Embora faça parte da vida, lidar com a morte é realmente desafiador, principalmente quando quem parte é alguém por quem se tem grande estima. Porém, trata-se de uma situação pela qual invariavelmente iremos passar algumas vezes na vida, já que constantemente pessoas chegam ao mundo e partem dele, obedecendo as regras da natureza. Se você está sofrendo e com saudades de quem se foi, fique mais um pouco, vamos conversar e refletir sobre esse assunto.

10 Passos Para Lidar Com as Saudades de Quem Se Foi e Superar a Dor da Perda

A verdade é que ninguém deseja perder um ente querido, mas, como disse anteriormente, isso faz parte da vida, é o fim do ciclo, algo pelo qual todos nós iremos passar. Então, se a dor não pode ser evitada, que seja vivida da melhor maneira, para que possa se recuperar e recomeçar. A seguir, você irá conferir dez passos que te ajudarão nessa fase que é delicada, mas que irá passar.

O Coaching também pode te ajudar a ressignificar suas perdas!
Clique e conheça o “Shazam”. Um guia para seu desenvolvimento!

1 – Aceite a Sua Dor

O primeiro passo a ser dado é aceitar e acolher a dor que está sentindo, pois negá-la apenas fará com que se torne mais forte. Pense bem, você perdeu uma pessoa que era muito especial, que fez parte da sua vida, é natural que esteja sofrendo. Além disso, por mais forte que o sofrimento seja, com o tempo ele irá amenizar e as coisas irão se encaixar novamente, acredite.

2 – Fale Sobre o Assunto Quando Se Sentir Confortável

Cada pessoa tem a sua forma de lidar com a dor, existem aquelas que se sentem bem falando sobre o assunto e colocando para fora o que estão sentindo, enquanto outras preferem se manter mais reservadas. Então, respeite a sua individualidade e fale quando se sentir confortável para isso, se abrindo com alguém que possa te acolher e te fortalecer, apenas evite sufocar seus sentimentos dentro de si, pois isso não faz bem a ninguém.

3 – Permita-se Estar Vulnerável

Algumas pessoas, principalmente aquelas que ocupam posições de destaque em famílias, como pais, mães e irmãos mais velhos, por exemplo, tendem a achar que precisam se manter fortes para passarem segurança aos demais, e isso pode ser complicado. Afinal, já está passando por um momento delicado, ter que fingir estar bem fará com que sofra ainda mais. Portanto, se permita estar vulnerável, pois é um ser humano como qualquer outro e tem todo o direito.

4 – Apoie-se em Seus Entes Queridos

PSC

No fim das contas, o que dá passa segurança não é ter alguém da família que passa força e parece não se abalar e sim ter aquela família ou aquele círculo de amigos para se apoiar. Por mais que em alguns momentos a vontade de estar só esteja grande, procure passar mais tempo com os seus entes queridos, para que um possa apoiar o outro e, juntos, se fortalecerem.

5 – Faça Coisas Que Goste

Este é um momento em que é fundamental que volte a sua atenção para si, se ouça e se cuide. E uma medida de autocuidado muito positiva para fases delicadas é fazer coisas que gosta e que te deixem feliz. Sair para dar um passeio, ir ao cinema, jantar no seu restaurante favorito, estar com os amigos, não importa o que seja e sim o efeito que isso irá te causar.

6 – Seja Grato Pelo Tempo Que Esteve ao Lado da Pessoa Que Se Foi

Tudo na vida é uma questão de perspectiva e cabe a cada um de nós decidir como irá enxergar as coisas. Considerando o contexto da perda, você pode se apegar à partida da pessoa que amava ou ser grato pelo tempo que pode estar ao lado dela, e, convenhamos, a segunda opção é muito mais justa. Afinal, tenho a certeza de que se sente honrado em ter compartilhado momentos com alguém tão especial e que certamente deixou grandes lembranças.

7 – Chore Quando Sentir Vontade

O choro está diretamente ligado às emoções, por isso, é natural que sinta vontade de chorar quando se sentir triste. Nesta fase, em que está se recuperando de uma perda, é completamente normal que isso aconteça, por isso, permita-se. Quando você chora está também aliviando a sua dor, então, não tenha vergonha.

8 – Preserve as Memórias Daquele Que Se Foi

No início, talvez queira se afastar um pouco das memórias do seu ente querido, como uma forma de se proteger, e tudo bem, pois é fundamental que se respeite. Porém, conforme o tempo for passando, pode ser que sinta vontade de se reconectar com essas lembranças, como uma forma de manter aquela pessoa presente em sua vida. Tem pessoas que fazem isso através de fotografias, tatuagens, poesia, música. Escolha uma opção que fizer sentido para você e conserve essas memórias.

O Coaching também pode te ajudar a ressignificar suas perdas!
Clique e conheça o “Shazam”. Um guia para seu desenvolvimento!

9 – Respeite o Seu Tempo

Cada indivíduo tem o seu tempo para aprender a andar, falar e desenvolver uma série de habilidades, e em relação à superação de uma perda não é diferente. Portanto, respeite o seu tempo e a sua dor, pois quanto mais se acolher e se respeitar, melhor irá passar por isso. Caso alguém te julgar ou fizer algum comentário inadequado, ignore, pois o que realmente importa é o que você sabe a respeito de si e dos seus sentimentos.

10 – Procure Ajuda Especializada

Por último, caso perceba que o fardo está mais pesado do que possa suportar, busque ajuda. Existem profissionais especializados em luto que podem ser muito positivos neste momento. Além disso, você pode também frequentar grupos de apoio, em que encontrará pessoas que estão passando pela mesma situação, assim, poderão trocar experiências e compartilhar forças.

Dar adeus a um ente querido realmente é delicado, porém, aqueles que amamos nunca vão embora completamente, pois sempre deixam um pedaço de si em nossos corações. Dê tempo ao tempo, se permita sofrer, sentir saudade, chorar, aos poucos a dor dará espaço à saudade e à gratidão por ter tido o privilégio de conviver com alguém tão especial. Desejo a você muita luz, serenidade e força neste momento.