mindset-resetar

Resetar o Mindset – O que isso significa?

Por: José Roberto Marques | Blog | 22 de outubro de 2019

O mindset é o modus operandi de uma pessoa, ou seja, o modo com a qual ela enxerga o mundo ao seu redor e leva sua vida. Nesse sentido, um indivíduo que se sente incapaz de alcançar os seus objetivos, possivelmente passará anos estagnado, porque realmente acredita que não conseguirá ir além. A boa notícia é que é totalmente possível resetar esse mindset, quase como se fosse um aparelho eletrônico, a fim de substituir as crenças limitantes por ideias positivas, que agreguem e impulsionem o crescimento.

A diferença entre os processos para resetar o mindset e um smartphone, por exemplo, está no fato de que, no primeiro caso, não existe um botão que realize tudo automaticamente. É preciso que o próprio indivíduo reconheça as configurações mentais que deseja alterar e, então, trabalhe cada uma delas, com afinco e perseverança. Assim, ao final do processo, terá renovado suas crenças, conservando apenas aquelas que estejam em congruência com os seus valores e objetivos.

Quer desenvolver um novo e poderoso mindset?
Acesse meu desafio “Detox da Mente” para saber mais!

10 dicas para resetar o Mindset e se libertar de crenças limitantes

Todo ser humano já enfrentou, pelo menos uma vez na vida, algum tipo de obstáculo criado por sua própria mente. Pode ser a falta de confiança em si mesmo, a ausência de motivação, o medo de algo dar errado, enfim, são muitas as armadilhas que podem se instaurar nos pensamentos de uma pessoa e impedir que ela se desenvolva. Contudo, assim como ela teve o poder de criar essas ideias, poderá alterá-las e dar a elas um viés totalmente oposto, voltado para o crescimento, a evolução e o aprendizado.

A seguir, você verá dez dicas para resetar o seu mindset e colocar um fim em tudo aquilo que está te impedindo de ir além, substituindo esses pensamentos por crenças poderosas, autoconfiança e o desejo de se tornar cada vez mais uma melhor versão de si mesmo.

1 – Identifique as crenças limitantes

O primeiro passo para resetar o seu mindset envolve identificar todos os pontos que precisam dessa mudança. Para fazer isso, reflita sobre as ideias que parecem ter mais poder sobre suas decisões e ações. Você duvida da sua capacidade? Acha que desejar ganhar dinheiro é errado? Que toda a sua família está fadada ao fracasso? Registre todas essas informações, porque é a partir delas que sua transformação irá começar.

2 – Mantenha um diário de pensamentos

Assim como disse no início do artigo, resetar o mindset é um processo que envolve mais do que simplesmente apertar um botão. Desse modo, é natural que os pensamentos que deseja eliminar voltem a povoar a sua mente. Nesse caso, anote-os, para que se torne cada vez mais consciente sobre eles e, assim, possa controlá-los.

Você é feliz?

3 – Silencie o seu crítico interior

Sempre que ouvir uma voz interior lhe dizendo que não é capaz, que deveria desistir ou repetindo qualquer outra ideia limitante, pare, respire e substitua por um pensamento positivo. Se, por exemplo, essa voz disser que não dará conta de realizar determinado projeto, substitua por: será desafiador realizar esse objetivo e, por isso, darei o meu melhor para obter um excelente resultado.

4 – Registre os motivos pelos quais sente gratidão

Assim como é importante anotar as crenças limitantes para se tornar consciente em relação a elas, é interessante fazer o mesmo com tudo aquilo que lhe faz sentir gratidão. Registre tudo, desde a sua alegria por ver um belo dia lá fora e ter um lar seguro e amoroso, quanto a satisfação de ter conseguido realizar determinada tarefa. Reconhecer as coisas boas que fazem parte da sua vida também ajudará a renovar o seu mindset.

5 – Visualize situações positivas

A nossa imaginação é poderosa e também contribui para a construção do mindset. Visualizar imagens e situações positivas, de modo detalhado, te ajudará a acreditar mais em si mesmo e manter o foco nas coisas boas. Lembrando que a intenção não é ocultar problemas e sim evitar que se tornem o centro da sua vida.

6 – Identifique o lado positivo de cada desafio

Tudo na vida tem o seu lado positivo, mesmo as situações que parecem mais desafiadores têm algo de bom a oferecer. Se forçar a identificar isso fará com que aprenda a valorizar esse outro lado e adote uma nova visão em relação aos problemas, o que certamente te ajudará a encontrar soluções com muito mais eficácia, diferente do que aconteceria se permanecesse inerte se lamentando.

7 – Mude a forma com a qual reage às frustrações

No dia a dia, muitas vezes nos frustramos com pequenas coisas, como, por exemplo, ficar preso no trânsito, não conseguir uma vaga para uma consulta médica, perder um compromisso e assim por diante. Se você se permitir chatear com cada um desses eventos, correrá o risco de se afogar em um mar de frustração. Portanto, mude a forma como reage a tudo isso e veja como situações insignificantes deixarão de ter poder sobre você.

8 – Pratique o autocuidado e relaxe

Quando gostamos de uma pessoa, cuidamos dela com todo o carinho, certo? E você, como tem se cuidado? Procure lembrar de tratar a si mesmo com o mesmo amor com o qual se dedica aos seus entes queridos. Tire um tempo para relaxar e fazer coisas que gosta, afinal de contas, para se manter positivo é essencial que esteja se sentindo bem e feliz.

9 – Realize atividades nas quais você é bom

O sentimento de frustração ocorre quando você sente que os seus esforços não estão trazendo os resultados que esperava. E uma ótima maneira de colocar fim a esse ciclo é realizando atividades nas quais é bom. Quando você se sente bem com suas habilidades, seu mindset se volta para o positivo, gerando motivação e aumentando as chances de ser bem sucedido em outras tarefas.

10 – Evite consumir conteúdos que te desestimulem

Por último, preciso dizer sobre algo que tem feito parte da vida de uma parcela significativa da população: a internet e, mais precisamente, as mídias sociais. Todo o conteúdo que você consome tem uma grande influência sobre seus pensamentos e o seu modo de enxergar a vida. Nesse sentido, é preciso selecionar com mais consciência o que irá acompanhar nas redes. Evite perfis que te façam se sentir mal, por qualquer motivo que seja, mantenha apenas aqueles que te motivem e te estimulem a ser uma pessoa melhor.

Uma vez que o seu mindset muda, tudo ao seu redor muda também. Portanto, escolha bem as crenças que irá carregar ao longo da vida, porque elas irão determinar a história que irá escrever.

Copyright:1284004315 – https://www.shutterstock.com/pt/g/gguy

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: