Vivemos no Brasil hoje, uma realidade minimamente preocupante. Somos o País com maior número de diagnósticos de Transtornos de Ansiedade, e apesar de muitas pessoas acreditarem ser “frescura” ou um quadro “fácil de tratar”, distúrbios psicológicos como o Transtorno de Ansiedade e seus derivados podem e devem ser tratados com cuidado.

Quando vivemos em sintonia com o que pensamos e sentimos, agimos e lidamos com a Ansiedade de forma saudável, pois ela faz parte de nossa natureza humana e nos impulsiona a traçar planos e agir para alcançarmos objetivos.

Entretanto, quando essa sintonia não está tão ajustada, quando entramos em um estado de desarmonia e ansiedade, deixamos de viver os acontecimentos diários no tempo presente e passamos a nos preocupar com o futuro.

Isso é a Ansiedade: uma preocupação exagerada sobre aquilo que está por vir. Quando passamos a viver ansiosos pelo futuro, entramos em Estado de Sofrimento e todas as áreas de nossa vida parecem estar em desequilíbrio e caos. Diante dessa situação, o que podemos fazer para retomar o controle de nossas vidas?

Aí é que está. Nós nunca perdemos o controle de nossas vidas, nós apenas acreditamos ter perdido e essa crença nos torna volúveis diante de situações estressantes. É como se deixássemos de acreditar no tal “Poder Interior”, e nos rendêssemos a sentimentos derrotistas e pensamentos acelerados. Dessa forma, adoecemos.

Um dos melhores caminhos para trilharmos o caminho de volta à nossa autoconfiança, é dia a dia praticar o autoconhecimento. O primeiro passo para a recuperação de qualquer distúrbio psicológico é reconhecê-lo. O segundo passo é honrá-lo.

Quando honramos e respeitamos o que sentimos, fica mais fácil nos livrarmos daquilo que não nos faz bem. Viver com Ansiedade é como ter o hábito de pensar de forma acelerada e o vício de viver no futuro.

PSC

Fazendo uma comparação grosseira, mas que talvez exemplifique bem o que quero dizer aqui é o cigarro. Todos sabemos que fumar prejudica nossa saúde, mas há pessoas que fumam. E o que essas pessoas precisam fazer para parar de fumar, se esse for seu desejo? Honrar e respeitar cada cigarro que fuma, e dar a ele um significado.

Muitas pessoas fumam inconscientemente, por hábito, acendem o cigarro e alimentam seu vício. Mas será que fumam tanto se antes de acender, pensassem sobre os motivos pelos quais precisam daquela droga? Será que fumariam tanto se não se deixassem levar pela emoção? Honre e respeite cada cigarro que você acende, antes de levá-lo à boca. Aos poucos você perceberá que é você quem o controla, e não mais o contrário.

Honrar e respeitar cada emoção e casa sentimento, por pior ou mais doloroso que ele seja, te possibilitará ter maior domínio sobre ele. Quando sentir angustia, honre e respeite esse sentimento e busque compreender o porquê de ele ter surgido. O mesmo vale para a Ansiedade, trate-a com amor. Honre-a e respeite-a e busque compreender os motivos pelo qual ela se manifestou.

Busque dentro de você respostas que justifiquem seus sentimentos quando sentir que está perdendo o controle sobre eles. Lembre-se que você é quem comanda seus pensamentos e a sua vida. Não se deixe dominar pelo que sente, seja qual for o sentimento, porque até mesmo um sentimento bom se torna prejudicial quando vivenciado de forma excessiva.

Uma das técnicas mais simples, porém, mais efetivas que podemos utilizar para organizar nossos pensamentos e sentimentos e ter um feedback sobre eles é escrever. Por isso, convido você a escrever uma carta, uma carta para a sua Querida Ansiedade. Imagine que ela tem a forma de uma pessoa, e você tem coisas a dizer.

Convido você a pegar papel e caneta e, honrando e respeitando sua Ansiedade, escrever uma carta para ela. Escreva e diga a ela o quanto você reconhece a sua importância, mas também descreva a forma como você se sente quando ela se faz exageradamente presente, conte a ela o que você pensa e que tipo de relação pretende estabelecer com ela de agora em diante.

Permita-se realizar esse exercício com a mente focada no aqui e agora, e caso algum pensamento acelerado passe pela sua cabeça, não se distraia com ele. Deixe apenas que passe como uma nuvem no céu em dia de fortes ventos.

Você tem o controle da sua vida, você tem o Poder de determinar o que fará com os sentimentos e os pensamentos que vierem à sua mente. Você é incrível e mesmo que ainda não acredite, há uma Luz dentro de você esperando para ser acesa, há um Universo de paz e tranquilidade pronto para te receber.

O mundo externo apenas reflete nosso mundo interno. Se tudo o que você percebe é caos e sofrimento, busque olhar para dentro de si e aprender um pouco mais sobre o que sente. E se tiver dificuldade em compreender algum sentimento, tudo bem, existem profissionais aptos a te ajudar. O primeiro passo é admitir que precisa de ajuda e querer ser ajudado.

Grandes conquistas são alcançadas por nós, quando verdadeiramente sabemos quais são nossos limites e nossas potencialidades. Quanto mais eu me conheço, mais eu me curo e me empodero. Honre e respeite a sua querida Ansiedade.

 

Copyright: 1069801916 – https://www.shutterstock.com/pt/g/noipornpan