A Índia é um país conhecido pela espiritualidade de seu povo e por seus gurus. Atualmente, um dos mais conhecidos é Sri Prem Baba, mas o que nem todos sabem é que ele é brasileiro e hoje se divide entre os dois países, além de viajar por todo o mundo. Nascido em São Paulo e tendo sido registrado com o nome Janderson Fernandes, é psicólogo de formação e encontrou no yoga uma forma de adquirir maior elasticidade nas pernas. Contudo, a prática despertou nele uma consciência diferente, o que o levou a se interessar pelas chamadas terapias alternativas.

A Trajetória de Sri Prem Baba

O interesse pelas práticas espirituais fez com que desejasse conhecer a Índia, a fim de vivenciar tudo aquilo de forma ainda mais intensa. Então, escolheu o país como destino de sua lua de mel, em 1999. Durante a viagem, conheceu aquele que iria transformar a sua vida completamente, Sri Hans Raj Maharaj ji, o guru que concedeu a ele o título de Sri Prem Baba, que significa, respectivamente, auspicioso, amor divino e homem santo.

Em 2013, Prem Baba criou o movimento Awaken Love, que, em português, significa despertar do amor, e tem como objetivo levar as pessoas a enxergarem esse sentimento poderoso e transformador ao seu redor e dentro de si. Através dessa consciência, ele deseja difundir a importância de valores como a honestidade, a gentileza, a gratidão, a compaixão e a consciência social e ambiental.

Um ano depois, em 2014, ele publicou seu primeiro livro, “Transformando o Sofrimento em Alegria”. Nos anos seguintes vieram as obras “Amar e Ser Livre”, “Flor do Dia” e “Propósito – A Coragem de Ser Quem Somos”, que se tornou best-seller no Brasil e inspira milhares de pessoas a descobrirem a razão pela qual vieram ao mundo.

7 Ensinamentos Poderosos de Sri Prem Baba Para uma Vida Mais Feliz

Depois de saber um pouco mais a respeito da trajetória desse grande homem, aproveite para conferir 7 ensinamentos compartilhados por ele e que irão te ajudar a ter uma vida mais feliz.

1 – A Espiritualidade Deve Se Manifestar na Prática

Buscar desenvolver o seu lado espiritual é algo fantástico e que certamente irá contribuir com a sua felicidade. Contudo, é importante que o que carrega dentro de si seja como uma semente para que vivencie os seus valores na prática. Para ser uma pessoa boa, é fundamental que conserve o bem em seu interior, mas é necessário considerar que isso apenas terá valor quando realmente você agir e fizer com que esse amor chegue até outras pessoas e toque suas vidas.

2 – É Importante Se Autoavaliar

PSC

Grande parte das pessoas vive uma rotina agitada e, com isso, deixam de se atentar a si mesmas e ao que sentem. Para Sri Prem Baba, é essencial que todos busquem se observar, a fim de fazerem uma avaliação de si mesmos. Perceba que se trata de uma análise e não de julgamentos, porque, enquanto a primeira traz evolução e autoconhecimento, o segundo apenas gera frustração e desânimo. Dessa forma, busque sempre se dedicar um tempo a si, a olhar para dentro a fim de encontrar as respostas que procura.

3 – É Necessário Equilibrar Intuição e Razão

Para Prem Baba, o segredo para que as pessoas vençam as suas limitações é combinar a intuição e a razão. Para fazer boas escolhas, é preciso ouvir o que a sua mente intuitiva diz e, ao mesmo tempo, pensar racionalmente a respeito do tema em questão. Assim, através desse equilíbrio, é possível encontrar os melhores e mais sábios caminhos a seguir. Ele acredita que o ocidente precisa de um pouco mais de intuição, enquanto o oriente, em especial a Índia, de razão.

4 – Saiba Por Qual Motivo Acorda Todas as Manhãs

Muitos ainda acreditam que a felicidade está ligada a fatores externos e a melhor maneira de mostrar que, na realidade, se trata de algo interno é incentivando todos a buscarem o seu propósito. Descobrir a razão pela qual você levanta todas as manhãs dará à sua vida um novo significado, que virá acompanhado de motivação, ânimo e gratidão por ter essa oportunidade de deixar a sua marca no mundo. O propósito transforma as suas ações, por mais simples que pareçam, em algo poderoso e sagrado.

5 – Medite Todos os Dias

O líder espiritual é, como se deve imaginar, um grande entusiasta da meditação. Ele sugere às pessoas uma forma bastante simples de encaixar essa prática em suas rotinas, que é de meditar durante um minuto, cinco vezes ao dia. A única exigência é de que sejam sempre os mesmos períodos, como, por exemplo, ao acordar, após o almoço, antes de jantar e daí por diante. Ao vivenciar essa experiência, além de tirar alguns minutos para relaxar e limpar a mente, estará se lembrando de si e do seu bem-estar.

6 – Valorize as Relações Pessoais

O que você acha que seja necessário para cultivar a espiritualidade? Se acha que se trata de um processo em que é preciso se isolar, saiba que os relacionamentos são fundamentais para que siga essa jornada. Através deles é possível se conhecer melhor, purificar o ego, aprender a respeitar os seus próprios limites e os do outro, enfim, evoluir. Portanto, valorize as relações que tem com os seus familiares, amigos, colegas de trabalho, pois cada uma delas tem algo poderoso a lhe ensinar.

7 – Purifique o Seu Coração Através da Gratidão

Sri Prem Baba afirma que a melhor maneira de purificar o coração das pessoas é a gratidão. Valorizar e agradecer tudo de positivo que lhe cerca, incluindo desde o aroma de uma flor, até o sorriso de uma criança, é capaz de fazer um bem enorme para a sua alma e transformar a dor em felicidade. Concordo plenamente com ele e acredito que, quando somos gratos, deixamos de pensar no que nos falta para dar o devido valor ao que já possuímos.

Espero que tanto a trajetória quanto os ensinamentos de Sri Prem Baba te inspirem a ir em busca do autoconhecimento e do seu propósito de vida. Aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais e, assim, inspirar mais pessoas a se tornarem a melhor versão de si mesmas.

 

Copyright: 665429929 – https://www.shutterstock.com/pt/g/romrf