Imagino que você tenha um smartphone e é bem provável que esteja utilizando-o para ler este artigo. Esse tipo de aparelho permite que o usuário o configure de acordo com suas necessidades. Você pode acessar um aplicativo de música e criar suas playlists com as canções que mais gosta, ativar o despertador para determinada hora, enfim, são inúmeras as possibilidades de programar o seu celular para que ele funcione da maneira que achar melhor. A reprogramação emocional segue basicamente a mesma ideia, com a diferença de que é realizada em uma pessoa e não em um aparelho eletrônico.

É claro que reprogramar a mente de um indivíduo é bem mais complexo do que fazer o mesmo com um smartphone. Entretanto, utilizei esse exemplo para mostrar que ninguém está fadado a carregar sentimentos ruins por toda a vida, pois é possível ressignificar as emoções que estão incomodando e dar a elas um viés positivo e que realmente agregue. Continue acompanhando e entenda como isso funciona.

Conheça a si mesmo e seja capaz de ressignificar suas emoções!
Quer saber como? Acesse meu livro “O Poder do Autoconhecimento”!

O que é reprogramação emocional?

Earl Nightingale afirmou que tudo o que plantamos em nossa mente subconsciente e nutrimos com repetição e emoção, um dia, se torna realidade. E ele tinha toda razão, porque a mente subconsciente realmente tem um imenso poder em relação ao controle das experiências de vida, de um modo geral, incluindo desde os tipos de alimentos que se come, até as ações que são realizadas todos os dias e como o se reage a situações estressantes.

Cada uma dessas ações é guiada por suas crenças e interpretações subconscientes. Isso acontece porque a mente subconsciente funciona como o recurso de piloto automático que os aviões têm. Ela foi pré-programada para seguir uma rota específica e não se pode desviar desse caminho, a menos que as instruções programadas sejam alteradas. É aí que entra a reprogramação emocional, que visa mudar o que se passa no subconsciente, especificamente em relação às emoções.

Entenda o que é a mente subconsciente

O subconsciente é a parte da mente que funciona abaixo do nível normal de consciência. Neste momento, você está usando principalmente a sua mente consciente para ler este artigo e absorver o significado de cada palavra. Já a sua mente subconsciente está trabalhando nos bastidores, absorvendo ou rejeitando informações, com base em uma percepção preexistente que você tem do mundo, que começou a se formar na sua infância.

PSC

A cada experiência vivida, o subconsciente absorve informações como uma esponja. Ele não rejeitou nada enquanto você era criança, porque ainda não tinha nenhuma crença preexistente para contradizer as informações que chegavam. Assim, simplesmente aceitou que todos os dados recebidos durante a primeira infância eram verdadeiros. É por isso que muitos dos traumas que as pessoas carregam têm sua raiz no início da vida.

Muitos adultos não sabem lidar com suas emoções porque passaram por situações traumáticas quando eram crianças. Quando um pequeno indivíduo é chamado de preguiçoso, relaxado e outros tipos de xingamentos, sua mente subconsciente armazena essas informações e passa a usá-las como referência. Assim, essa criança realmente acredita que é todas essas coisas, carregando esses rótulos ao longo da vida, até que sejam modificados.

A boa notícia é que, como disse no início, ninguém está fadado a viver para sempre carregando crenças limitantes e descontrole emocional. Existem maneiras de reprogramar essas informações dentro da mente, principalmente porque a programação é um processo constante. É claro que na infância ela acontece de modo mais intenso, contudo, continua a ser realizada por toda a vida. A diferença é que a informação chega e é aceita ou descartada, com base nos dados já armazenados.

Como a reprogramação emocional pode ser realizada?

Existem várias técnicas de reprogramação emocional e o Coaching se mostra como uma excelente ferramenta para isso. Dentro dessa metodologia fantástica o indivíduo consegue identificar as crenças limitantes que vem carregando ao longo da vida e que têm grande influência sobre como as suas emoções se manifestam. Essas informações são obtidas através de perguntas poderosas feitas pelo Coach, profissional de Coaching, e que levam a pessoa a buscar dentro de si as respostas.

Trata-se de um processo de reflexão e autoconhecimento, em que se reconhece o estado atual e se identifica qual é o estado desejado. Então, o próximo passo é ressignificar essas crenças, para sair do ponto A e chegar até o ponto B, que é o resultado da reprogramação. Vale lembrar que o Coaching também atua na identificação dos pontos fortes, porque eles também são importantes. Afinal, quando um indivíduo tem consciência das próprias qualidades, consegue fazer um uso muito mais inteligente delas.

Resumindo, para reprogramar a forma com a qual processa as emoções, é preciso que entenda o motivo pelo qual reage a cada tipo de acontecimento. Se uma crítica faz com que fique extremamente envergonhado, se fica totalmente descontrolado quando as coisas saem diferente do que tinha planejado ou sofre demais com situações pequenas, é preciso que entenda o que originou tudo isso, para que consiga ressignificar e receber essas circunstâncias de modo mais leve.

A sua mente determina a sua realidade

Tudo o que está vivendo hoje é responsabilidade da sua mente e do que ela permitiu que fizesse. Se você se formou, tem um trabalho, superou desafios, é porque acreditou que seria capaz e ousou tentar. Se não tivesse acreditado em si, certamente nem teria tentado, porque é na mente que tudo se inicia e, se a semente não é germinada, os frutos não têm como crescer.

Se você continuar repetindo que não sabe lidar com críticas, que chora por qualquer coisa, que se estressa com facilidade ou que tem qualquer outro tipo de descontrole emocional, passará a vida agindo dessa forma. Portanto, se deseja realmente mudar, é fundamental que, primeiramente, assuma que isso é possível e que tem capacidade para tal, e que busque se conhecer para ressignificar tudo o que estiver comprometendo seu equilíbrio e sua felicidade.

Saia desse ciclo de repetir crenças limitantes e se esconder por trás delas. Mostre a si e ao mundo que pode mudar, aprender e evoluir. A cada desafio vencido, você descobrirá que tem o poder de controlar suas emoções e que não precisa mais ser refém delas.

Você já tinha ouvido falar a respeito de reprogramação emocional? Deixe o seu comentário abaixo, contando a sua opinião sobre esse assunto!

Copyright:  751563748 – https://www.shutterstock.com/pt/g/marish