida de alguém.

Quando você escolhe promover o bem, o universo devolve isso para você na forma de energias positivas. Faça parte dessa corrente fantástica de coisas boas e veja como a felicidade se tornará cada vez mais frequente em sua vida.

 

Copyright: 767467726 – https://www.shutterstock.com/pt/g/wayhome

Deixe seu Comentário: