© Depositphotos.com / SergeyNivens A DISC é uma forma mundialmente conhecida que separa o comportamento humano em quatro tipos básicos.

Desenvolvida com base nos estudos do Dr. William Moulton Marston, a DISC é uma ferramenta mundialmente conhecida e divide o comportamento humano em quatro tipos básicos:

Dominância – são pessoas que possuem maior facilidade para lidar com problemas e desafios;

Influência – são pessoas que possuem habilidade de influenciar os outros e tendem a ser emocionais;

Estabilidade  – pessoas que apreciam um ritmo constante, segurança e não gostam de mudanças súbitas;

Conformidade  – pessoas que valorizam as regras e a estrutura. Trabalham dentro dos regulamentos e com qualidade.

Vale lembrar que não existe um padrão de comportamento que seja melhor que o outro. O que acontece é que alguns podem ser favoráveis ou desfavoráveis, dependendo das necessidades do ambiente.

A importância da avaliação do perfil comportamental

PSC

No ambiente corporativo, a avaliação comportamental é indispensável para um melhor aproveitamento dos talentos. Para potencializar resultados, é preciso potencializar as Pessoas!

Pesando nisso, o Instituto Brasileiro de Coaching – IBC foi ainda mais além e, observando as particularidades e diferenças com relação aos americanos, desenvolveu uma ferramenta direcionada e adequada para o perfil do povo brasileiro: o Coaching Assessment.

Esta é uma ferramenta destinada ao recrutamento e seleção de candidatos, à construção de equipes que possuem competências comportamentais complementares para melhor fluidez de um todo, realocação de colaboradores de acordo com as necessidades e as competências exigidas para determinados cargos, entre outras finalidades.

As maiores referências do mercado — como Google, Petrobrás, Unilever, Embrapa, Anglo American, Eternit, Internacional Paper e Banco do Brasil — utilizam esta poderosa ferramenta de Coaching Assessment como apoiadora no desenvolvimento de seus profissionais.

Benefícios do Coaching Assessment

  • Profissionais satisfeitos e motivados;
  • Redução do Turnover;
  • Aumento substancial de comprometimento e produtividade;
  • Maior eficácia na gestão;
  • Desenvolvimento de Líderes de alta performance;
  • Assertividade no Recrutamento e Seleção;
  • Treinamento e Desenvolvimento Direcional;
  • Gestão de conflitos;
  • Mapeamento de Competências Comportamentais;
  • Identificação clara dos talentos e oportunidades de melhoria;
  • Rapidez no levantamento de dados;
  • Potencialização e aceleração de resultados.

Para quem é indicado?

O Coaching Assessment é a ferramenta mais lembrada e valorizada pelos profissionais de Recursos Humanos, e está associada a importantes instituições, como: Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento – ABTD, Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH e diversas instituições Internacionais de Coaching, entre elas o Behavioral Coaching Institute – BCI.

Isso porque é o mais moderno Sistema de Identificação e Mapeamento Profissional/Comportamental, validado e certificado pela Universidade de Minas Gerais (UFMG) e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. É uma evolução do modelo DISC, que gera um alto índice de acerto (97,97%).

A ferramenta é indicada para todos aqueles que interagem com pessoas diariamente em sua carreira e todos os interessados em trabalhar desenvolvimento humano, tais como: Gestores, Profissionais de RH, Psicólogos, Terapeutas, Líderes, Coaches, Profissionais de Treinamento e Desenvolvimento.

Nesse sentido, o Coaching Assessment favorece uma Gestão de Pessoas completa e eficaz, bem como Práticas Clínicas e Processos de Coaching mais assertivos!

Esse artigo contribuiu com você? Comente e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.