A carreira de empreendedor digital cresce cada vez mais no Brasil e no mundo. Não por acaso, com o advento da internet, o consumidor também tem migrado para esse novo e promissor canal de vendas. Consequentemente, vemos crescer o número de empresas que decidiram vender os seus produtos e serviços também de modo virtual, nascendo aí uma leva de novos empreendedores neste ramo.

Entretanto, não é porque está na internet que a iniciativa não deve ser vista como um comércio como outro qualquer. Isso quer dizer que assim como um empresário do ramo tradicional, o empreendedor digital deve planejar bem as suas ações, ter claro quais são as suas metas e objetivos, definir os recursos necessários e construir um plano de negócios que realmente o ajude a conduzir o seu empreendimento com eficácia.

Na sequência, você vai conferir algumas dicas que toda pessoa que deseja empreender no universo digital precisa conhecer e colocar em prática. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!

1. Pesquise o mercado

Antes de empreender, é importante conhecer o mercado em que você deseja atuar ou mesmo as possibilidades e nichos ainda não trabalhados. Isso vai lhe dar uma visão mais abrangente das oportunidades e também daqueles negócios que não são as melhores opções para você.

Na internet, você pode abrir uma loja virtual, oferecer consultorias, aderir a um programa de marketing de afiliados, construir um clube de assinaturas, tornar-se um influenciador digital por meio das redes sociais, e por aí vai. Estude as possibilidades que esse ramo oferece e identifique aquela que mais tem a ver com você.

2. Planeje-se

A internet é um mercado promissor e que gera bilhões de reais por ano de faturamento. Todavia, esse universo não é para amadores ou para pessoas que acreditam que simplesmente colocando um site no ar farão vendas absurdas. Por isso, construa um plano de negócio completo e conheça todas as variáveis que envolvem a sua empreitada. Não saia no escuro!

PSC

Conheça o seu público-alvo, os seus concorrentes, as leis que você deve seguir, os produtos e serviços que você pretende comercializar, os canais de comunicação que utilizará na divulgação, entre outras questões. Além disso, organize as suas finanças, afinal de contas, por mais que os negócios pela internet tendam a ser mais econômicos, é fundamental ter uma reserva para fazer o negócio começar.

3. Informe-se

Conhecer o mercado não é simplesmente saber quem está ou não empreendendo e o que está vendendo na internet. É, acima de tudo, conhecer as projeções, indicadores, nichos e acumular informações e conhecimentos que lhe permitam ter ideias diferenciadas e que realmente agreguem valor à sua empresa digital.

Por isso, além dos itens básicos que você precisa conhecer, citados no tópico anterior, é importante que você também pesquise as tendências do momento, tanto nacionais como internacionais. É fundamental adaptar-se aos novos contextos que surgem. Se o mundo inteiro está muito mais antenado ao que se passa no YouTube, será que o Twitter seria uma boa plataforma para fortalecer a sua marca? É esse o tipo de raciocínio que você deve seguir constantemente.

4. Prepare-se

Faça cursos específicos sobre administração de negócios digitais, leia a respeito, vá a palestras e eventos, converse com outros empreendedores e esteja a par dos seus desafios e oportunidades neste meio. Assim como no modelo tradicional, você precisará entender quais são as legislações, normas fiscais, departamentos, fornecedores e profissionais que precisará contratar para ajudar na gestão do seu negócio.

O processo é bastante complexo, mas a internet conta com bons conteúdos, tanto pagos como gratuitos, para que você adquira boas noções de negócios na internet, sobretudo no que diz respeito ao marketing digital. Além disso, é importante que você tenha mentores, ou seja, pessoas mais experientes no assunto que possam compartilhar com você algumas dicas para vencer nesse meio.

5. Diversifique as suas estratégias

A internet é um universo paralelo. Assim como você pode encontrar diferentes possibilidades de atuação para empreender, também vai se deparar com uma infinidade de maneiras de produzir conteúdo e divulgar os seus negócios. É aí que você pode ser mais preciso ao impactar um público definido, isto é, bem-segmentado, de acordo com as características do seu negócio.

Para atrair potenciais clientes ao seu empreendimento, é importante que você construa um site bem informativo, com um design atraente e de fácil navegabilidade, inclusive nos dispositivos móveis. Além disso, procure divulgar o seu negócio nos blogs, nas redes sociais, via-email, em anúncios pagos, entre outras estratégias. Diversifique os seus meios de comunicação, priorizando os mais utilizados pelo público que você pretende alcançar. Além disso, certifique-se de que o seu conteúdo seja relevante e de qualidade!

6. Faça coaching

coaching ajuda o empreendedor digital a organizar melhor as suas ideias, a clarificar a sua visão do mercado e a definir com mais precisão quais são as metas e objetivos para a sua empresa. Também atua apoiando o cliente para montar um plano de negócios que realmente atenda a essas necessidades, que agregue valor ao seu empreendimento e que o ajude a conquistar resultados extraordinários.

O coaching para empreendedores, contudo, atua não apenas na questão empresarial propriamente dita, mas também no aspecto comportamental. Como ser um bom líder? Como montar e conduzir equipes vencedoras? Como manter um bom relacionamento com os stakeholders? Como lidar com as emoções durante os altos e baixos do ato de empreender? Como ser resiliente e persistente para realizar os meus sonhos? O coaching aborda também toda essa questão psicológica do empreendedorismo.

Então, se você já é ou deseja ser um empreendedor digital, quer ter o seu próprio negócio e expandir as suas oportunidades de ganhos e de, verdadeiramente, viver a sua missão de vida, a nossa dica é: antes de começar, foque em desenvolver as suas competências técnicas, emocionais e comportamentais, preparando-se para dar o seu melhor. Para isso, invista na formação Professional & Self Coaching – PSC, aprimore as suas habilidades e ouse ir além no mundo digital!

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