pessoas-interesseiras

Saiba Reconhecer Pessoas Interesseiras

Por: José Roberto Marques | Blog

Ao longo da vida temos a oportunidade de encontrar pessoas maravilhosas, que nos agregam, apoiam e proporcionam momentos agradáveis e felizes. Contudo, nem só de gente boa o mundo é formado, pois vez ou outra nós nos vemos cercados por pessoas interesseiras, que se aproximam apenas com o intuito de conseguir algum tipo de vantagem. Por isso, é importante se manter atento para evitar que indivíduos assim se aproveitem de sua bondade e causem sofrimento.

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”! É um Presente!

Como Identificar Pessoas Interesseiras

Passar a vida desconfiando de tudo e todos não é nada saudável e fará com que você perca boas oportunidades de conhecer pessoas incríveis. Saiba que é possível identificar os gananciosos sem se deixar dominar pela desconfiança de que qualquer um que se aproxime tem alguma motivação negativa. Esse tipo de pessoa costuma dar sinais claros, que revelam sua intenção verdadeira, e é exatamente sobre eles que falarei neste artigo, acompanhe.

Pedem Muitos Favores

Em um relacionamento amoroso ou em uma amizade, é natural que ambos peçam favores um ao outro, afinal são relações de parceria entre duas pessoas. Entretanto, quando uma das partes começa a exagerar nos pedidos, pode ser sinal de que está interessada demais naquilo que pode usufruir quando está contigo. Há, ainda, o agravante quando a pessoa sabe que você tem dificuldade em negar algo, especialmente para ela, e ainda assim pede.

Ao identificar o excesso de favores, comece a se atentar ao que costuma ser pedido. Pode ser que se trate apenas de um indivíduo folgado, que está se aproveitando da sua bondade. Mas, também, pode ser alguém que tenha se aproximado apenas por interesse de desfrutar daquilo que você tem a oferecer.

Tornam-se Íntimas de Repente

Você conheceu uma pessoa em uma festa ou através de um amigo em comum e, de repente, ela se demonstra íntima e se convida para ir até a sua casa. É fato que pode acontecer de conhecermos alguém e acontecer uma empatia instantânea, mas, mesmo assim, é possível perceber quando se está tentando forçar uma situação. Antes de se envolver com indivíduos assim, seja em um relacionamento ou amizade, tenha calma e haja com cautela.

Os sentimentos que temos por outras pessoas são alimentados no dia a dia e conquistados pouco a pouco. Então, vá criando uma relação de confiança aos poucos, para evitar se machucar ao se dar conta de que alguém se aproximou apenas por interesse. Isso é ser cauteloso e nada tem a ver com excesso de desconfiança, é o mesmo que agir com equilíbrio.

Apenas Aceitam a Sua Companhia Se o Programa Envolver Algo Luxuoso

Faça um teste, convide a pessoa para ir até a sua casa em um dia qualquer e, depois, para jantar em um restaurante luxuoso. Se ela demonstrar entusiasmo apenas para a segunda opção, são grandes as chances de ser alguém que apenas aceita a sua companhia por interesse. Alguém que gosta de você verdadeiramente irá se sentir feliz em te encontrar independente do local.

Você é feliz?

Lembre-se sempre que você é uma pessoa muito especial e que é perfeitamente possível que gostem de ti na essência, sem ter nenhum tipo de interesse envolvido. Evite se deixar envolver por indivíduos que se aproximam apenas por causa daquilo que tem ou pode proporcionar a eles. Felizmente, esse tipo de gente é a exceção e não a regra, então é possível encontrar pessoas que saibam valorizar o que realmente importa; que são coisas que o dinheiro não é capaz de comprar.

Somem Quando as Coisas Não Estão Boas Para Você

Todo mundo passa por momentos de altos em baixos. Nos dois tipos de fases da vida é importante ter ao lado pessoas para compartilhar as alegrias e as angústias. Os verdadeiros parceiros são aqueles que se mantêm ao seu lado independente de o momento ser de abundância ou necessidade, alegria ou tristeza.

Quando uma pessoa próxima a você some quando as coisas se tornam difíceis, certamente é sinal de que se trata de alguém que estava ao seu lado apenas por interesse. Se isso acontecer, não se deixe abater, veja a situação como uma oportunidade de selecionar aqueles que realmente merecem a sua consideração.

Costumam Valorizar Muito Coisas Relacionadas a Luxo e Dinheiro

Todo mundo gosta de conforto, de ter a oportunidade de frequentar lugares interessantes e, até mesmo, comprar itens luxuosos, isso é natural. Entretanto, quando uma pessoa mantém o foco no dinheiro mais do que em qualquer outra coisa, incluindo o seu caráter, é necessário se manter alerta.

Ter uma boa condição financeira é o objetivo de muitos indivíduos que trabalham para conquistar o que desejam. Mas, além disso, é importante ter a consciência de que o dinheiro, por si só, não é capaz de transformar uma vida infeliz e torná-la positiva. A felicidade está além do valor que se tem na conta bancária, então, procure se cercar de pessoas que pensam dessa maneira e conseguirá evitar a presença de interesseiros.

Descubra como anda o grau de felicidade em seus relacionamentos!
Acesse gratuitamente nosso Teste “O Termômetro da Felicidade”!

Apoia Suas Atitudes Mesmo Quando Elas Não Parecem Boas

Uma pessoa interesseira irá recorrer a todas as formas possíveis para te agradar e, assim, se manter por perto para que possa desfrutar de tudo o que você tem a oferecer. Para isso, elas não hesitam em te apoiar, mesmo quando os dois sabem que não é a melhor atitude a ser tomada. Quando alguém te encoraja a fazer algo, mesmo sabendo que pode trazer consequências negativas para a sua vida, pode ser sinal de que não queira o seu bem como tenta demonstrar.

Lembre-se sempre que os verdadeiros amigos são aqueles que nem sempre irão te apoiar em tudo, pois querem o seu bem. Então, quando alguém te elogiar demais, achar que tudo o que você faz é incrível, mesmo quando você sabe que não é bem assim, desconfie. A sinceridade é primordial em qualquer relacionamento, preze por ela e se cerque de indivíduos verdadeiros.

Ao identificar uma pessoa interesseira, procure manter certa distância e evite se envolver por seu jeito sedutor. Caso já tenha se envolvido, vá se distanciando aos poucos, mostrando que tem consciência das verdadeiras intenções dela. Procure evitar brigas e discussões, elas apenas servirão para te desestabilizar. Ao invés de ficar triste pela decepção, alegre-se pelos seres de luz que estão a sua volta e valorize aqueles que realmente merecem o seu amor e a sua amizade.

Copyright: 363602234 – https://www.shutterstock.com/pt/g/pathdoc

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: