Empresas que investem na implementação do Empreendedorismo Corporativo em suas estruturas potencializam suas chances de se tornar mais competitivas e inovadoras. O conceito se refere a incentivar os colaboradores, em especial os que não têm uma posição de chefia, a direcionar seu esforço e talento para a criação de novos produtos e modelos de negócios.  

O que é Empreendedorismo Corporativo?

No Empreendedorismo Corporativo quem empreende é o colaborador, que contribui para realizar melhorias na companhia, podendo incluir desde novas sistemáticas de trabalho até a criação de produtos mais inovadores. Os funcionários empreendedores contribuem para gerar mais valor para as organizações em que atuam.

Investir para que os colaboradores se dediquem à empresa como se fossem um dos seus donos, corrobora para ter um ambiente organizacional pautado por valores fortes e para a geração de soluções mais criativas. Nem sempre é simples iniciar essa implementação, mas tenha certeza de que valerá a pena o esforço.

10 Dicas de como implementar o Empreendedorismo Corporativo na sua empresa

Para quem está se perguntando como conseguir engajar seus colaboradores como se fossem donos do negócio, vou apresentar uma série de dicas de como tornar o Empreendedorismo Corporativo uma realidade na sua companhia.

1 – Liderança aberta ao diálogo

A mudança de atitude dos colaboradores é um reflexo direto de como a liderança está guiando as equipes. Quando a empresa mantém um sistema hierárquico muito rígido, pode acabar intimidando os subordinados a apresentar suas ideias. A dica, nesse caso, é adotar um perfil de liderança com viés mais democrático e aberto ao diálogo. O Empreendedorismo Corporativo somente se manifesta em um ambiente propício para a exposição de ideias.

2 – Incentivo para os colaboradores

Além de proporcionar um ambiente organizacional favorável para a manifestação de ideias, é interessante que a empresa considere oferecer incentivos para os seus funcionários. Bônus e prêmios, como viagens, podem servir como estímulo para que mais colaboradores pensem em inovações para tornar os seus produtos ou serviços mais alinhados com as necessidades dos consumidores.

3 – Capacitação

PSC

Para que os funcionários da sua empresa possam ter ideias de gestão relevantes para um posicionamento mais competitivo, eles precisam ter ferramentas com as quais trabalhar, nesse caso me refiro a atualização dos seus conhecimentos.

Companhias de vários segmentos contam com programas de auxílio para a capacitação de seus funcionários. O pagamento de cursos que agreguem à carreira dos colaboradores, assim como a criação de experiências, como palestras, pode ser o que faltava para impulsionar o surgimento de boas ideias.

4 – Apresentação do negócio para os funcionários

O empreendedor corporativo precisa ter uma ampla visão sistêmica, ou seja, conhecer profundamente o empreendimento, sabendo quais são seus pontos fortes e fracos, assim como qual é o desejo de crescimento para os próximos anos.

Durante muito tempo se teve uma visão errada de que os funcionários subordinados não precisavam participar do planejamento estratégico da companhia, mas se eles não sabem com que cenário estão trabalhando dificilmente poderão visualizar ideias sólidas para melhorias.

5 – Criação de desafios específicos

Os líderes de cada setor podem ajudar a difundir as bases para o Empreendedorismo Corporativo, para isso, podem estabelecer desafios específicos para cada área. Assim, os colaboradores daquele departamento têm algo concreto em que pensar e tentar resolver. Dividir com os subordinados as incertezas de cada área aumenta a sensação de que se trata de um time e que existe confiança entre as partes, independentemente de sua posição na hierarquia.

6 – Aceitar bem os erros

O Empreendedorismo Corporativo se caracteriza pela realização de ações ousadas, algo que exige confiança do colaborador. Os líderes das equipes precisam se tornar mais tolerantes com eventuais erros de percurso.

Inovar é muito positivo para a competitividade, mas pode levar a alguns enganos, se o colaborador que deu uma ideia que não foi bem-sucedida for punido de qualquer forma, passará a mensagem de que é melhor não dar ideias para os demais. A equipe deve abraçar as ideias com seus ônus e bônus.

7 – Cultura organizacional bem desenvolvida

A cultura organizacional consiste em um conjunto de valores que ajudam a pautar as ações dos colaboradores no dia a dia. Quando esses valores estão realmente integrados à realidade cotidiana, torna-se mais simples que os funcionários consigam desenvolver ideias alinhadas com as necessidades dos consumidores.

Quanto mais a cultura organizacional está arraigada nos funcionários, mais se tem um ambiente profícuo para a criatividade. No entanto, saiba que não adianta investir no Empreendedorismo Corporativo se não existe a instituição de valores abertos à mudança e contribuição de funcionários de toda a hierarquia.

8 – Reconhecimento das lideranças

Além de receber bonificações e premiações, os funcionários mais participativos gostam de ter sua atuação reconhecida pelas lideranças, tanto as diretas do setor, quanto as do alto escalão administrativo. A criação de veículos internos de comunicação, como uma intranet, por exemplo, permitem elaborar conteúdos que apresentem as ações empreendedoras para os demais. O reconhecimento verbal no dia a dia deve ser incentivado entre os líderes dos setores da companhia.

9 – Planos de carreira

Ter um funcionário empreendedor corporativo é um grande ganho, mas ainda mais importante do que isso é manter esse colaborador. Após investir na confiança e na capacitação desse profissional, a sua empresa deve cuidar para que ele não queira mudar de emprego. Uma forma de manter essa pedra preciosa lapidada na sua equipe é desenvolver um plano de carreira pertinente.

Se não houver chances reais de crescimento, é bem possível que os seus melhores colaboradores considerem deixar a equipe. Ter planos para quem demonstra valor para a organização é uma estratégia com grande potencial.

10 – Setor de recursos humanos

Por fim, a sua empresa pode incentivar o aumento do Empreendedorismo Corporativo, investindo na formação de um setor de recursos humanos mais forte e participativo no dia a dia dos funcionários. Um bom gestor de RH é uma liderança válida para guiar os profissionais rumo ao melhor aproveitamento de seus talentos. Além disso, o gestor dessa área deve ajudar a melhorar as estratégias da empresa.

O Empreendedorismo Corporativo pode ajudar a tornar sua empresa mais forte e competitiva!