Hoje, com a internet, indivíduos anônimos têm a oportunidade de se tornarem conhecidos por um grande número de pessoas. Além disso, existe a fama que está ligada ao poder, algo que pode acontece com pessoas que ocupam cargos importantes em empresas, por exemplo. E, com a popularidade, vem a bajulação e outras facilidades que podem fazer com que o sucesso suba à cabeça e leve uma pessoa a agir de forma incoerente em relação aos seus valores. Se você deseja saber como lidar com a fama sem permitir que ela afete a sua essência, é só continuar acompanhando.

Saber Como Lidar Com a Fama é Fundamental Para Manter o Equilíbrio

Imagine que uma pessoa comum de repente se vê sendo bajulada por todos ao seu redor, querem saber como ela está, o que deseja, aplaudem os seus feitos e a colocam no centro das atenções. Se ela não estiver preparada para passar por isso, são grandes as chances de que se deixe levar pelo ego, perca a humildade e faça coisas das quais não se orgulharia caso estivesse em seu estado normal. Nesse sentido, é importante ter sempre a cabeça no lugar e ter a consciência de quem você é, para que a fama seja algo positivo e não te afaste da sua verdadeira essência.

É importante deixar claro que ter fama não é ruim e nem deve ser motivo de vergonha, afinal, se as pessoas te reconhecem é porque fez algo de positivo e que impactou em suas vidas de alguma maneira. Caso tenha se tornado famoso na internet, por exemplo, se conseguiu muitos seguidores é porque o conteúdo que compartilha ofereceu valor a eles. Já no caso da fama relacionada à carreira, se chegou a esse ponto é porque fez por merecer, se dedicou e conseguiu chegar lá.

Independente de qual seja o seu caso, você pode, sim, desfrutar do sucesso e colher os louros da fama, desde que mantenha os pés no chão e tenha a consciência de que isso pode passar. Portanto, aprecie o momento mas sem se tornar dependente do reconhecimento, para que não se frustre caso isso acabe e possa continuar sendo feliz ao lado daqueles que já estavam antigo antes de se tornar famoso, que gostam de ti pelo que é e não pelo sucesso.

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”!
É um Presente!

Sinais de Que a Fama Está Subindo à Cabeça

Existem alguns sinais que mostram quando uma pessoa deixou a fama subir à sua cabeça. Veja, a seguir, quais são eles e trace um paralelo com o seu comportamento. Caso note alguma semelhança, acalme-se, pois não é hora de se culpar e sim de refletir para identificar pontos que precisa melhor para manter o equilíbrio.

  • Sentir-se superior em relação aos demais;
  • Humilhar pessoas que não agem de acordo com suas vontades;
  • Mandar que façam algo ao invés de pedir educadamente;
  • Considerar que o seu tempo é mais importante do que de terceiros;
  • Achar que todos devem estar sempre à sua disposição;
  • Deixar de usar palavras, como: por favor, obrigado e com licença;
  • Valorizar mais as aparências do que a essência;
  • Afastar-se de pessoas que antes eram próximas.
PSC

Esses são os principais sinais que mostram que uma pessoa está perdendo sua humildade e permitindo que a fama e o ego falem mais alto em suas atitudes.

7 Dicas de Como Lidar Com a Fama e Manter a Humildade

Depois de entender melhor como a fama pode influenciar o comportamento de uma pessoa, confira dicas que podem ajudar a manter a humildade, o equilíbrio e o respeito em relação aos outros.

1 – Saiba Quem Você é e Honre Sua História

A primeira dica e a mais importante de todas é saber exatamente quem você é e honrar a sua história. Assim, terá a consciência sobre a sua verdadeira essência e não se deixará levar pela vaidade que a fama é capaz de gerar. Desse modo, saberá receber elogios sem deixar que eles tirem os seus pés do chão.

2 – Tenha a Consciência de Que Ninguém é Melhor do Que Ninguém

Você fez algo que te tornou famoso e reconhecido pelas pessoas, isso é maravilhoso, porém, jamais deve ser motivo para que se sinta superior em relação aos demais. Lembre-se que somos todos seres humanos, erramos, aprendemos, acertamos, cada um à sua maneira, e, portanto, ninguém é melhor do que ninguém.

3 – Cuide das Suas Amizades Antigas

Por mais que a fama possibilite que conheça mais pessoas e seja admirado por elas, sempre zele pela relação com os velhos amigos, aqueles que estão ao seu lado há muitos anos e que acompanharam várias fases da sua vida. São eles que irão permanecer contigo independente se continuar famoso ou não.

4 – Tenha Humildade e Reconheça Que Sempre é Possível Aprender Mais

Ser reconhecido por algo que fez é fantástico e se você chegou lá é porque é merecedor. Entretanto, tenha sempre em mente que ninguém sabe tudo e sempre é possível aprender mais. Se você tiver a humildade de reconhecer isso, dificilmente a fama irá subir à sua cabeça e poderá usá-la como ferramenta para evoluir cada vez mais.

5 – Reconheça Seus Valores e Seja Fiel a Eles

Todo ser humano tem os seus valores e princípios, que representam tudo aquilo que se acredita ser o certo. Reconhecer quais são os seus é fundamental, para que se mantenha sempre fiel a eles e evite se deixar levar pelas ideias de terceiros, fazendo coisas das quais venha a se arrepender no futuro.

6 – Trate os Admiradores do Seu Trabalho Com Carinho e Respeito

Todo indivíduo que alcança a fama tem admiradores, pessoas que apreciam o seu trabalho. Ao identificar essas pessoas, trate-as com todo o carinho e respeito, dando ainda mais motivos para que continuem te admirando, não apenas pelo lado profissional, mas também pelo pessoal.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

7 – Esteja Preparado Para Quando a Fama Acabar

A fama é efêmera, hoje você pode ser requisitado e reconhecido por diversas pessoas, amanhã tudo isso pode acabar. Ao invés de se lamentar com essa informação, prefira desfrutar o momento, mas sem se tornar dependente dele, sempre lembrando que o mais importante é quem você é e as pessoas que sempre estiveram ao seu lado, independente de qualquer coisa.

Qual a sua opinião sobre o assunto? Tem alguma experiência a compartilhar? Deixe sua contribuição nos comentários abaixo!

Copyright: 779791714 – https://www.shutterstock.com/pt/g/andrewrybalko