Passar por uma separação é algo bastante delicado, que envolve uma série de questões. Em boa parte dos casos, a decisão vem de apenas um dos lados, e cabe à outra parte lidar com essa perda e seguir adiante. Se está passando por isso e deseja saber quanto tempo demora para esquecer um amor, continue acompanhando e saiba que é possível dar a volta por cima e superar toda a dor, transformando-a em aprendizado e evolução.

Quer ajuda para se livrar dos pensamentos tóxicos?
Clique aqui e acesse meu desafio “Detox da Mente”!

Quanto Tempo Demora Para Esquecer um Amor e Recomeçar?

Embora o ser humano, de uma maneira geral, tenha o desejo de encontrar respostas prontas para inúmeras situações da vida, devemos nos lembrar que elas nem sempre existem. Afinal, cada indivíduo é único, com sua essência e contexto no qual está inserido, desse modo, enquanto alguns podem superar um rompimento amoroso em alguns meses, outros podem levar anos.
Por outro lado, existem pesquisas que tentam responder essa pergunta. Uma delas, realizada na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, constatou que o tempo médio que as pessoas levam para superar o fim de um relacionamento seja de 11 semanas, o que é equivalente a quase três meses. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores entrevistaram 1.400 pessoas, em diversas fases após o rompimento.
Contudo, ressalto, não há como garantir que o mesmo irá acontecer com todas as outras pessoas ao redor do mundo, pois são muitas questões envolvidas para se chegar a uma resposta direta. É preciso considerar o tipo de relacionamento, se era um namoro ou casamento, o tempo que durou, o nível de envolvimento, entre outros fatores. Por esse motivo, evite se prender a isso, concentre-se em cuidar de si e o esquecimento acontecerá naturalmente.

7 Dicas Para Esquecer um Amor em Menos Tempo e Recomeçar

Tudo na vida tem um lado positivo, mas, para enxergá-lo, é preciso olhar além das aparências. Em se tratando do fim de um relacionamento, ele não precisa ser visto como o fim da sua felicidade, pelo contrário. Lembre-se que quando um ciclo se encerra outro começa. Então, coloque as dicas a seguir em prática e desfrute da melhor maneira possível desse recomeço.

1 – Permita-se Digerir o Que Aconteceu

Fingir que nada do que aconteceu te abalou e que tudo está ótimo não é uma boa ideia. Se eu te disser, por exemplo, para que não pense em uma bola azul, o que irá acontecer? A bola azul não sairá da sua mente. Por esse motivo, se dê um tempo para digerir o rompimento, chorar, desabafar, apenas tome cuidado para não se entregar à tristeza por muito tempo.

2 – Tenha a Certeza de Que Realmente Acabou

Quando ainda existe amor, é natural alimentar esperanças de que o outro poderá voltar atrás. Caso as coisas tenham terminado de maneira nebulosa, pode ser interessante ter uma conversa definitiva com o seu ex-par. Assim, poderão colocar as cartas na mesa e ter a certeza de que realmente acabou. Porém, é essencial que as duas partes mantenham a compostura, para que não acabem fazendo acusações e se magoem ainda mais.

3 – Remova as Lembranças do Seu Campo de Visão

PSC

Deixar fotos de vocês dois em porta-retratos na sua sala de estar não irá te ajudar a superar o rompimento. Por mais que as lembranças já estejam em seu coração, deixá-las expostas irá fazer com que pense nelas constantemente. Dessa maneira, faça uma verdadeira faxina em sua casa, eliminando tudo o que faça você se lembrar do ex.

4 – Evite Acessar as Redes Sociais do Outro

Além das lembranças físicas, é necessário, também, eliminar as virtuais. Evite acessar as redes sociais do outro para saber o que ele está fazendo e se já encontrou um novo amor. Pode acontecer de ver fotos e julgar que ele está ótimo e muito melhor do que você, o que nem sempre é verdade, já que fotografias não mostram o que se passa na alma de cada um.

5 – Saia de Casa e Explore o Universo ao Seu Redor

No início, é natural não sentir vontade de sair de casa, porém, é importante que, aos poucos, comece a se forçar a isso, para que possa respirar novos ares e ver novas pessoas. Se possível, faça uma viagem para um destino novo, assim, irá criar novas lembranças e se dar conta de que sua nova vida pode ser tão fantástica quanto era antes.

6 – Cuide dos Outros Relacionamentos Que Possui

Quando se está em um relacionamento amoroso, geralmente as pessoas o colocam como prioridade, deixando os outros para segundo plano. Agora que está livre, que tal dar mais atenção para seus amigos e familiares? Vá visitá-los, convide-os para irem em sua casa, prepare um jantar especial, assim verá que outras formas de amor também valem a pena.

7 – Evite fazer Suposições Sobre o Passado

O famoso “e se” é uma grande tortura e não irá te ajudar nem um pouco a superar o rompimento. Pense bem, o passado já foi, não pode mais ser alterado e se martirizar não irá te acrescentar em absolutamente nada. O melhor que pode fazer é pensar no momento presente para que possa desfrutar dele ao máximo. E as memórias das experiências vividas irão naturalmente se transformar em aprendizado.

Descubra como anda o grau de felicidade em seus relacionamentos!

Acesse gratuitamente nosso Teste ” O Termômetro da Felicidade”!

Aproveite Para Cuidar de Si

Quando está apaixonada, uma pessoa costuma focar suas escolhas em fazer o outro feliz e, assim, acaba se deixando para segundo plano. Então, a solteirice pode ser uma ótima oportunidade para resgatar essa priorização e trazê-la de volta para si. Aproveite para fazer tudo o que sempre quis mas que o relacionamento de alguma forma te impedia, o que pode incluir coisas mais grandiosas, como uma viagem, e outras mais simples, como escolher o que irá comer no jantar ou a hora que irá se levantar no domingo.
A palavra para focar neste momento é: liberdade. Desfrute dela da melhor maneira possível, se colocando em primeiro lugar, se conhecendo melhor, indo em busca dos seus sonhos. Tenho a certeza de que essa fase irá transformar você em uma nova pessoa, muito mais segura e pronta para o que a vida lhe oferecer.
Espero que tenha gostado do artigo e que as informações que compartilhei te ajudem a superar essa fase que é tão delicada quanto transformadora e pode te revelar uma série de novas possibilidades para recomeçar a ser feliz.
 
Copyright: 251415256 – https://www.shutterstock.com/pt/g/alexionas