pensar-diferente

Quebre a rotina, faça diferente!

Por: José Roberto Marques | Blog | 28 de junho de 2020

Ter uma certa rotina é importante para manter a disciplina e alcançar os objetivos que deseja. Entretanto, é preciso tomar cuidado para que o excesso dela não transforme a sua vida em uma sucessão de ações realizadas de modo automático, sem qualquer entusiasmo. Se os seus dias estão assim, sem significado, experimente quebrar a rotina, ouse fazer diferente! Continue a leitura e saiba como conseguir isso.

Entenda a importância de quebrar a rotina e fazer diferente

Um dos maiores gênios que a humanidade já viu, Albert Einstein disse que loucura é fazer sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes. Através de um pensamento simples ele conseguiu expressar uma grande verdade e que muitos não conseguem enxergar. Pense bem, se você continuar realizando o seu trabalho como está, dando pouca atenção aos seus relacionamentos e se esquecendo de cuidar de si, não faz sentido esperar que algo surpreendente aconteça e mude sua vida.

É por essa razão que quebrar a rotina e buscar fazer coisas diferentes é importante, para se conhecer melhor e, quem sabe, encontrar novas versões de si mesmo que talvez não conhecesse. Quando você se permite sair de um ciclo de repetições para realizar novas atividades, sejam elas profissionais, educativas, de lazer, autocuidado ou qualquer outro tipo, está se dando uma oportunidade de aprender algo, descobrir como se sente ao fazer aquilo ou, até mesmo, descobrir uma paixão.

A ideia não é que tenha uma vida desregrada, sem horários e planejamento, e sim que se permita ousar, experimentar coisas novas e trazer o que fizer sentido para o seu dia a dia. Essa ruptura de um padrão de repetição de ações é uma forma, também, de desligar o piloto automático para viver de modo consciente, refletindo sobre as decisões que toma em vez de simplesmente se deixar levar pelas circunstâncias.

Quebrar a rotina é estar disposto a tomar novas atitudes e viver coisas novas e surpreendentes em sua vida.

10 Dicas para quebrar a rotina e fazer diferente

Se você se convenceu de que realmente precisa quebrar a rotina, ousar e tentar algo novo, mas não sabe por onde iniciar essa transformação, comece colocando as dicas a seguir em prática. Cada uma delas te ajudará a obter uma perspectiva diferente em relação a si mesmo a sua vida, acompanhe.

1 – Liberte-se de toda a negatividade

Em primeiro lugar, procure se libertar de toda a negatividade, das suas crenças limitantes, dos comentários ruins feitos por terceiros. Esse é um passo essencial para que se permita ousar e experimentar fazer algo novo, aprender, explorar, arriscar. Se você se deixar levar por essas amarras internas e externas, irá perder grandes oportunidades de crescimento e evolução.

2 – Tire um dia para fazer um detox das redes sociais

As redes sociais nos conectam com pessoas de todo o mundo, conhecidos, familiares, amigos, celebridades. Se usadas com sabedoria, podem, sim, trazer muita coisa boa, entretanto, é preciso evitar os excessos. Experimente tirar um dia ou um fim de semana para fazer um detox virtual e se dedicar a outros tipos de atividades, isso pode te fazer muito bem.

Você é feliz?

3 – Se permita aprender algo que sempre quis

Se você sempre sonhou em pintar quadros, aprender um novo idioma, dançar ou realizar qualquer outra atividade, permita-se tentar. Evite se deixar levar por pensamentos limitantes de que aquilo não é para você, simplesmente porque ninguém nasce sabendo, é possível se dedicar e aprender. Não deixe que ideias pré-concebidas te tirem a vontade de aprender e se desenvolver.

4 – Experimente sabores diferentes

Geralmente, pessoas que estão presas às suas rotinas demonstram isso em todos os detalhes, incluindo suas escolhas alimentares. Mesmo que esteja satisfeito com sua alimentação atual, permita-se experimentar novos sabores, testar novas receitas. Deixe para dizer que não gosta de determinado sabor apenas depois de ter se certificado disso, realmente provando-o.

5 – Explore cada canto da sua casa

Por mais que a sua casa seja um ambiente que conhece bem, saiba que sempre existe um canto novo a ser explorado. Se está fazendo home office, experimente trabalhar um dia em outro espaço, talvez na varanda. Leia, faça suas refeições, relaxe e realize outras atividades em espaços diferentes do que tem costume. Essa simples mudança permitirá que veja o seu lar de novas maneiras.

6 – Faça uma surpresa para as pessoas que ama

Quebrar a rotina também é muito importante para os relacionamentos, porque, no dia a dia, é fácil deixar as tarefas tomarem conta e se esquecer de demonstrar o que sente por seus entes mais queridos. Sendo assim, vez ou outra, faça uma surpresa para as pessoas que ama, talvez um café da manhã especial, enviar uma lembrança, uma ligação inesperada, coisas simples, mas capazes de gerar muita satisfação.

7 – Busque novas formas de realizar tarefas que fazem parte da sua rotina

Sair da rotina não envolve apenas fazer coisas novas e sim buscar novas maneiras de fazer as mesmas coisas. Ao fazer isso, poderá descobrir formas mais eficazes e práticas de chegar ao mesmo resultado ou chegar a resultados ainda melhores. Experimente, ouse, adapte, falhe, tente novamente, é assim que se evolui.

8 – Permita-se ousar e arriscar

Correr riscos é essencial para se desenvolver, algo que começa a fazer parte das nossas vidas desde a infância. Uma criança quando vai aprender a andar, por exemplo, se arrisca ficar em pé e leva vários tombos, até que consiga manter seu corpo firme. Sem tentativas não há acertos e sem erros não há aprendizado. Permita-se arriscar, claro, sempre considerando a sua segurança, mas sem deixar de tentar.

9 – Explore as inúmeras possibilidades que a internet oferece

A internet é muito mais do que as redes sociais, através dela é possível ter acesso aos mais diferentes tipos de conhecimento. Comece a explorar isso, fazendo pesquisas por temas que julgar interessante, buscando assuntos que tenha curiosidade antes de perguntar a alguém. Ter a iniciativa de ir até a informação em vez de esperar que ela chegue pronta é uma atitude muito positiva.

10 – Realize um gesto de bondade

Entrar em uma rotina de repetição de atividades faz com que nos acostumemos com o cenário, o que pode nos levar até mesmo a deixar de se sensibilizar com pessoas em situações delicadas. Uma ótima forma de quebrar esse ciclo é enxergar a necessidade do outro e fazer o que estiver ao seu alcance para ajudar, seja participando de uma ação social ou fazendo uma doação, por exemplo.

Quebrar a rotina e fazer diferente permite que se conheça melhor, teste seus limites, descubra novas paixões. Experimente, ouse, vá além! Está em suas mãos dar à sua vida um propósito ou deixar que os dias simplesmente passem sem qualquer significado.

Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar o artigo em suas redes sociais!

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: