Como bem diz o ditado, o trabalho dignifica o homem, pois dá a ele senso de utilidade e responsabilidade. Entretanto, como tudo na vida, é essencial que se busque o equilíbrio, afinal também é importante estar com a família, cuidar de si, ter momentos de lazer, enfim, trabalhar para viver e não viver para trabalhar. Por esse motivo, avaliar a sua rotina de trabalho sempre que possível é necessário, para que dê o seu melhor, seja produtivo, mas que também se lembre de ser feliz.

Avalie a Sua Rotina de Trabalho Para Manter o Equilíbrio

Trabalhar em excesso pode trazer diversos problemas para a saúde física e emocional de um indivíduo. Contudo, trabalhar de menos também não é indicado, já que irá comprometer o desenvolvimento profissional e a produtividade. Dessa maneira, o ideal é buscar ter uma rotina equilibrada para trabalhar melhor, afinal é a qualidade que faz a diferença e não a quantidade.

Outro ponto importante a ser considerado é que o bem-estar é fundamental para que uma pessoa consiga desempenhar todo o seu potencial no trabalho. Por isso, querer abraçar o mundo e trabalhar por longas horas a fio, todos os dias e sem descanso, é uma atitude que deve ser evitada, porque o foco apenas na quantidade invariavelmente irá comprometer a qualidade.

Adotar o hábito de sempre refletir a respeito da sua rotina de trabalho, irá permitir que viva de forma mais consciente, sem se deixar entrar no chamado modo automático, em que as coisas vão simplesmente acontecendo, sem questionamentos. Escolha assumir o controle da sua vida, sempre analisando como anda o seu cotidiano e, assim, fazer mudanças quando achar necessário, pois é esse o caminho para o sucesso e a felicidade.

Dicas Para Avaliar a Sua Rotina de Trabalho

Confira dicas que vão te ajudar a refletir a respeito da sua rotina de trabalho para fazer as transformações necessárias e, assim, ter uma vida muito mais plena e equilibrada.

1 – Questione-se Todos os Dias

Comece o dia fazendo a si mesmo os seguintes questionamentos: como estou me sentido? O que desejo para hoje? Manter esse diálogo interno é muito importante para que se conheça melhor, reconheça o seu nível de satisfação e entenda quais são os seus desejos e prioridades. Além disso, através dessa reflexão, poderá identificar se está exagerando no trabalho, se acha que pode se dedicar um pouco mais e tomar decisões de maneira mais assertiva. Se possível, registre essas informações, fazendo um verdadeiro diário de reflexão e autoconhecimento.

2 – Peça Feedbacks Para as Pessoas Com Quem Convive

PSC

Ouvir o que diz os seus familiares e colegas também é uma forma de avaliar a sua relação com o trabalho. Geralmente, quando um indivíduo está trabalhando demais e descuidando de si, as pessoas ao redor costumam fazer comentários naturalmente. Se isso já aconteceu contigo, utilize a opinião dessas pessoas para refletir. Caso ninguém tenha dito nada, pergunte, ouvir aqueles que gostam de você e que desejam o seu bem é uma ótima maneira de repensar o seu comportamento.

3 – Planeje a Sua Rotina

Planejar a sua rotina previamente é uma atitude fantástica, porque permite que utilize o seu tempo com mais sabedoria e te dá maior controle sobre ele. Outra vantagem é conseguir lidar melhor com imprevistos e evitar que uma situação inesperada comprometa a produtividade de um dia inteiro. Portanto, eleja um meio que fique prático para você, o que pode ser um aplicativo ou mesmo uma agenda tradicional, e registre todos os seus compromissos e objetivos, incluindo os momentos de lazer e descanso.

4 – Defina Metas

O planejamento é bastante eficaz para realizar todos os objetivos que tem para um mesmo dia. Contudo, quando a intenção é também se dedicar aos planos que exigem mais tempo para se concretizarem, é importante traçar metas. Pensar que apenas quer se tornar mais organizado e cuidar de si é algo muito vago, que provavelmente não irá te motivar a, de fato, mudar seu comportamento. Mas se definir estratégias para tal e colocar um prazo para chegar ao resultado esperado, então realmente estará decidindo transformar uma ideia em realidade.

5 – Concentre-se em no Momento Presente

Para que o planejamento e a definição de metas seja verdadeiramente eficaz, é importante que cumpra cada tarefa com dedicação e foco. Afinal, de nada adianta ter tudo organizado na teoria se na prática as coisas não estão funcionando. Dessa forma, sempre que estiver no trabalho, deixe o celular de lado e se concentre no que tiver que fazer, da mesma maneira que é importante desfrutar dos momentos de descanso e lazer em atenção plena, para que realmente relaxe. Essa atitude irá permitir que viva cada momento ao máximo e elimine cada vez mais o estresse e a ansiedade da sua vida.

6 – Priorize a Sua Saúde

A saúde deve ser sempre uma prioridade na vida de todos, pois sem ela não é possível trabalhar, ser produtivo e se desenvolver. Então, é interessante que sempre a considere ao tomar decisões, principalmente as relacionadas ao seu trabalho. Ter que ficar alguns dias até mais tarde no escritório é normal e faz parte da carreira de qualquer profissional, contudo, é importante evitar que se transforme em uma rotina. Além disso, procure fazer checkups regulares, para que se certifique de que está tudo bem contigo.

7 – Tenha Momentos de Lazer

Para que a vida profissional seja satisfatória, é fundamental que o lado pessoal também esteja bem. Por esse motivo, lembre-se de desfrutar de momentos agradáveis ao lado daqueles que ama, de praticar um esporte, ter um hobby, enfim, fazer coisas que te deixem feliz. Investir no seu bem-estar não é um desperdício de tempo, pelo contrário, é uma atitude que te fará ganhar satisfação, equilíbrio emocional e motivação para continuar dando o seu melhor em tudo o que fizer.

Lembre-se de sempre refletir sobre a sua relação com o trabalho e avaliar se está se excedendo ou se pode se dedicar um pouco mais. Assim, estará indo de encontro a uma rotina cada vez mais equilibrada, produtiva e feliz.

 

Copyright: 519425380 – https://www.shutterstock.com/pt/g/ismagilov