O sarcasmo quase sempre é interpretado como um sinal de inteligência e sagacidade. Nas novelas e filmes, os personagens mais admirados quase sempre se utilizam dessa figura de linguagem para dizer o que realmente pensam, embora não o façam de forma literal.

Na vida real, também é grande a quantidade de pessoas que lançam mão deste recurso linguístico. No entanto, o seu uso indiscriminado e excessivo tem um pé na arrogância. Por este motivo, o sarcasmo pode provocar diversos conflitos, especialmente quando empregado num contexto já delicado. Para entender melhor como isso ocorre, continue a leitura.

O que é o sarcasmo?

O sarcasmo é uma figura de linguagem que consiste na utilização de um comentário irônico, ou seja, naquilo que é dito quando o que se pensa é, na verdade, o oposto. É o que acontece quando alguém diz: “Ah, ele é muuuuito simpático”, quando, na verdade, a opinião que se tem sobre aquele indivíduo é de que ele é extremamente grosseiro e arrogante.

O sarcasmo é a utilização da ironia para fazer um comentário ácido, quase cruel, para ofender ou ridicularizar alguém. É uma zombaria que quase sempre revela um traço de amargura. A pessoa sarcástica faz questão de que os outros percebam suas intenções nada amigáveis e faz isso por meio do tom de voz que emprega na frase.

Esse tipo de comunicação torna-se agressivo, embora não se utilize de palavras agressivas. Apenas a entonação já demonstra uma intenção carregada de veneno e desprezo, que destrói a autoestima do ouvinte. Esse uso da zombaria é, muitas vezes, um mecanismo de defesa de pessoas que precisam humilhar as outras para que se sintam um pouco melhores consigo mesmas.

Geralmente, esse estilo de comunicação é empregado com as pessoas mais próximas, como amigos, familiares, namorados e colegas de trabalho. Entretanto, o sarcasmo promove uma comunicação que fere e magoa. Pessoas que o empregam com frequência têm dificuldade em conduzir uma conversa amena e harmônica e acabam caindo numa zombaria desgastante.

O sarcasmo como comunicação violenta

PSC

Algumas pessoas consideram o sarcasmo como um tipo de bullying, já que ele é uma espécie de comunicação passivo-agressiva, empregada com o objetivo de ofender ou ridicularizar alguém. Isso pode acontecer nas rodas de amigos, nos locais de trabalho e até mesmo nas reuniões familiares.

A internet também é um ambiente onde o sarcasmo se faz presente. Pessoas criticam umas às outras lançando mão deste recurso, o que se vê especialmente nos blogs, fóruns e redes sociais. São os chamados “valentões intelectuais”, ou seja, pessoas que fazem jogos de palavras para inferiorizar os outros com total arrogância — no fundo, para disfarçar suas próprias inseguranças.

Muitas pessoas, ao menos no início, acabam interpretando o sarcasmo como uma brincadeira inofensiva, desprovida de intenções maliciosas de intimidação. Há até mesmo quem sorria, ache graça e admire a sagacidade e a inteligência de quem cria esses comentários ácidos. Pode ser que todos à mesa deem risadas, mas, certamente, a vítima percebe, cedo ou tarde, que está sendo ofendida. Quando esse tipo de comportamento se repete, traz consequências mais sérias.

Em primeiro lugar, a autoestima de quem sofre com a linguagem sarcástica fica em baixa, tornando vulnerável o seu relacionamento com o agressor. Isso torna as relações mais frágeis, especialmente porque o indivíduo sarcástico pode empregar uma comunicação agressiva de forma tão natural que nem mais percebe a sua total falta de sensibilidade.

Não raro, a pessoa que usa o sarcasmo a todo instante é alguém que tem grandes dificuldades de lidar com suas emoções e de dizer claramente o que pensa, recorrendo ao recurso como muleta para defender-se. O problema é que essa “defesa” é, na verdade, um ataque insensível e agressivo. Essa pessoa se utiliza de toda a sua sagacidade intelectual para encobrir suas dificuldades emocionais.

Como defender-se de comentários sarcásticos?

Todo mundo é sarcástico uma vez ou outra. No entanto, há pessoas que fazem dessa figura de linguagem um verdadeiro estilo de vida, não se importando nem um pouco se estão ferindo as pessoas ao redor.

Por este motivo, é importante que saibamos impor limites e nos defender desses ataques verbais. Quando permitimos que as pessoas falem e ajam da maneira que bem entendem, estamos incentivando-as a perpetuarem esse comportamento nocivo para conosco.

Toda comunicação deve ser empática e respeitosa. O sarcasmo camufla uma agressividade, de modo que é preciso impor limites. Isso deve ser feito de três maneiras:

1. Diga que o sarcasmo lhe incomoda

Por todas as razões já citadas ao longo deste artigo, é natural que você se sinta ofendido diante de um comentário sarcástico. Você não deve dar o troco na mesma moeda, nem se alterar. Contudo, também não deve se manter passivo, fingindo que está tudo bem. Isso só permitirá que a pessoa continue com esse comportamento.

Portanto, deixe claro que a linguagem sarcástica lhe incomoda. Com tranquilidade, explique que esse comportamento é agressivo, que a entonação é irritante e que, em longo prazo, esse tipo de comunicação pode destruir relacionamentos.

2. Exija que a pessoa comunique-se de forma literal

Se você perceber que a pessoa tem algo contra você, peça-a que tenha a dignidade de dizer isso de forma clara e com todas as letras. Isso exigirá dela uma certa dose de coragem, que os sarcásticos não costumam possuir.

O sarcasmo é a defesa de quem não se garante na comunicação direta e objetiva. Exija que a pessoa se manifeste sem rodeios, floreios, metáforas e ironias. Adultos maduros vão direto ao ponto, enquanto pessoas infantis e imaturas se camuflam nas figuras de linguagem.

3. Mostre as consequências negativas deste hábito

Explique ao indivíduo que o sarcasmo, especialmente quando utilizado de forma excessiva, compromete e fragiliza a comunicação. Com isso, as relações ficam balançadas, e as pessoas nem sequer entendem com clareza as críticas que estão sendo feitas. Ressalte também que a objetividade deve nortear as conversas entre casais, pais e filhos, irmãos, colegas de trabalho, amigos, enfim, todas as pessoas.

Mostre que os problemas de comunicação estão entre as principais causas de conflitos e até mesmo de términos de namoros e amizades. Demonstre a sua insatisfação com o sarcasmo da outra pessoa e deixe claro que, caso isso não mude, você vai se afastar dela.

Uma comunicação saudável deve ser pautada em honestidade, clareza e sinceridade. O sarcasmo pode até ser um recurso estilístico inteligente, mas a verdade é que ele foge de todos esses princípios. Muitas vezes, ele também é empregado por pessoas que têm dificuldade de expor com clareza aquilo que pensam, mas, mesmo assim, acabam por magoar os demais.

Dessa forma, evite comunicar-se desta maneira e manifeste seu descontentamento se alguém agir dessa forma com você.

Se você gostou desta reflexão, deixe seu comentário no espaço abaixo e não se esqueça de compartilhar este artigo com todos aqueles que também possam se beneficiar deste conteúdo.