Se descrever é um desafio para muitos, principalmente em uma entrevista de emprego. O principal motivo para isso é que uma parcela significativa das pessoas não se conhece verdadeiramente, isso sem contar na insegurança de não saber exatamente o que pode ou não lhe favorecer a conseguir a vaga em questão. Se tem dúvida sobre o que dizer quando pedem que descreva o seu perfil profissional, este é o artigo certo para você. Continue acompanhando e saiba como formular uma resposta fantástica e que te aproxime do seu objetivo.

Quer saber como desenvolver-se continuamente?
Clique aqui e baixe “O Poder do Autoconhecimento”!

O Que é Perfil Profissional?

O perfil profissional é uma espécie de resumo para descrever as principais habilidades de um indivíduo. Costuma ser solicitado em currículos e entrevistas de emprego, além disso, pode ser usado para fazer contatos e se apresentar ao encontrar alguém da sua área em um evento, por exemplo. É claro que existe uma diferença no tipo de informação que irá citar de acordo com a situação, porém, de qualquer maneira, é interessante ter em mente algumas possíveis respostas, para que saiba usá-las no momento certo.

Descreva o Seu Perfil Profissional – 7 Dicas Para Dar uma Resposta Extraordinária!

Uma das primeiras perguntas que os recrutadores costumam fazer aos candidatos a uma vaga de emprego envolve pedir que descrevam seu perfil profissional. A verdade é que existem várias maneiras de responder, contudo, por se tratar de um momento em que é natural se sentir ansioso, por conta do desejo de que tudo dê certo, o ideal é se preparar previamente, para que consiga dar o devido destaque aos seus atributos e se mostrar como o profissional ideal para o que a empresa precisa.

A seguir, você verá cinco dicas práticas que te ajudarão a se conhecer melhor e, assim, se preparar para descrever o seu perfil profissional para passar segurança e verdade ao falar a respeito dele em uma entrevista de emprego.

1 – Anote as Principais Informações Sobre Você

Uma ótima maneira de começar a formular a resposta sobre o seu perfil é listando as principais informações sobre você e que, claro, tenham relevância no âmbito profissional. Considere a sua formação, as principais experiências que teve até aqui, as principais conquistas que obteve ao longo de sua carreira, como prêmios, promoções, suas competências e habilidades mais marcantes e, por fim, os seus objetivos em relação à empresa para a qual deseja trabalhar.

2 – Pense Como Se Fosse o Recrutador

PSC

Ao formular a sua resposta, é interessante pensar como se você fosse o recrutador. Coloque-se no lugar dele e imagine o que iria considerar mais importante ao selecionar um candidato para aquela vaga. O que iria exigir? Iria focar mais nas experiências ou nas competências? É claro que não dá para saber exatamente o que ele dará mais ou menos importância, porém, fazer esse exercício é positivo para que veja a situação sob outras perspectivas e, assim, encontre novas maneiras de agregar à sua resposta.

3 – Considere os Principais Requisitos Para a Vaga

Quando você vai fazer uma viagem, é necessário saber como estará o clima no seu destino para montar uma mala com as roupas adequadas, certo? Quando se trata de descrever o seu perfil profissional, é importante também ter informações sobre a vaga em questão, para que veja, dentre as suas qualificações, aquelas que fazem mais sentido. Então, poderá dar maior ênfase a elas, a fim de mostrar que é realmente o candidato ideal. Lembrando que a intenção não é fingir ter características que não tem, e sim selecionar no seu guarda-roupa de qualidades aquelas que serão mais interessantes para a função que deseja exercer.

4 – Fale de Modo Objetivo

Uma entrevista costuma ser o segundo momento com o qual um candidato se comunica com a empresa na qual deseja trabalhar. O primeiro acontece através do currículo, que exige um pouco mais de objetividade, já que todas as informações devem caber em uma folha de papel. Já na entrevista é possível se estender um pouco mais, explicar suas qualificações e experiências em detalhes.

Entretanto, é preciso que tome cuidado para não se prolongar demais, afinal, é bem provável que o recrutador tenha outros candidatos para entrevistar. Desse modo, cuide para dizer tudo o que é necessário de modo objetivo, sem florear. Encontre o equilíbrio entre falar demais e de menos, para que passe o seu recado com clareza.

5 – Evite Dar Respostas Clichê

Ao fazer uma breve busca no Google é possível encontrar milhares de exemplos de descrição de perfil profissional. Entretanto, é impossível encontrar um que te descreva perfeitamente, afinal, se cada ser humano é único, os profissionais também são. Além do mais, respostas clichê, como: “sou proativo, trabalho bem em equipe, tenho bom relacionamento interpessoal e sou multitarefa”, não são bem vistas pelos recrutadores. Portanto, seja original e dê uma resposta que realmente te represente e te diferencie dos demais candidatos.

Quer saber como desenvolver-se continuamente?
Clique aqui e baixe “O Poder do Autoconhecimento”!

6 – Utilize um Resumo da Resposta ao Enviar Seu Currículo

Após ter uma ideia a respeito do que responder quando perguntarem sobre o seu perfil profissional, procure criar um resumo em cima disso para utilizar no seu currículo ou no corpo da mensagem ao enviá-lo por e-mail, por exemplo. Para fazer isso, lembre-se que o resumo é como uma isca para que a pessoa se interesse e deseje saber mais a respeito do conteúdo apresentado, portanto, capriche!

7 – Domine a Resposta Sem Decorar

A intenção de se preparar previamente para descrever o seu perfil profissional é a de que tenha segurança ao falar e evite que a ansiedade te faça esquecer de algum detalhe importante. Contudo, a ideia é a de que saiba o que dizer com segurança e não que decore, afinal, isso poderá causar uma impressão ruim ao recrutador. Além disso, ele poderá fazer a pergunta de outra maneira, tornando necessária a adaptação da resposta.

Gostou das dicas? Espero que elas te ajudem a fazer uma excelente apresentação do seu perfil profissional e, assim, conquiste a vaga que deseja. Aproveite para enviar este artigo para os seus amigos que também estejam à procura de novas oportunidades!

Copyright: 1026060247 – https://www.shutterstock.com/pt/g/mentatdgt