Nascido em Pereira Barreto, cidade no interior de São Paulo, Rolim Amaro conquistou fama e fortuna ao comandar uma das maiores empresas de aviação do país, a TAM Linhas Aéreas, hoje Latam Airlines do Brasil.  

Rolim Amaro: história de um empreendedor

Flickr / Deni Williams TAM é uma das maiores companhias aéreas do Brasil

A história de Rolim Amaro na aviação começa muito antes da fundação da TAM. Ele começou a carreira aos 17 anos, quando tirou o seu primeiro brevê. Logo começa a trabalhar como piloto de aeronaves na companhia Arsata – Aerorancho Táxi-Aéreo S.A – de São José do Rio Preto.

Sua carreira como piloto rendeu bons frutos, alguns anos depois de iniciar a atividade, Amaro recebe um convite do Banco de Crédito Nacional para trabalhar em um projeto na Amazônia. Sem estradas que ligassem as capitais do Norte com o restante do país, Rolim transportava em seu avião todo o tipo de carga. De maquinário para a indústria até gado e outras cargas vivas para o desenvolvimento da pecuária na região.

Foi nessa época que Rolim Amaro montou sua primeira empresa: a ATA – Araguaia Transportes Aéreos. Em menos de dois anos a companhia aérea já possuía 15 aeronaves. Em 1968 foi convidado pelo Grupo Ometto a entrar na Táxi Aéreo Marília – TAM como sócio minoritário, com 33% das ações da empresa.

Mantenha-se motivado e conquiste resultados extraordinários!
Baixe meu ebook “O Colecionador de sucessos”,
é um presente!

Rolim Amaro atuava como piloto de cargas dentro da empresa e, aos poucos, foi adquirindo mais e mais ações da companhia aérea até que em 1972, apenas quatro anos após a sua entrada, consegue obter a maior parte das ações e assume a diretoria da TAM.

A transformação da TAM

PSC

Rolim Amaro comandou um processo de verdadeira transformação na TAM. Adquiriu novas aeronaves, 10 Cessnas 402, os primeiros aviões com radar do mercado brasileiro, e inaugurou linhas exclusivas para o transporte de passageiros. Em 1976 a Táxi Aéreo Marília passa a se chamar TAM Transportes Aéreos Regionais.

A vocação de Rolim Amaro para a inovação se demonstra com todas as mudanças que ele proporciona à companhia aérea. Nos anos em que esteve à frente da TAM, Rolim Amaro criou serviços para valorizar os passageiros, como o cartão fidelidade, o Autoatendimento e-Tam, sistema de check-in eletrônico e fez parcerias com inúmeras companhias aéreas estrangeiras para aumentar a malha de destinos oferecidos.

Em 1996, Rolim Amaro e seu irmão, João Francisco Amaro, compram e restauram algumas aeronaves clássicas e um aeroporto desativado em São Carlos para fundar o Museu Asas de um Sonho. Mantido pela TAM, o museu se tornou o maior museu dedicado à história da aviação do mundo mantido por uma companhia aérea privada. O museu foi fechado no início de 2016 para reforma.

Você é uma pessoa feliz? Quer uma ajuda pra descobrir?
Acesse nosso Termômetro e descubra como anda sua Felicidade!

Rolim Amaro: Empreendedor

A visão empreendedora de Rolim Amaro é uma das chaves do sucesso da TAM. Foi através da sua paixão pela aviação que o empresário conseguiu transformar uma pequena empresa de táxi aéreo do interior de São Paulo na maior companhia aérea brasileira. Rolim fez muito pela TAM e se tornou um verdadeiro Coach dentro desta grande organização.

Auxiliando e gerindo seus colaboradores, o empresário foi capaz de expandir a atuação da empresa, atingindo a marca de 1 milhão de passageiros apenas nove anos após a sua posse na diretoria da companhia aérea. Isso tudo em uma época em que imperava um caos econômico e viajar de avião era exclusividade de uma parcela privilegiada da população.

Rolim Amaro era conhecido pela sua determinação, motivação e tomada de decisões assertivas. Com essas três qualidades, o empresário comandou a TAM e transformou a empresa em uma das maiores do país.

A tomada de decisão diz respeito ao fazer “x” atividade da melhor forma e no momento adequado. A determinação e a motivação é o que faz a pessoa quererem alcançar seus objetivos e metas. E o Coaching é um grande aliado nesse sentido, pois é uma poderosa metodologia de desenvolvimento humano que visa o alcance de resultados e o aprimoramento de habilidades e competências como estas, essenciais para o sucesso de qualquer empresa ou corporação como a TAM.

Gostou de conhecer a história de Rolim Amaro? Compartilhe este artigo!